Autoconhecimento: 8 livros essenciais para ajudar na descoberta de quem você é

(2.2 Estrelas - 23 Votos)

Cada um de nós carrega uma forma de expressão e de existência no mundo. Somos um universo de ideias, sonhos, opiniões e pensamentos. Você é capaz de descrever seu conhecimento sobre si mesmo?

A compreensão de quem nós somos é como uma estrada. Quanto mais a gente se conhece, mais convicções teremos para cada uma das nossas escolhas e decisões. Até mesmo as próprias crises existenciais ganham mais sentido, pois, no fim das contas, sabemos aonde queremos chegar. Caminhamos na direção do autoconhecimento a todo instante, em uma verdadeira imersão de corpo e alma. O objetivo é um só: mapear nossos potenciais, limitações e sentimentos. O conhecer a si mesmo, porém, está diretamente conectado com fatores cruciais que envolvem nossa consciência sobre nossos próprios desejos e valores. É quase um mistério!

Autoajuda: AFINAL, QUEM EU SOU?

Questionar-se sobre o porquê das coisas é o ponto de partida para alavancar o autoconhecimento. A partir disso, embarcamos em novas experiências, nos tornamos flexíveis aos contratempos da vida e passamos a respeitar os limites das nossas subjetividades. E mais: a aceitação, gratidão e meditação tornam-se indispensáveis para a sobrevivência. Para ajudar quem decidiu mergulhar nesse processo, separamos 8 livros essenciais para a (re)descoberta de quem você é. Confira!


Propósito – a coragem de ser quem somos, de Sri Prem Baba

Em uma verdadeira viagem interior, a obra nos leva a refletir sobre os fundamentos da vida pessoal e coletiva. Assim, questionamentos sobre a existência e a nossa missão enquanto estamos vivos transformam-se em descobertas inimagináveis. Conhecido como um líder humanitário e mestre espiritual, o autor desafia seus leitores para que encontrem as chaves que aperfeiçoam o amor, a empatia e a coragem de ser quem realmente são – sem máscaras, sem expectativas alheias e sem medo.

Propósito - a coragem de ser quem somos, de Sri Prem Baba


O milagre da manhã, de Hal Elrod

Poucos sabem disso, mas você sabia que há um segredo no autoconhecimento para os que buscam desenvolver seus potenciais e habilidades antes das 8 da manhã? Ao conhecer um método simples e eficaz, você vai aprender que a forma como vive a sua rotina matinal pode mudar todos os aspectos da sua vida – tanto pessoal quanto profissional. Nesse sentido, o autor garante que o princípios refletirão positivamente em sua espiritualidade, relacionamentos e na própria felicidade.

O milagre da manhã, de Hal Elrod


O poder do agora, de Eckhart Tolle

Concentramos grande parte da nossa vida relembrando o passado e na projeção do futuro. Mas e o agora? Por que o foco no tempo presente às vezes parece ser adiado? Na construção de uma resposta, Eckhart Tolle elaborou um manual prático para nos ensinar como podemos nos tornar – hoje! – conscientes de nossas emoções a caminho da felicidade. Porém, antes de mais nada, é preciso deixar para trás alguns pensamentos para abraçar uma nova forma de viver. O livro traz um mix dos conceitos de cristianismo, budismo, hinduísmo, taomísmo e outras tradições religiosas e aponta alguns caminhos para a tão esperada paz interior.

O poder do agora, de Eckhart Tolle


Ansiedade – como enfrentar o mal do século, de Augusto Cury

Entender o que te aflige é um dos passos mais importantes do autoconhecimento. É preciso identificar os nossos sentimentos para, assim, enfrentá-los e superá-los. Psiquiatra, especialista e autor de dezenas de obras sobre problemas emocionais, as obras escritas por Augusto Cury já ultrapassaram a marca doas 20 milhões de vendas. O autor discorre sobre problemas internos e externos que desgastam nossa mente. Diante do excesso de informações que vivemos, você vai aprender a ir além do cansaço físico e emocional. Há também outras dois livros relacionados e em continuidade com o tema: Ansiedade 2 :Autocontrole – Como controlar o estresse e manter o equilíbrio e Ansiedade 3 – Ciúme. Leituras que podem mudar sua autoimagem!

Ansiedade - como enfrentar o mal do século, de Augusto Cury


Peça e será atendido, de Esther e Jerry Hicks

Temos muitos anseios. E quanto mais forte é um desejo, mais concentrados ficamos no fato de não  o possuirmos. E, como os autores acreditam que nossos pensamentos devem ser a expressão dos nossos sonhos, toda negatividade pode nos levar para o caminho oposto das nossas expectativas. Então, o objetivo maior da leitura é ensinar como podemos atrair tudo o que queremos – rumo ao equilíbrio. Uma obra repleta de otimismo com argumentos bem distantes de tudo o que é pessimista.


Ilumine sua vida, de Diana Cooper

Luz e autoconhecimento. Já parou para pensar que a descoberta do nosso propósito e potencial está dentro de nós mesmos? Considerada uma estudiosa das leis da metafísica, Diana Cooper fala sobre o poder de cura do perdão, rompimento com vínculos negativos e criação da nossa realidade através de afirmações positivas. O livro nos mostra como os nossos pensamentos são poderosos para nos tornar a pessoa que desejamos ser. Porém, antes de tudo, é preciso saber quem nós somos.

Ilumine sua vida, de Diana Cooper


O ponto de equilíbrio, de Christine Carter

Como você chega ao final de cada dia? Quais sensações falam mais alto no seu corpo? Se a resposta é estresse, sobrecarga e ansiedade, certamente alguma coisa está errada. Em uma leitura rápida e reflexiva, a autora problematiza o significado de tranquilidade, pois, segundo ela, é um sentimento que pode representar coisas diferentes para cada pessoa. De uma forma linear, aprendemos o quanto a felicidade e a organização estão interligadas, nos ensinando que o ponto de equilíbrio é sinônimo tem a ver com gatilhos que funcionam pra cada indivíduo. A leitura é um convite à humanidade: prestarmos mais atenção nas pessoas, investir na positividade intencional, escolher as prioridades do momento e a entender que nada tem graça quando nosso talento está em risco.


A arte da felicidade, de Dalai Lama

Líder espiritual e temporal do Tibete, ganhador do prêmio Nobel, conferencista e estadista cada vez mais popular, Dalai Lama mostra como derrotar a ansiedade e a insegurança, a contrariedade e o desânimo do dia a dia Junto com o Dr. Cutler, ele explora inúmeras facetas do cotidiano, entre elas os relacionamentos, a perda e a busca da riqueza, mostrando como transpor os obstáculos da vida através de uma fonte profunda e permanente de paz no corpo, na alma e no coração.

A arte da felicidade, de Dalai Lama


Gostaram!? Deixem um comentário com mais sugestões de livros de autoconhecimento que impactaram a vida de vocês!


Quer receber dicas semanais de leitura?

Assine e receba dicas fresquinhas em seu e-mail toda semana.

Andréia Coutinho Louback

Andréia Coutinho Louback

Jornalista em Estante Virtual
Apaixonada por histórias e viciada em comprar livros. Mestre em relações étnico-raciais, ela atua rumo à superação do racismo na sociedade, em especial, na área da comunicação.
Andréia Coutinho Louback
Comentários

Andréia Coutinho Louback

Apaixonada por histórias e viciada em comprar livros. Mestre em relações étnico-raciais, ela atua rumo à superação do racismo na sociedade, em especial, na área da comunicação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shares