7 autores e autoras que fizeram sucesso no Carnaval

(2.1 Estrelas - 29 Votos)

O amor pela literatura está no ar! E, mesmo em pleno Carnaval, buscamos saber quais foram os livros recomendados por nossos seguidores. Confira!

Leitura combina com descanso? Sim! Afinal, o feriado prolongado mais esperado do ano é o momento perfeito para finalizar aquele livro parado na estante ou, quem sabe, iniciar uma nova obra. Diante disso, logo no primeiro dia do Carnaval, perguntamos aos nossos seguidores do Facebook quais títulos estavam na top list . Dos clássicos aos contemporâneos, fique por dentro de quais foram os 7 autores e autoras que fizeram sucesso no Carnaval.


A mão e a luva, de Machado de Assis

Típico romance de folhetim – da primeira fase de Machado de Assis -, a obra conta a história da astuta e forte Guiomar e seus três pretendentes. A leitura nos conduz a uma reflexão sobre a ambição e o desejo por ascensão social no rigoroso estatuto social burguês. Uma misto de expectativa e suspense, o livro se propõe a responder à questão intrigante: quem será o escolhido da personagem que lhe caberá na mão como uma luva? (Indicado por Maria Rocio Barszsz)

A mão e a luva, de Machado de Assis


Americanah, de Chimamanda

Épico e contemporâneo, o romance entre Ifemelu e Obinze acontece em tempos sombrios do governo militar da Nigéria. Em meio à guerra, a jovem Ifemelu vai sozinha para os Estados Unidos em busca de universidades, já que as instituições  nacionais estão paralisadas e passando por sucessivas greves. Ao chegar lá, a personagem se depara pela primeira vez com a questão racial e os dilemas da vida de uma imigrante, negra e mulher. O clímax da narrativa se dá quando, quinze anos depois, ela retorna à terra natal e reencontra Obinze – o grande amor da sua vida. Nesse momento, ela (re)encontra com uma Nigéria totalmente diferente de antes e inicia uma nova busca para descobrir qual é o seu lugar e missão em seu país. A obra arrebatadora discorre sobre preconceito racial, desigualdade de gênero e imigração. (Indicado por Carol Cuofano)

Americanah, de Chimamanda


Razão e sensibilidade, de Jane Austen

Publicado em 1811, o primeiro romance de Jane Austen traz a realidade de duas irmãs, Elinor e Marianne, e suas diferentes formas de lidar com a perda, o amor e a esperança. Ambas vivem em um contexto rígido e sobrevivem em uma era repleta de regras e injustiças, em um mundo contaminado por dinheiro e interesses. A personalidade romântica de Elinor e impetuosa de Marianne dão vida ao nome da obra clássica. Após passarem por um processo de intensa aprendizagem, a busca por razão e sensibilidade caminham em direção a um final feliz. (Indicado por Carol Cuofano)

Razão e sensibilidade, de Jane Austen


O diário de Anne Frank, de Anne Frank

Tão pequena e ousada, Anne Frank faz uma narrativa dos dilemas e desafios, entre medos e alegrias, dos dias que lutou junto com sua família judia pela sobrevivência – todos escondidos em um sótão de uma casa em Amsterdã. O contexto histórico se passa no Holocausto e a menina denuncia os horrores cometidos contra os judeus, tornando o livro um dos mais lidos do mundo. O diário de Anne Frank é uma leitura carregada de sentimentos e considerada uma das obras mais importantes do século XX. (Indicado por Milena Garcia)

O diário de Anne Frank, de Anne Frank


O lustre, de Clarice Lispector

O romance foi escrito no fim da II Guerra Mundial e seu enredo valoriza sensações e a percepção das coisas simples da vida. Embora as páginas  não tenham uma estrutura narrativa definida, o título faz referência a um objeto decorativo da casa do pai de Virgínia. O livro conta a história da personagem – da infância até a vida solitária na cidade de Granja Quieta. Na trama, temáticas como as formas de encarar a morte e a vida são pulsantes ao longo da leitura, que tem um desfecho que promete surpreender os leitores de uma forma encantadora. (Indicado por Elis Franco)

O lustre, de Clarice Lispector


Lima Barreto – Triste visionário, de Lilia Moritz Schwarcz

Após aproximadamente dez anos de intensa pesquisa sobre a vida de Lima Barreto, nasce uma completa biografia que envolve o corpo, a alma e os livros do autor. A obra é fruto de uma investigação de origens e trajetória do destino do escritor carioca – passando pela ótica de opressão racial. O conteúdo envolve livros e publicações na íntegra, assim como trechos do diário e outros relatos pessoais. Assim, mergulhamos bem fundo nos ideias políticos e críticas ao racismo e outras mazelas sociais denunciadas por um dos maiores pensadores da língua portuguesa de todos os tempos. (Indicado por Evelyn Calleia)

Lima Barreto - Triste visionário, de Lilia Moritz Schwarcz


As areias do imperador: Mulheres de cinzas, de Mia Couto

Para estrear a trilogia As areais do Imperador, Mia Couto nos apresenta um romance histórico, expressivo e marcante. A saga se passa no fim do século XIX, em uma época em que o sul de Moçambique estava sob o governo de Ngunguyane (o último líder do Estado de Gaza). O sargento português Germano de Melo cruza com Imani – uma adolescente de apenas 15 anos que será sua intérprete na tradução da língua dos europeus. O envolvimento entre os dois fica cada vez mais intenso e as páginas do livro são narrativas de aventuras e expectativas da jovem africana e as cartas de Germano. (Indicado por Debora Marques)

As areias do imperador: Mulheres de cinzas, de Mia Couto

 


Vocês gostaram da lista? Conta pra gente quais foram suas leituras do último Carnaval! 


Quer receber dicas semanais de leitura?

Assine e receba dicas fresquinhas em seu e-mail toda semana.

Andréia Coutinho Louback

Andréia Coutinho Louback

Jornalista em Estante Virtual
Apaixonada por histórias e viciada em comprar livros. Mestre em relações étnico-raciais, ela atua rumo à superação do racismo na sociedade, em especial, na área da comunicação.
Andréia Coutinho Louback

Comentários

Andréia Coutinho Louback

Apaixonada por histórias e viciada em comprar livros. Mestre em relações étnico-raciais, ela atua rumo à superação do racismo na sociedade, em especial, na área da comunicação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shares