6 livros especiais que você só encontra aqui!

(2.5 Estrelas - 125 Votos)

Uma seleção com obras raras que você não encontra em outras livrarias.

Apesar da fama e do prestígio literário que autores como Fernando Pessoa, George OrwellCarlos Drummond de Andrade, Jorge Amado, Nelson Rodrigues Ernest Hemingway alcançaram, nem todas suas obras estão à venda nas livrarias tradicionais. Às vezes, os livros que gostaríamos de ter, e que já deixaram de ser impressos pelas editoras, são exatamente aqueles que os autores mais gostam – até mais do que os grandes sucessos comerciais.

Neste sentido, selecionamos alguns livros que podem ser chamados de tesouros da literatura, ou seja, raridades que já não são mais comercializadas pelo varejo de livros. Aproveite esta oportunidade de ter em mãos histórias pouco conhecidas de autores tão clássicos, mas que de alguma forma foram esquecidas.

Confira a lista e apaixone-se!


Aforismos e afins, de Fernando Pessoa

Pessoa cultivou os aforismos ao longo de sua vida, e neles deixou transparecer toda a sua sagacidade, com a qual, por exemplo, foi capaz de definir algo tão complexo como a filosofia em apenas uma linha: “é a lucidez do intelectual chegando à loucura”. Com seu imensurável talento para traduzir significados complexos em frases curtas, Fernando Pessoa deixa para nós esta obra na qual mesmo as frases isoladas no contexto, carregam múltiplos significados, que transbordam para além do seu intuito original.

Aforismos e afins


Pouco amor não é amor, de Nelson Rodrigues

Não há meio-termo para os amantes: ou o amor é eterno ou não é amor – esta é a filosofia e a ficção de Nelson Rodrigues. Para o autor, quem ama quer morrer nos braços do ser amado. Os contos e crônicas se aprofundam em um traço de sua obra que hoje é a marca do estilo e da personalidade do escritor: a percepção trágica e patética da alma humana.

Pouco amor não é amor


Suor, de Jorge Amado

Um casarão do Pelourinho transformado em cortiço, com suas dezenas de moradores pobres e marginalizados, é o ambiente de Suor, publicado em 1934. De modo cru, Jorge narra um cotidiano de miséria, falta de higiene e ausência de perspectivas. Jorge Amado mostra os personagens da vida real, sem nenhuma sombra de glamour: Há o judeu que percorreu o mundo e fala oito línguas, o homem sem braços que faz propaganda de lojas, a velha prostituta que não consegue mais arranjar fregueses, o operário anarquista que vive com um gato, a costureira que sonha com um casamento para a afilhada virgem, entre outras figuras sofridas, ignoradas e reais de seu tempo.

Suor, Jorge Amado


O jardim do Éden, de Ernest Hemingway

O jardim do Éden é o segundo romance de Ernest Hemingway publicado postumamente, neste caso em 1986. Iniciado em 1946, Hemingway trabalhou no manuscrito durante os 15 anos seguintes, ao mesmo tempo que escreveu O velho e o mar e Paris é uma festa. A obra narra a exploração de Hemingway sobre a relação entre homens e mulheres, além de ser um dos primeiros livros a ter personagens andróginos e discutir os papéis de gênero.


O observador no escritório, de Carlos Drummond de Andrade

Nesta obra, Carlos Drummond de Andrade analisa metodicamente todos os aspectos da vida política e social brasileira entre os anos 40 e 70. O observador do escritório aborda o ponto de vista do homem comum, que se torna refém do turbilhão de informações que recebe nos jornais, no rádio e na televisão. A edição traz, ainda por cima, depoimentos de figuras como Luiz Carlos Prestes e Manuel Bandeira.

O observador no escritório


Na sombra de 1984, de George Orwell

Neste romance, Orwell analisa a vida de George Bowliwg, que viveu no período das guerras mundiais e que tenta fugir deo ambiente pesado e áspero dos conflitos voltando a sua cidade natal para relembrar da infância e juventude. Porém, a sua juventude também foi marcada pela guerra (a Primeira) e George chega percebe que não há para onde fugir, começando a implorar por um pouco de ar puro em meio ao seu passado, presente e no que espera do futuro. n


Confira aqui todos os livros que você não encontra mais em outras livrarias!

Já leu algum dos livros da lista? Deixe seu comentário e participe da conversa!


Quer receber dicas semanais de leitura?

Assine e receba dicas fresquinhas em seu e-mail toda semana.

Thayane Maria

Thayane Maria

Redatora em Estante Virtual
Thayane Maria, jornalista e cinéfila. Além de escrever para o Estante Blog, também mantém os seus blogs pessoais no Medium e no Wordpress: @Msmidnightlover e Missmidnightlover. Vive em eterna busca pelo excêntrico.
Thayane Maria
Comentários

Thayane Maria

Thayane Maria, jornalista e cinéfila. Além de escrever para o Estante Blog, também mantém os seus blogs pessoais no Medium e no Wordpress: @Msmidnightlover e Missmidnightlover. Vive em eterna busca pelo excêntrico.

4 comentários em “6 livros especiais que você só encontra aqui!

  • 26.12.2017 a 11:00 am
    Permalink

    Não li nenhum desses livros, apesar de amar ler. Conheço a obra de Jorge Amado mas não Suor. Gostaria de ler sim, e toda essa lista de autores maravilhosos.

  • 25.12.2017 a 3:28 pm
    Permalink

    Belo trabalho,continuem nos presenteando com livros: melhor presente de todos os tempo! Obrigada, galera, Feliz Natal para todos!

  • 04.12.2017 a 6:49 am
    Permalink

    Aguardo novas sugestões de leitura. Confesso que não conheço nenhuma das obras descritas, mesmo já tendo lido todos os seus autores.

  • 06.11.2017 a 10:59 pm
    Permalink

    Muito feliz por ter recebido estas informaçōes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shares