10 dicas de organização de livros de acordo com a sua personalidade

(2.3 Estrelas - 4 Votos)

Livros espalhados pela casa? Quando você decide procurá-los,  gasta horas e horas até encontrar? Aprenda diferentes formas de organização!

No último fim de semana, perguntamos aos nossos leitores do Facebook quantos livros, aproximadamente, eles tinham em casa. Os números variaram entre 20 a 5000, o que rendeu um bom papo sobre a importância de repassar o que já foi lido, guardar os favoritos e títulos que ainda estão na fila da leitura. “Livro é uma energia que precisa circular”, disse a leitora Jessica Tavares – que é totalmente a favor do empréstimo, doações e desapego dos objetos.

Aproveitamos, então, a oportunidade para falar sobre outro assunto muito importante: a organização de livros. Imagine só uma biblioteca com mais de 3000 exemplares, os quais você não faz ideia de onde estão clássicos da literatura, nem a sua coleção de obras da Agatha Christie, muito menos os títulos sobre política? Vamos nos prevenir da bagunça literária!

Por onde começar?

Cada um pode encontrar sua melhor forma de organização de livros. Principalmente, quem possui mais de 1000 exemplares em casa, é imprescindível otimizar a busca manual para quando desejarem ler, reler, emprestar… O que – jamais! – precisa ser um processo necessariamente chato. Muito pelo contrário. Pode ser simples, fácil e divertido. Separamos dicas com 10 possíveis categorias para organizar. Confira, sugira e compartilhe!

Organização de livros


Lidos X não lidos

No post que fizemos, percebemos que, nas respostas dos leitores, algumas pessoas mencionaram o número de livros separando o que foi lido ou ainda não. Afinal, é comum comprarmos uma obra para ler “em um outro momento da vida”. O que pode facilitar a organização e localização nas estantes e prateleiras. Porém, esta categoria é mais funcional para quem não tem muitos títulos, pois, assim, fica mais fácil de encontrar o que você precisa.


Cores

Uma biblioteca dividida por cores é quase um sonho. Mas, convenhamos, talvez seja mais por uma questão de organização estética do que pela funcionalidade. Em contrapartida, às vezes conhecemos tão bem nossos livros que só pela cor da capa já sabemos quem escreveu e do que se trata. Então, para quem for encarar o desafio, boa sorte!

Organização de livros


Ano

Essa categoria é ideal para quem é bom de memória e para quem é viciado em organização. Também tem grande utilidade para os acadêmicos, que sempre precisam saber as datas de publicação das obras literárias para as referências bibliográficas. Separar por ano pode dar um panorama de edições e lançamentos específicos.


Autores

Essa é, sem dúvidas, uma das formas mais práticas de organização. Fica muito mais fácil tanto de procurar quanto de encontrar, não é?!

Organização de livros


Edições especiais

É comum encontrarmos edições de livros que são atualizadas com mudanças de projetos gráficos ou acréscimos de capítulos, mudança de texto no prefácio ou imagens. Ou até mesmo aqueles lançamentos de edições limitadas e exclusivas que merecem um lugar separado na sua estante. Por que não dedicar especial a elas, então?

Organização de livros


Tamanho

Dependendo da temática, existem livros densos em conteúdo e peso. Os de fantasia ou de Medicina são exemplos clássicos disso. Alguns chegam a pesar mais de dois quilos de tantas páginas que têm. Nesses casos, precisamos ficar atentos para dois pontos importantes: I) quando forem muito pesados, é mais seguro organizar as obras em uma prateleira, estante ou suporte bem firme e resistente; II) geralmente, quando livros muito grandes, eles possuem capa dura. O que é perfeito para usar de uma forma que, além de ser decorativa, seja também funcional.

Organização de livros


Autografados

Só quem é muito fã de um escritor ou de uma escritora sabe o que uma obra autografada representa. Tem muito sentimento envolvido! E, vamos admitir, não é todo livro que temos o privilégio de ter um autógrafo+ uma dedicatória, certo?! Sendo assim, vale a pena guardar com carinho.


Gênero literário

Assim como a categoria feita por autores, a separação por gênero literário também é ótima. E o melhor: você pode escolher suas categorias preferidas e identificar de forma criativa para facilitar a localização. Uma ala de poesia merece criatividade!

Organização de livros


 Idioma

Se você ama línguas e não gosta de ler obras traduzidas, uma dica é separar os livros estrangeiros por idiomas – ainda que estejam minoria.

Organização de livros


 Catalogação e identificação

Este é o principal método de bibliotecas, sebos e grandes livrarias, que, na verdade, reúne de uma vez só o que apontamos nos tópicos anteriores: ano, tamanho, autor, gênero literário e tamanho. Quando aplicamos essa categoria em casa, podemos monitorar também para quem emprestamos nossos livros – o que evita perdas ou esquecimentos. Isso pode ser digitalizado ou até mesmo em uma planilha manual. Tanto faz. O que importa mesmo é facilitar sua organização de livros da melhor forma possível.

Organização de livros

 

MAIS DICAS: quando for reorganizar seus livros à sua maneira, tire todos do lugar e aproveite para filtrar quais você pode passar pra frente. Lembre-se também que uma categoria não anula a outra. Ou seja, você pode – sim – unificá-las, harmonizando o que você valoriza mais – seja a cor, o autor, o tamanho… E, por fim, sugerimos que coloque as obras mais usadas em lugares mais acessíveis e jogue para o último andar da prateleira aquelas categorizadas como de consulta, dicionários ou enciclopédias.


O que vocês acharam?! Em sua opinião, quais são as melhores formas de organização de livros?


Quer receber dicas semanais de leitura?

Assine e receba dicas fresquinhas em seu e-mail toda semana.

Andréia Coutinho Louback

Andréia Coutinho Louback

Jornalista em Estante Virtual
Apaixonada por histórias e viciada em comprar livros. Mestre em relações étnico-raciais, ela atua rumo à superação do racismo na sociedade, em especial, na área da comunicação.
Andréia Coutinho Louback
Comentários

Andréia Coutinho Louback

Apaixonada por histórias e viciada em comprar livros. Mestre em relações étnico-raciais, ela atua rumo à superação do racismo na sociedade, em especial, na área da comunicação.

2 comentários em “10 dicas de organização de livros de acordo com a sua personalidade

  • 16.03.2018 a 11:24 am
    Permalink

    Boa sorte, Cláudio José! Que bom que gostou das dicas!

  • 12.03.2018 a 9:37 pm
    Permalink

    Valeu a dica Andreia. Vou arrumar minha biblioteca.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shares