6 contos que você precisa ler neste Natal

(3 Estrelas - 5 Votos)

Uma seleção de obras que marcaram o Natal de diversas épocas.

O Natal é uma época inspiradora em diversos sentidos. Na literatura, o período serviu de inspiração para algumas obras marcantes de autores consagrados, como Charles Dickens e Agatha Christie. No Brasil, escritores como Carlos Drummond de Andrade e Rubem Braga já dedicaram alguns contos e crônicas para o período Natalino e de renovação dos votos para o próximo ano.

Neste Natal, que tal aproveitar o momento em família para conhecer (e também relembrar) algumas histórias que marcaram tantos natais? Confira a lista!


Conto de Natal, de Charles Dickens

Um conto de Natal, do autor britânico Charles Dickens, está, certamente, entre as histórias mais difundidas da literatura ocidental. O enredo nos traz a figura de Scrooge, um rabugento e solitário homem de negócios de Londres, que não demonstra um pingo de bons sentimentos e compaixão com os outros. No frio típico do Natal, ele é visitado pelo fantasma de Marley, seu sócio, que já morreu há algum tempo. No entanto, esta visita muda a sua vida.

Um conto de natal


O Natal de Poirot, de Agatha Christie

Simeon, o patriarca dos Lee, resolve convidar todos os filhos para comemorar o Natal na luxuosa mansão da família. É hora de eles deixarem os ressentimentos de lado e visitarem o velho pai. Mas, aparentemente as intenções de Simeon não são nobres – tudo começa com algumas alterações em seu testamento… e termina com um misterioso assassinato.

O natal de poirot


Cartas do papai noel, de J. R. R. Tolkien

Todo mês de dezembro, um envelope com um selo do Polo Norte chegava para os filhos de J. R. R. Tolkien. Dentro dele, uma carta escrita à mão com letra trêmula e estranha e um lindo desenho colorido. Isso tudo era do Papai Noel, narrando histórias incríveis sobre a vida no Polo Norte. Desde a primeira carta para o filho mais velho, em 1920, até a comovente última carta para a caçula, em 1943, este livro reúne todas as memoráveis cartas e desenhos que Tolkien fez para os filhos.

Cartas ao papai noel


O presente dos magos, de O. Henry

Publicado em 1906, é um dos textos mais populares da língua inglesa e emociona a todos com a história de um jovem casal apaixonado, que entrelaça amor e pobreza, destino e acaso na Nova York do começo do século XX. 

O presente dos magos


O presente do meu grande amor, de Stephanie Perkins

Histórias românticas que acontecem em meio às festas de fim de ano. Esse é o enredo de O presente do meu grande amor. A coletânea, organizada por  Stephanie Perkins, reúne 12 dos autores mais populares da atualidade, como Stephanie Perkins, Laini Taylor, Gayle Forman, Jenny Han, Rainbow Rowell e David Levithan, cada um deles imprimindo aos contos o próprio estilo, trazendo histórias que vão do cotidiano à fantasia. 

O presente do meu grande amor


Mistério de Natal, de Jostein Gaarder

Durante os 24 dias anteriores à noite de Natal, o menino Joaquim acompanha um grupo de peregrinos que voltam no tempo para chegar à cidade de Belém, onde vão homenagear um menino recém-nascido. Fazem muitas paradas, todas com um significado especial. Na cidade de Mira, por exemplo, nasceu o bispo Nicolau, o primeiro Papai Noel da história. Terminada a viagem, Joaquim tem o coração tomado de amor fraterno e está convencido de que o Natal é a festa de aniversário mais bonita do mundo.

O mistério de Natal


Qual é o seu conto preferido de Natal?


Quer receber dicas semanais de leitura?

Assine e receba dicas fresquinhas em seu e-mail toda semana.

Thayane Maria

Thayane Maria

Redatora em Estante Virtual
Thayane Maria, jornalista e cinéfila. Além de escrever para o Estante Blog, também mantém os seus blogs pessoais no Medium e no Wordpress: @Msmidnightlover e Missmidnightlover. Vive em eterna busca pelo excêntrico.
Thayane Maria
Comentários

Thayane Maria

Thayane Maria, jornalista e cinéfila. Além de escrever para o Estante Blog, também mantém os seus blogs pessoais no Medium e no Wordpress: @Msmidnightlover e Missmidnightlover. Vive em eterna busca pelo excêntrico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shares