10 livros de Stephen King, o mestre do terror

Stephen King é o escritor mais adaptado do mundo, aterrorizando leitores e cinéfilos desde 1974.

Não dá pra saber o que é mais misterioso em Stephen King, a sua habilidade de transformar locais aparentemente normais em territórios sobrenaturais, a forma como ele aborda o desconhecido, a luta entre as forças malignas e do bem, a forma como ele explora o lado perverso escondido dentro de cada um ou até mesmo a sua obsessão em narrar suas histórias aterrorizantes na pequena cidade do Maine, nos Estados Unidos. Mas uma coisa é certa: a obscuridade, a polêmica e a inovação de sua obra fizeram dele o escritor mais adaptado de todos os tempos para a TV e cinema.

Stephen King, nasceu no dia 21 de setembro de 1947 em Portland, nos Estados Unidos e já foi apontado muitas vezes como um louco e preguiçoso – louco não podemos ter a certeza, mas King é tudo menos preguiçoso. O autor tem uma extensa carreira na qual ele esteve presente em quase todas as artes, desde cinema, teatro, literatura e televisão.

Ao todo, seus livros venderam mais de 350 milhões de cópias em 40 países e ele teve mais de 70 filmes e séries inspirados em suas histórias. Uma das mais conhecidas, a versão cinematográfica de O iluminado, não agradou o escritor. Segundo ele, Jack Nicholson, o ator que interpreta o personagem principal Jack Torrance, já agia como um louco antes mesmo do protagonista se tornar um. Além disso, o autor também critica a forma de como o filme abordou a personagem feminina, que segundo King serve apenas para gritar e atrapalhar o filme, quando na obra original ela tinha muito mais conteúdo e complexidade. No entanto, a crítica mais famosa que Stephen King fez ao filme é que, segundo ele, assistir a um formigueiro por três horas seguidas é mais emocionante do que ver ao filme de Stanley Kubrick.

O potencial do escritor

Polêmicas à parte, não se pode duvidar do potencial do escritor de atrair plateias por todo o mundo. A mais atual adaptação para o cinema de seus livros é It – A coisa, que já é considerado pelo The Guardian como o melhor filme de terror do ano. Segundo fontes da própria editora, ocorreu um aumento significativo nas vendas logo quando foi anunciado que o livro seria adaptado para as telonas, além de ter um aumento maior quando o filme estreou. It ocupa atualmente o 4º lugar na lista dos livros mais vendidos no mundo, de acordo com a Publish News. Para celebrar o aniversário e a obra de Stephen King, selecionamos 10 títulos essenciais que todo fã de terror deve ter na estante. Confira!

À espera de um milagre, de Stephen King

A adaptação do cinema desta obra é bastante conhecida e premiada, tendo recebido quatro indicações ao Oscar. Se trata de uma trama de mistério, ambientade num cenário de desespero e sufoco: a Penitenciária de Cold Mountain em plena Depressão americana. Stephen King foi buscar no lado mais sombrio de sua imaginação a história assombrosa de John Coffey, condenado à morte, e seu encontro um tanto místico com o carcereiro Paul Edgecombe.

Á espera de um milagre
Clique aqui e confira na Estante Virtual

It – a coisa, de Stephen King

Durante as férias escolares de 1958, em uma pacata cidadezinha do Maine, sete crianças aprenderam o real sentido da amizade e principalmente do mais profundo e tenebroso sentimento – o medo. Naquele verão, eles enfrentaram pela primeira vez a Coisa, um ser sobrenatural que deixou marcas terríveis na cidade. Quase trinta anos depois, os amigos voltam a se encontrar para unir forças na nova onda de terror que assombra o local. A Coisa voltou a atacar e eles devem cumprir a promessa que selaram com sangue, quando ainda eram apenas crianças.

IT - A coisa
Clique aqui e confira na Estante Virtual

Carrie, a estranha, de Stephen King

Outra adaptação cinematográfica de bastante sucesso, estreou nos cinemas em 1976. O livro, escrito entre 1973 e 1974, narra a história de Carrie, uma estranha e atormentada adolescente, que é perseguida pelos colegas, professores, por ser impedida pela mãe de levar a vida como as garotas de sua idade. Só que Carrie guarda um segredo: quando ela está por perto, objetos voam, portas são trancadas ao sabor do nada, velas se apagam e voltam a iluminar, misteriosamente – de acordo com as suas emoções. O desenvolvimento da história é bastante conhecido: humilhada no baile de formatura da escola, Carrie se vinga de todos que praticaram bullying com ela.  Só que a vingança acontece de forma tão furiosa e amedrontadora que até hoje permanece como uma das mais chocantes e inovadoras narrativas de terror de todos os tempos.

