Dia da oração: 7 livros para compreendê-la na teoria e na prática

(4.3 Estrelas - 3 Votos)

Hoje é dia de pedir por paz ao redor do mundo! Vamos buscar literaturas que nos ajudem a entender e desenvolver a prática da oração!

Poucos sabem sobre esta data desconhecida, mas a Estante Virtual explica:  comemoramos mundialmente o dia da oração toda primeira sexta-feira do mês de março. Homens e mulheres de diferentes crenças e religiões se reúnem com um precioso desejo em comum: a paz no mundo e no coração. Essa prática de comunicação assumiu diferentes formas ao longo da história, tornando-se muito mais pessoal – ainda que seja individual ou coletiva. A arte de se conectar com sua fé e espiritualidade é uma força poderosa e cultural, capaz de despertar os sentimentos mais nobres da alma.

Vivemos dias difíceis e de incertezas. É preciso que, juntos, acreditemos e lutemos por um mundo melhor – na prática e na teoria. Por isso, fizemos uma seleção de livros para o dia da oração. Ilustrados em diferentes gêneros literários, a maioria dos títulos possui um viés religioso, mas incluímos obras ecumênicas e científicas também. Confira!


A cabana, de William P. Young

Este não é um livro exclusivamente sobre oração. É uma história sobre perdão, amor e autoajuda. A narrativa conta a história de um pai que enfrenta uma verdadeira tragédia: sua filha caçula foi brutalmente assassinada. O trauma é tão forte que o personagem vai para uma cabana na tentativa de curar sua alma da saudade e das perguntas sem respostas. Lá, ele tem um encontro consigo mesmo e redescobre o poder do relacionamento com Deus. O best seller nos ensina sobre como encontrar esperança e sentido em tempos de tristeza. Fez tanto sucesso ao redor do mundo que, além de se tornar um fenômeno público, vendeu quase dois milhões de exemplares e foi adaptado para o cinema.


A oração de São Francisco, de Leonardo Boff

Famosa no mundo inteiro, a oração de São Francisco tem muito a nos ensinar. Ela fala de paz, perdão,verdade, esperança, entre outras virtudes que nos despertam para a empatia e solidariedade com as pessoas que nos cercam. Diante disso, o teólogo Leonardo Boff encontra nessa poesia a chave para enfrentarmos a realidade caótica de violência que vivemos hoje no mundo. O livro nos ajuda a entender como é possível diminuir a força do mal e, como seres humanos, fazermos ecoar a mensagem do frade católico por onde passarmos.


Mães em oração, de Isis Regina

Nesta obra, mães encontram reflexões e depoimentos de outras mulheres (e mães) sobre a importância de praticar a oração pelos filhos. O livro cristão de Isis Regina traz uma mensagem universal de solidariedade a todas que precisam lidar com seus medos maternais e inseguranças que fazem parte do processo. Mais do que um conteúdo de autoajuda, encontramos aqui encorajamento para uma trajetória familiar saudável e frutífera.


Energia Mental: a imaginação um mundo alem da razão, de Juan Ribaut

A oração pode ter diferentes significados para cada um de nós. O fato é que, para quem acredita no poder da energia que transforma realidades, esse livro é uma obra-prima. Segundo o autor, são as leis mentais que regem a energia – que é uma força presente em tudo e em todos nós. Logo, saber como usá-la de forma coerente é o nosso maior desafio. Diante disso, a obra se propõe a ensinar que a imaginação é o melhor caminho para conseguir tudo o que realmente desejamos.


Oração de amorização – a cura do coração, Pe. Alírio Pedrini

Em uma leitura simples, fácil e objetiva, o livro é destinado a todas pessoas que reconhecem que possuem feridas emocionais. Não importa se você foi decepcionado por um pai, irmão, professora, amigo, cônjuge, chefe ou família. O autor alerta que vivemos em uma era agressiva, impaciente e violenta, onde os relacionamentos estão frágeis e líquidos. A proposta do livro é apresentar soluções concretas e possíveis – como uma verdadeira terapia para lidar com seus corações machucados. Os resultados são rápidos e surpreendentes!


Ensina-nos a orar, de Djalma Argollo

Escrito por um terapeuta Junguiano, o autor faz parte da Sociedade de Estudos Espíritas. Ele afirma que aoração é a mais profunda expressão de religiosidade, como uma ponte de conexão com tudo o que existe. A partir dessa consciência, refletimos sobre piedade, compaixão, amor e perdão. A leitura pode ensinar um caminho para o autoconhecimento.


O que é oração interior?, de Renard Korner

Conforme falamos em uma das descrições acima, há diversas maneiras de orar. Mas o diferencial do livro é desvendar os mistérios da oração interior – aquela que nos acompanha durante as situações do cotidiano. São indicações práticas e teóricas para a postura espiritual esteja sempre enraizada na mente e no coração.


Você conhece outros livros que contem histórias sobre oração? Deixe mais sugestões nos comentários!


Quer receber dicas semanais de leitura?

Assine e receba dicas fresquinhas em seu e-mail toda semana.

Andréia Coutinho Louback

Andréia Coutinho Louback

Jornalista em Estante Virtual
Apaixonada por histórias e viciada em comprar livros. Mestre em relações étnico-raciais, ela atua rumo à superação do racismo na sociedade, em especial, na área da comunicação.
Andréia Coutinho Louback
Comentários

Andréia Coutinho Louback

Apaixonada por histórias e viciada em comprar livros. Mestre em relações étnico-raciais, ela atua rumo à superação do racismo na sociedade, em especial, na área da comunicação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *