12 livros de cabeceira de grandes escritores

(0 Estrelas - 0 Votos)

Todos nós temos aquele livro que é o mais especial de todos que já lemos – e que nos inspira por toda nossa vida. Com os escritores é a mesma coisa, talvez com um pouco mais de intensidade, já que o produto do seu trabalho é o mesmo. No entanto, os livros preferidos dos autores não servem apenas para inspirá-los, mas também influenciam a escrita e a narrativa de suas próprias obras.

Neste sentido, fizemos uma seleção com os livros que influenciaram alguns dos maiores escritores de todos os tempos. Confira!


  • Ernest Hemingway

Guerra e paz, de Liev Tolstoi

Na edição de 1935, a revista Esquire publicou os 17 livros indicados por Hemingway, no qual o autor listou Guerra e paz como o seu livro favorito. A obra descreve a invasão da Rússia pela frança, focando a história especialmente na antiga aristocracia russa.

Guerra e paz
Clique aqui e confira na Estante Virtual

Madame Bovary, de Gustave Flaubert

Entre os quatro livros prediletos de Hemingway está Madame Bovary, obra originalmente escrita no século XIX, causando um grande escândalo em sua publicação, por narrar a vida de uma mulher que se sente presa no casamento e nos costumes burgueses de sua época.

Madame Bovary
Clique aqui e confira na Estante Virtual

  • Mark Twain

As mil e uma noites, de diversos autores

Twain afirmou que sempre preferiu, desde criança, os épicos. O autor listou As mil e uma noites como seu livro preferido, considerando-o atemporal. A história do sultão que resolve se vingar das mulheres após uma traição, mas acaba seduzido pelas histórias fascinantes de Sherazade, inspirou o autor por toda sua vida.

As mil e uma noites
Clique aqui e confira na Estante Virtual

As viagens de Gulliver, de Jonathan Swift

Twain escolhe outro épico para compor seus preferidos: As viagens de Gulliver. A obra narra a história de Lemuel Gulliver, um médico aventureiro que abandonou sua família para desbravar novas terras, mas depois de passar por naufrágios e tormentas, ele acaba aportando em terras muito estranhas.

As viagens de Guilliver
Clique aqui e confira na Estante Virtual

  • Virginia Woolf

Crime e castigo, de Fiódor Dostoiévski

Virginia Woolf era famosa por suas opiniões fortes – mesmo que as vezes fossem impopulares. Woolf fazia críticas sem piedade a autores que considerava ruins ou mornos, mas também elogiava na mesma intensidade. Na sua opinião, Fiódor Dostoiévski é “obviamente o melhor autor de todos os tempos”. Desta forma, ela cita duas obras do escritor como seus livros de cabeceira. Um deles é Crime e castigo, o qual Woolf indica para aqueles que querem conhecer a obra de Dostoiévski.

Os irmãos Karamazov, de Fiódor Dostoiévski

Apesar da linguagem de Os irmãos Karamazov ser mais complexa e densa do que de Crime e castigo, Virginia Woolf aponta o livro como o seu favorito de todas as épocas. A obra é elogiada por resumir toda a criatividade de Dostoiévski, no qual ele expõe todas a suas “malditas” questões existenciais que tanto o atormentaram – como a degradação moral da humanidade.

os irmãos Karamózov
Clique aqui e confira na Estante Virtual

  • Luis Fernando Veríssimo

O grande Gatsby, de F. Scott Fitzgerald

Considerado por muitos o maior romance norte-americano, O grande Gatsby conquistou também o escritor Luis Fernando Veríssimo. Além de narrar o romance entre o enigmático Jay Gatsby e a bela Daisy, a obra retrata perfeitamente os loucos anos 20, no qual o recente movimento modernista se refletia em festas, relações vazias e excessos de todos os tipos.

O grande Gatsby
Clique aqui e confira na Estante Virtual

O tempo e o vento, de Érico Veríssimo

Além do clássico americano, na literatura nacional a obra que mais influenciou a vida de Luis Fernando Veríssimo foi O tempo e o vento, de Érico Veríssimo.

O tempo e o vento
Clique aqui e confira na Estante Virtual

  • Stephen King

Os versos satânicos, de Salman Rushdie

Fazendo jus ao seu gênero, Stephen King nutre uma grande admiração pela obra controversa do autor indiano Salman Rushdie, Os versos satânicos. O livro conta a história de dois homens que caem do céu para a terra, depois que terroristas explodem o avião em que viajavam.  Ao cair no solo da Inglaterra, sofrem uma metamorfose: um transforma-se em diabo e o outro em um anjo. Entre o leitores o título dividiu opiniões, mas acabou aclamado pela crítica internacional.

Os versos satânicos
Clique aqui e confira na Estante Virtual

As aventuras de Huckleberry Finn, de Mark Twain

Apesar das preferências literárias um tanto polêmicas de Stephen King, ele também listou As aventuras de Huckleberry Finn como seus livros favoritos, que é uma das narrativas mais aclamadas da literatura norte-americana.

As aventuras de Huckleberry
Clique aqui e confira na Estante Virtual

  • J. K. Rowling

Orgulho e preconceito, de Jane Austen

J.K Rowling não esconde a imensa admiração por sua conterrânea, a escritora Jane Austen. A responsável pela criação de Harry Potter aponta Orgulho e preconceito como o seu livro favorito de todos os tempos.

Orgulho e preconceito
Clique aqui e confira na Estante Virtual

Paddy Clarke Ha Ha Ha, de Roddy Doyle

Entre os escritores vivos, J.K Rowling lista o irlandês Roddy Doyle como o seu preferido. O seu livro favorito do autor é Paddy Clarke Ha Ha Ha, um retrato extremamente real e hilário sobre como é a vida difícil de crianças em um subúrbio de Dublin, em meados dos aos 1960 – e de como as dificuldades as transformam em pequenas feras lutando por um lugar autêntico na sociedade.

Roddy Doyle
Clique aqui e confira na Estante Virtual

Das indicações dos autores, qual é a sua obra preferida? Conta pra gente!


Quer receber dicas semanais de leitura?

Assine e receba dicas fresquinhas em seu e-mail toda semana.

Thayane Maria

Thayane Maria

Redatora em Estante Virtual
Thayane Maria, jornalista e cinéfila. Além de escrever para o Estante Blog, também mantém o seu blog no Medium: @Msmidnightlover. Vive em eterna busca pelo excêntrico.
Thayane Maria
Comentários

Thayane Maria

Thayane Maria, jornalista e cinéfila. Além de escrever para o Estante Blog, também mantém o seu blog no Medium: @Msmidnightlover. Vive em eterna busca pelo excêntrico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shares