Saiba como combater os vilões da sua leitura

(2.2 Estrelas - 5 Votos)

O que atrapalha suas metas literárias? Aprenda a administrar (e turbinar) seu tempo precioso de leitura!

A leitura é uma viagem que exige concentração, imaginação e reflexão. Três elementos indispensáveis. A absorção do sentido de um texto ou de uma história requer foco e disposição para decodificarmos as palavras que estão diante de nós. Vivemos, porém, em uma era de múltiplas conectividades, onde somos tentados facilmente por inúmeras distrações – sejam fúteis ou urgentes. Há uma tirania de demandas nos esperando e, muitas vezes, ler ininterruptamente é quase uma missão impossível.

Embora cada um tenha sua personalidade única, algumas dificuldades são coletivas. Ler e ouvir música ao mesmo tempo pode ser terapia para alguns e uma frustração para outros. Nem todo mundo precisa de silêncio absoluto para interpretar uma história, nem todo mundo acha ruim ler dentro de um trem lotado no horário do rush. O segredo, talvez, esteja na descoberta de quais são nossas principais distrações durante a leitura e, assim, fazer um mapeamento estratégico contra os “vilões” que interferem negativamente na fluidez dos nossos momentos literários.

Saiba como combater os vilões da sua leitura

Retratos da leitura

Entre os dados da última edição da pesquisa Retratos da Leitura, realizada pelo Ibope, o estudo revelou que 56% da população brasileira lê, mas que 30% nunca comprou um livro. Ao serem questionados sobre quais seriam as dificuldades específicas de leitura, as respostas foram as seguintes:

Saiba como combater os vilões da sua leitura

Não importa se  você é uma leitora ou um leitor voraz ou menos assíduo. Reconhece que a distração é um fator contrário ao seu ritmo de leitura? Então, essa matéria é para você. Vale a pena redirecionar o foco e a concentração para desfrutar – mais e melhor! – de cada página dos livros que estão na sua lista de 2018.

IDENTIFIQUE SEUS VILÕES

Celular, redes sociais e outras tecnologias?

A chegada dos aplicativos que monitoram o “consumo” de tempo e acesso às redes sociais foi um choque para usuários de smartphones. As tecnologias que se propõem a denunciar quanto tempo gastamos interagindo com o mundo virtual conscientizaram muitas pessoas sobre seus excessos, mas problemas graves ainda permanecem. A leitura é um dos principais prejuízos do estilo de vida online que levamos. Virar uma página, olhar o Whatsapp, ler um parágrafo e postar uma foto no Instagram, por exemplo, são hábitos que só atrapalham a concentração do que estamos lendo. Se a cada notificação recebida, você interrompe um conteúdo, certamente não será uma absorção de qualidade, certo?

Obrigatoriedade?

“Tenho que ler”. Há um conflito entre obrigação e prazer em inúmeras responsabilidades da nossa vida. No caso, porém, da leitura pode ser desmotivante ler uma obra por algum tipo de imposição, pré-requisito ou urgência para algo.

Barulho?

Ruídos urbanos, conversas alheias ou barulhos de obra podem irritar qualquer um que preza pelo silêncio para refletir. Além de ser distrativo, nossa mente divaga e se perde em meio à leitura.

TV, filmes e séries?

Esses são só alguns exemplos de outros vícios que, assim como a tecnologia, roubam nosso tempo precioso de leitura. Mas, neste caso – TV, filmes e séries -, estamos falando dos “heróis” que tentam fazer as duas coisas ao mesmo tempo. Será que não é uma furada? O mito de se tornar multitarefa é um outro prejuízo da nossa geração.

Preocupações e ansiedades?

Quando nossa saúde emocional passa por períodos de instabilidades, é bem provável que a nossa concentração e produtividade declinem gradativamente. Por outro lado, há pessoas que sofrem de forma reversa: mergulham intensamente na leitura e não há vilão ou distração que a interrompa. Como o seu psicológico reage?

Saiba como combater os vilões da sua leitura

POSSÍVEIS ALTERNATIVAS

Reinvente sua leitura!

Não existe um jeito certo de ler. Esqueça todas as regras, fórmulas, tendências e imposições de lugares ou situações propícias para uma leitura perfeita. Crie as suas próprias regras e prazos para que seja toda leitura flua com prazer e satisfação. Tenha seu ritual de leitura, faça seus roteiros bibliográficos de acordo com as fases da sua vida, proponha encontros literários entre amigos – enfim, faça tudo o que for inovador e renove seu tesão pela leitura!

Fique off das notificações

Off? Que tal experimentar desativar suas notificações, sons e qualquer alerta que sinalize algum tipo de atualização? Não é fácil, mas certamente é um ótimo passo para quem busca atenção plena!

Mindfulness

Considerado um tipo de “treino mental”, a técnica é um estado no qual temos atenção plena em uma atividade – seja no silêncio, em uma leitura ou em uma conversa, pro exemplo. Não é sobre um jeito certo, mas sobre o senso de valorização que depositamos em algo ou alguém. Popularizada recentemente, a técnica meditativa objetiva moldar nossos focos por meio do nosso corpo. Entre os métodos aplicáveis à leitura indicados pelo mindfulness, estão: I) a autopercepção da mente no momento em que se está lendo um livro; II) valorizar o contato físico com a obra (o virar das páginas, o tipo de fonte e a diagramação da história); III) perceber quais sentimentos estão sendo provocados durante o ato de ler.

Varie entre os gêneros literários

Ler é tudo de bom! Todo mundo tem um gênero literário preferido. Às vezes, a fluidez e melhor compreensão do conteúdo que lemos depende do autor e do estilo de escrita que seduz ou não a nossa atenção. Identificar isso nos ajuda a prever a produtividade de uma leitura. Por isso, não faz mal variar, né?! Aliás, ler uma obra desconhecida sem expectativa também pode ser uma ótima surpresa! Experimente e fuja de todas as distrações que atrapalham seu ritual literário que, convenhamos? É sagrado!

Saiba como combater os vilões da sua leitura

LER TAMBÉM: 10 livros que ajudam a despertar o prazer pela leitura

*Arte: Igor Defáveri


O que te distrai durante a leitura?


Quer receber dicas semanais de leitura?

Assine e receba dicas fresquinhas em seu e-mail toda semana.

Andréia Coutinho Louback

Andréia Coutinho Louback

Jornalista em Estante Virtual
Apaixonada por histórias e viciada em comprar livros. Mestre em relações étnico-raciais, ela atua rumo à superação do racismo na sociedade, em especial, na área da comunicação.
Andréia Coutinho Louback
Comentários

Andréia Coutinho Louback

Apaixonada por histórias e viciada em comprar livros. Mestre em relações étnico-raciais, ela atua rumo à superação do racismo na sociedade, em especial, na área da comunicação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shares