Carrie, a estranha
Clique aqui e confira na Estante Virtual

O iluminado, de Stephen King

O romance, levado ao cinema por Stanley Kubrick em uma adaptação inesquecível, continua apaixonando (e aterrorizando) novas gerações de leitores. A luta assustadora entre dois mundos, um é o mundo normal e ideial, o outro repleto de poderosas forças malignas. Em O iluminado, quando Jack Torrance, pai de um menino atormentado por essas forças consegue o emprego de zelador no velho hotel, todos os problemas da família parecem estar solucionados. Só que o Hotel Overlook não é um hotel comum, e sim um lugar onde reina a disseminação do mal.

O iluminado
Clique aqui e confira na Estante Virtual

O cemitério, de Stephen King

Louis Creed, um jovem médico de Chicago, acredita que encontrou seu lugar naquela pequena cidade do Maine. Num dos primeiros passeios familiares para explorar a região, conhecem um cemitério no bosque próximo a sua casa. Mas, além dos túmulos há um outro cemitério. Uma terra maligna que atrai pessoas com promessas sedutoras e onde forças estranhas são capazes de tornar real o que sempre pareceu impossível.

O cemitério
Clique aqui e confira na Estante Virtual

O apanhador de sonhos, de Stephen King

Em O apanhador de sonhos, Stephen King cria uma história sobre a verdadeira amizade e a memória. Num texto assustador e emocionante, conduz seus personagens por uma batalha impressionante com o mundo das trevas. Eles ainda eram meninos quando viveram uma experiência que os marcaria para sempre, em Derry, a cidade mal-assombrada do Maine. 

O apanhador de sonhos
Clique aqui e confira na Estante Virtual

Jogo perigoso, de Stephen King

A adaptação desta obra será lançada pela Netflix no dia 29 de setembro. O livro conta história de um misterioso acontecimento, que começa a se desenvolver quando Jessie e Gerald, um casal com problemas no relacionamento, resolvem tentar dar uma nova vida a seu casamento e viajam para uma região isolada no Maine para experimentar um novo jogo sexual, mas que acaba se tornando uma noite de horror.

Jogo perigoso
Clique aqui e confira na Estante Virtual

Sombras da noite, de Stephen King

Neste que foi o primeiro livro de contos já publicado pelo autor Stephen King, ainda é considerado por muitos como a sua verdadeira obra prima. Com 20 contos no total, metade já foi adaptada para a televisão e o cinema. Os cenários descritos por King são familiares e acima de qualquer suspeita — um colégio, uma fábrica, uma lanchonete rodoviária, uma lavanderia, um milharal. Mas no mundo misterioso do autor, qualquer lugar pode ser um território do sobrenatural.

Sombras da noite
Clique aqui e confira na Estante Virtual

Sob a redoma, de Stephen King

A obra, que foi adaptada para a televisão como uma série de sucesso, conta a história de um campo de força que se materializa subitamente em uma cidade do Maine, isolando do resto do mundo as pessoas sob a redoma. O livro narra os conflitos, ações e reações dos presos, que em meio ao caos também se perguntam o que diferencia os que estão dentro dos que estão fora da misteriosa redoma.

Sob a redoma
Clique aqui e confira na Estante Virtual

Escuridão total sem estrelas, de Stephen King

Nesta obra narrada em plena ausência da luz, o mundo de quatro personagens assume formas sombrias, distorcidas e tenebrosas. Em 1922, o agricultor Wilfred e o filho, Hank, precisam decidir do que é mais fácil abrir mão: das terras da família ou da esposa e mãe. Do outro lado está Tess, uma mulher que após ser estuprada e deixada à beira da morte, ela elabora uma vingança que vai deixá-la cara a cara com um lado aterrorizante de si mesma. O outro personagem, Dave Streeter, tem um câncer terminal e faz um pacto com um estranho vendedor. Mas será que para salvar a própria vida vale a pena destruir a de outra pessoa? Os personagens dos quatro contos de Stephen King passam por momentos de escuridão total, quando não existe nada — nem bom senso, piedade, justiça ou estrelas para guiá-los em suas decisões.

Escuridão total sem estrelas
Clique aqui e confira na Estante Virtual

Qual livro de Stephen King é o seu preferido? Conta pra gente!


Quer receber dicas semanais de leitura?

Assine e receba dicas fresquinhas em seu e-mail toda semana.

Thayane Maria

Thayane Maria

Redatora em Estante Virtual
Thayane Maria, jornalista e cinéfila. Além de escrever para o Estante Blog, também mantém o seu blog no Medium: @Msmidnightlover. Vive em eterna busca pelo excêntrico.
Thayane Maria
Comentários

Thayane Maria

Thayane Maria, jornalista e cinéfila. Além de escrever para o Estante Blog, também mantém o seu blog no Medium: @Msmidnightlover. Vive em eterna busca pelo excêntrico.

2 comentários em “10 livros de Stephen King, o mestre do terror

  • 02.10.2017 a 8:54 am
    Permalink

    Zona Morta…diferente..muito bom!

  • 22.09.2017 a 10:27 pm
    Permalink

    Insônia, Desespero, Saco de Ossos, fantásticos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shares