[Enem] Como encarar a segunda prova de ciências da natureza?
Dicas para mandar bem nas provas de matemática e ciências da natureza no Enem 2017.
Encerrada a primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), onde os estudantes se dedicaram às ciências humanas, linguagens e a tão aguardada redação. Agora, é hora de preparar-se para cumprir a segunda etapa com 45 questões de Matemática e 45 questões de Biologia, Física e Química.
Neste ano houve uma novidade, a prova foi dividida em dois fins de semana; decisão que dividiu a opinião dos alunos, mas foi bem vista por muitos especialistas. Garantindo tempo suficiente para os alunos descansarem e trabalhar a carga emocional. Entre as novidades de 2017 também estão a inclusão de vídeoprova em Libras e descontinuidade da certificação para quem não concluiu o Ensino Médio.
Nesta semana o indicado é seguir com revisões do conteúdo que já foi estudado. Diversos sites disponibilizam os pdfs de provas anteriores para treinar e fazer exercícios. Além de simulados e aplicativos específicos.
O que vai cair na prova?
Segundo um estudo do Curso Poliedro, com todas as questões das provas do Enem entre 2009 e 2016, biologia foi a matéria mais cobrada na série histórica do exame. Os assuntos que mais apareceram nos últimos anos foram ecologia e meio-ambiente, seguidos de hereditariedade (genética), identidade dos seres vivos, hormônios e imunologia (fisiologia), teorias da evolução, e questões envolvendo doenças, drogas, hormônios femininos e qualidade de vida das populações.
Em ecologia é comum ser abordado problemas ambientais: mudanças climáticas, efeito estufa; desmatamento; erosão; poluição da água, do solo e do ar (6,36% das questões ). Além de interações entre os seres vivos (1,78%) e ciclos biogeoquímicos (1,02%). Em matemática, os assuntos que mais aparecem são razões e proporções, e porcentagens e juros.
Dia da prova
No dia da prova, leve documento de identificação original, oficial e com foto. Não vale levar cópias simples, cópias autenticadas ou documentos sem foto. Use caneta esferográfica de tinta preta e fabricada em material transparente. É proibido uso de bonés, fones de ouvido, materiais eletrônicos, óculos escuros, anotações, borracha ou relógio. Os portões serão abertos às 12h, fechado às 13h e a duração da prova é de 13h às 18h.
Prepare-se, faça uma leitura dinâmica da prova para identificar as questões mais fáceis primeiro; alimente-se bem, chegue com antecedência e boa prova!
Veja abaixo algumas questões que caíram no último ano e o gabarito. Conseguem resolver?
*Fonte Enem 2016 – Prova Azul –
Cabarito: 136: D; 137: A; 138: D; 163: A; 164: B; 165: D; 166: B | 46: B; 48: A; 71: D; 75: E
Natália Figueiredo
Últimos posts por Natália Figueiredo (exibir todos)
- 5 livros sobre futebol para crianças - 18.04.2018
- Um conto por dia: 9 livros para manter o hábito da leitura - 13.04.2018
- ‘O sol na cabeça’ e o Rio de Janeiro como pano de fundo - 04.04.2018