5 livros de Medicina indispensáveis para futuros profissionais

(2.6 Estrelas - 12 Votos)

O professor doutor Rodrigo Chaves indicou 5 livros de Medicina que todo estudante deveria ler. Veja!

Eleito como um dos cursos mais concorridos do mundo, a aprovação no vestibular de Medicina, muitas vezes, exige anos de preparação, dedicação exclusiva e muita motivação. E o desafio não se restringe apenas ao ingresso na graduação. Permanecer  em uma rotina pesada de estudos durante a faculdade é o segundo round da carreira. São seis anos de estudo em tempo integral e a grade curricular básica dos primeiros semestres é composta por muita anatomia, fisiologia e bioquímica. Assim, a parte prática é, gradativamente, intensificada até chegar o ciclo de atendimentos de pacientes. Tornar-se médico é uma  missão muito significativa para a sociedade – que precisa de profissionais cada vez mais humanos.

 Livros de Medicina | Foto: Shutterstock

Alô, médicos de São Paulo!

Reconhecendo todas essas questões, a Faculdade de Ciências da Saúde de Barretos Dr. Paulo Prata abre as portas para o 3º Congresso Médico das Ligas Acadêmicas de Barretos (COMLAB) na próxima semana. O objetivo do evento, que foi organizado pelo Centro Acadêmico Scylla Duarte Prata (CASDP), é reunir estudantes, acadêmicos e profissionais da área de saúde do município e da região.

Confira abaixo a lista dos cinco livros de Medicina indispensáveis à formação de quem abraçou a carreira! A indicação foi assinada pelo professor doutor Rodrigo Chaves, cirurgião pediátrico e especialista pela Associação Médica Brasileira (AMB).


Tratado de Clínica Médica, de Antônio Carlos Lopes

O livro é resultado da colaboração de diversos especialistas, oferecendo um enfoque específico em doenças endêmicas do Brasil. O projeto gráfico da obra é impressionante, repleto de ilustrações, algorítmos e capítulos inéditos. Leitura indispensável!

Tratado de Clínica Médica, de Antônio Carlos Lopes


Nelson – Tratado de Pediatria, de Richard E. Behrman, Robert Kliegman e Hal B. Jenson

Título referência para a área de pediatria, o livro (com dois volumes) apresenta quais são as principais doenças do campo – em uma linguagem didática e completa. Aqui, estudantes encontram detalhes sobre tratamentos e prognósticos essenciais para os que escolhem a especialidade.

Nelson - Tratado de Pediatria, de Richard E. Behrman, Robert Kliegman e Hal B. Jenson


Sabiston: Tratado de Cirurgia, de  Courtney M. Townsend

Título fundamental aos estudantes e residentes, além de especialistas de cirurgia geral, o livro apresenta temáticas como Medicina regenerativa, transplantes hepáticos de rins e pâncreas, imunologia, imunoterapia de tumores e doença vascular, entre outros. São mais de 400 perguntas de autoavaliação, somadas a fotografias para ilustrar a prática cirúrgica moderna.

Sabiston: Tratado de Cirurgia, de Courtney M. Townsend


Emergências Clínicas – Abordagem Prática, da FMUSP

Em todo o país, o livro se tornou como um manual para faculdades e hospitais. Isso porque a obra apresenta capítulos atualizados sobre infecção pelo Zika Vírus, síndromes aórticas agudas, diagnóstico e manejo da doença diverticular aguda e muito mais! O conteúdo é baseado na reunião dos principais estudos e guidelines publicados recentemente.

Emergências Clínicas - Abordagem Prática, da FMUSP


Obstetrícia, de Marcelo Zugaib

 Em síntese, o livro discorre sobre conduta clínica na área de obstetrícia, assim como os temas fundamentais que estão sempre em evidência na especialidade: como partos normais, operação cesariana, anatomia da pelve feminina. Indispensável aos estudantes, professores, residentes e profissionais. O sucesso da obra também se deu pelo estilo inovador do conteúdo, projeto gráfico e recursos imagéticos.

Obstetrícia, de Marcelo Zugaib


Qual outro título foi essencial na sua formação? Fique à vontade para sugerir mais opções de livros de Medicina!

 


Quer receber dicas semanais de leitura?

Assine e receba dicas fresquinhas em seu e-mail toda semana.

Andréia Coutinho Louback

Andréia Coutinho Louback

Jornalista em Estante Virtual
Apaixonada por histórias e viciada em comprar livros. Mestre em relações étnico-raciais, ela atua rumo à superação do racismo na sociedade, em especial, na área da comunicação.
Andréia Coutinho Louback
Comentários

Andréia Coutinho Louback

Apaixonada por histórias e viciada em comprar livros. Mestre em relações étnico-raciais, ela atua rumo à superação do racismo na sociedade, em especial, na área da comunicação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shares