7 livros para crianças se apaixonarem pela leitura

Obras que estimulam a imaginação de todas as crianças!

Quem é um leitor apaixonado sabe – não existe nada melhor do que ler, por exemplo, sobre o oceano e imaginar tão bem o mar que quase dá pra se sentir nadando nas águas. Para uma criança, a descoberta destas sensações é algo incrivelmente mágico e importante. Fizemos uma seleção de livros que, além de clássicos, marcaram a vida de crianças em diferentes épocas, continuando relevantes até hoje por conta de seus enredos e personagens atemporais.

Confira esta seleção repleta de obras-primas obrigatórias na estante de todo fã de literatura!


O pequeno príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry

Neste clássico, que encanta desde crianças a adultos, os leitores podem encontrar uma magia que se é vista poucas vezes na vida. É com enorme sutileza e sabedoria que um príncipe pequenino conta a sua história, de sua flor e de seu pequeno planeta. Através de imagens simbólicas, as passagens de ordem temporal, na vida do autor, Antoine de Saint-exupery, estão ali presentes: casamento e separação, profissões, sonhos, decepções. Os dois personagens tornam-se representações do próprio Saint-Exupéry, em um monólogo que acontece em seu anterior, entre o  seu”eu” verdadeiro e o “outro”. 

O pequeno príncipe


Vinte mil léguas submarinas, de Júlio Verne

O aparecimento de uma criatura desconhecida nos mares provoca preocupação e curiosidade. Uma expedição parte em busca de respostas, mas é atacada e três homens acabam lançados ao mar. Aronnax, Conseil e Ned Land são resgatados pelo suposto monstro, que descobrem tratar-se de um submarino. Seu comandante, o capitão Nemo, salva-os da morte, mas quer torná-los prisioneiros para sempre.  No entanto, o professor de história natural, Aronnax, acaba fascinado com as maravilhas que encontra no fundo do mar.

20 mil léguas submarinas


O mágico de Oz, de L. Frank Baum

O mágico de Oz é uma das histórias mais conhecidas do mundo. A vida do homem de lata, de Dorothy e seus amigos pela longa estrada de tijolos amarelos é uma obra prima da literatura e adaptada para o cinema. Considerado por seu autor um “conto de fadas modernizado”, o livro tornou-se um clássico. Dorothy é órfã e mora com seus tios em uma casa modesta da zona rural dos Estados Unidos. Um dia, é carregada por um ciclone que a leva a um reino encantado: a Terra de Oz. Durante sua aventura, a garota encontra três grandes amigos – o espantalho, o homem de lata e o leão covarde. Com esta turma, aprendemos o verdadeiro valor da amizade e que a inteligência, o amor e a coragem são dons essenciais na vida de todos nós.

O mágico de oz


A invenção de Hugo Cabret, de Brian Selznick

Hugo Cabret é um menino órfão que vive escondido na central de trem de Paris no auge da década de 1930. passando por passagens secretas, Hugo cuida dos gigantescos relógios do lugar: escuta seus compassos, observa os enormes ponteiros e responsabiliza-se pelo funcionamento das máquinas. A sobrevivência de Hugo depende do anonimato: ele tenta se manter invisível porque guarda um incrível segredo, que é posto em risco quando o severo dono da loja de brinquedos da estação e sua afilhada cruzam o caminho do garoto. Um desenho enigmático que mistura elementos dos quadrinhos e do cinema, oferecendo uma diferente e emocionante experiência de leitura.

A invenção de Hugo Cabret


O meu pé de laranja lima, de José Mauro de Vasconcelos

A pobreza, a solidão e o desajuste social vistos pelos olhos ingênuos de uma criança de seis anos. Nascido em uma família pobre e numerosa, Zezé é um menino especial, que envolve o leitor ao revelar seus sonhos e desejos, por meio de conversas com o seu pé de laranja lima, encontrando nele a sua alegria de viver. 

O meu pé de laranja lima


Alice no país das maravilhas, de Lewis Carroll

Nesta obra, que é atemporal e controversa, mesmo após 150 anos da publicação original, continua atraindo multidões de fãs no mundo inteiro. O universo lúdico de uma menina chamada Alice, que entra em uma toca atrás de um coelho falante e cai em um mundo de fantasia, continua despertando o interesse de todos. Nesta edição com capa dura e ilustrações originais de John Tenniel, reúne Aventuras de Alice no país das maravilhas e sua continuação, Através do espelho e o que Alice encontrou por lá.  Uma obra-prima que não pode faltar na sua biblioteca! 

Alice no país das maravilhas


O menino do dedo verde, de Maurice Druon

Era uma vez Tistu…Um menino diferente de todo mundo. O pequeno deixava impressões digitais que suscitavam o reverdecimento e a alegria. As proezas de seu dedo verde eram originais e um segredo entre ele e o velho jardineiro, Bigode, para quem seu polegar era invisível e seu talento, um dom do céu. “O Menino do Dedo Verde”, de Maurice Druon, tornou-se um clássico da literatura para crianças e jovens em todo o mundo e permanece atual há três décadas. Esta fábula trata de questões relacionadas com os conceitos de convívio social, ética e cidadania, além de ter sido pioneira ao falar sobre ecologia. 

O menino do dedo verde


Dia das crianças
Confira aqui livros para crianças de 3 a 5 anos, de 6 a 8 anos, de 9 a 12 e também a partir de 13 anos.

 


Qual livro marcou a sua infância? Conte pra gente!


Quer receber dicas semanais de leitura?

Assine e receba dicas fresquinhas em seu e-mail toda semana.

Thayane Maria

Thayane Maria

Redatora em Estante Virtual
Thayane Maria, jornalista e cinéfila. Além de escrever para o Estante Blog, também mantém o seu blog no Medium: @Msmidnightlover. Vive em eterna busca pelo excêntrico.
Thayane Maria
Comentários

Thayane Maria

Thayane Maria, jornalista e cinéfila. Além de escrever para o Estante Blog, também mantém o seu blog no Medium: @Msmidnightlover. Vive em eterna busca pelo excêntrico.

2 comentários em “7 livros para crianças se apaixonarem pela leitura

  • 19.10.2017 a 9:06 am
    Permalink

    Li e gostei de todos de Monteiro Lobato. Gostei muito também de Poliana e outros. Minha mãe e meu pai gostavam muito de ler!

  • 12.10.2017 a 3:04 pm
    Permalink

    Meu pé de laranja Lima fez parte da minha infância

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shares