10 livros que você pode julgar pela capa, segundo nossos leitores

(0 Estrelas - 0 Votos)

Uma seleção de livros indicadas pelos nossos leitores tão interessantes quanto suas capas.

Todos nós já ouvimos aquele velho ditado: não se pode julgar o livro pela capa. E é verdade, em muitas situações nos deixamos levar pela arte e nos decepcionamos com o conteúdo da obra. Por isso, decidimos perguntar para os nossos leitores exatamente o contrário: qual livro que você comprou pela capa e acabou amando a história? A interação gerou inúmeras respostas em todas as nossas redes sociais – e com base nelas selecionamos alguns títulos em que a narrativa vale tanto a pena quanto sua aparência.

Confira!


A volta ao mundo em 80 dias, de Júlio Verne

Neste clássico da literatura, o autor Júlio Verne conta a história de Phileas Fogg, um homem inglês que tinha uma vida regrada e solitária, apesar de ser dono de uma fortuna. Devido a uma aposta com seus amigos de jogo, resolve dar a volta ao mundo em apenas 80 dias, acompanhado apenas de seu fiel empregado.

“Julio Verne …um homem muito além de seu tempo…vale a pena. O mais interessante é que nunca saiu da França. A volta ao mundo em 80 dias é uma das mais famosas, mas ele escreveu outras histórias legais também.” (@murilo_batistaoliveira, via Instagram)

A volta ao mundo em 80 dias
Clique aqui e confira na Estante Virtual

Os homens que não amavam as mulheres, de Stieg Larsson

Os homens que não amavam as mulheres é um enigma. Em 1966, Harriet Vanger, jovem herdeira de uma fortuna some sem deixar vestígios. No dia de seu desaparecimento, o acesso para a ilha onde ela e membros de sua família moravam fechou. Desde então, a cada ano, Henrik Vanger, o patriarca da família, recebe uma flor emoldurada — o mesmo presente que Harriet lhe dava, até desaparecer – ou ser assassinada

“Os homens que não amava as mulheres. A capa antes do lançamento do livro era maravilhosa.” (@gilvania.oliveira.7, via Instagram)

Os homens que não amavam as mulheres
Clique aqui e confira na Estante Virtual

A livraria mágica de Paris, de Nina George

Uma história emocionante sobre amor, perda e o poder dos livros. O livreiro parisiense Jean Perdu sabe exatamente qual livro cada cliente seu deve ler para amenizar os sofrimentos da alma – ele vende romances como se fossem remédios. Infelizmente, o único sofrimento que não consegue curar é o próprio: a desilusão amorosa que o atormenta há 21 anos, desde que sua amada o abandonou enquanto ele dormia. Em um verão, tudo muda e Perdu embarca em uma jornada que o levará de volta ao mundo dos vivos. (@anacarolacr, via Instagram)

A livraria mágica de Paris
Clique aqui e confira na Estante Virtual

O nome do vento, de Patrick Rothfuss

Ninguém sabe ao certo quem é o herói ou o vilão desse universo. Na realidade, essas duas figuras se concentram em Kote, um homem misterioso que se esconde sob a identidade de proprietário da hospedaria Marco do percurso. Da infância numa tribo de artistas itinerantes, passando pelos anos que viveu em uma cidade hostil e pelo interesse de ingressar na escola de magia, O nome do vento acompanha a trajetória de Kote e as duas forças que movem sua vida: o desejo de aprender o mistério por trás da arte de nomear as coisas e a necessidade de reunir informações sobre o Chandriano – os demônios que assassinaram sua família. (@stexxareal, via Instagram)

O nome do vento
Clique aqui e confira na Estante Virtual

Uma história incomum sobre livros e magia, de Lisa Papademetriou

Duas meninas encontram um livro mágico e cada uma delas se envolve em uma história que parece ser contada sozinha. Kai chega ao Texas para visitar sua tia-avó Lavinia – uma senhora extravagante e durona. Do outro lado do oceano, no Paquistão, Leila deseja ser tratada como uma princesa pela família de seu pai e viver fortes emoções. Elas só não fazem ideia de que seus mundos completamente diferentes estão prestes a se chocar graças a este enigmático livro em branco. (@leitora_mineira, via Instagram)

Uma história incomum sobre livros e magia
Clique aqui e confira na Estante Virtual

Olhai os lírios do campo, de Erico Verissimo

Primeiro best-seller de Erico Veríssimo, a obra representou uma guinada na carreira literária do escritor. Eugênio Pontes, moço de origem humilde, se forma como médico e, graças a um casamento por interesse, agora faz parte da elite da sociedade. Nesse percurso é obrigado a virar as costas para a família, deixar de lado antigos ideais humanitários e abandonar a mulher que realmente ama. Olhai os lírios do campo faz o leitor refletir sobre os quais são os reais valores da vida. (@verasangelica, via Instagram)

Olhai os lírios do campo
Clique aqui e confira na Estante Virtual

O verão das bonecas mortas, de Toni Hill

Neste romance policial instigante e com personagens complexos, um protagonista forte e bem construído direciona a trama com a ajuda de personagens secundários muito presentes e que ajudam a iluminar dois mundos diferentes na mesma cidade: pessoas ricas e privilegiadas em contraste com o universo do tráfico de mulheres e ladrões.

O verão das bonecas mortas, de Toni Hill. Ótimo livro policial.” (Bruna Boaretto Pelarin, via Facebook)

O verão das bonecas mortas
Clique aqui e confira na Estante Virtual

Extraordinário, de R. J. Palacio

August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome cuja sequela é uma severa deformidade facial. Por isso, ele nunca havia frequentado uma escola de verdade… até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, ainda mais quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o ano letivo em um colégio de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência, ele é um menino igual a todos os outros. De forma brilhante, na contracapa da obra está alerta aos desavisados: não julgue um livro pela capa – ou não julgue um menino pela cara.

“Extraordinário – em cuja contracapa há inclusive um jogo com a expressão: Não julgue um livro pela capa.”(Karen Calonaci, via Facebook)

Extraordinário
Clique aqui e confira na Estante Virtual

A menina que roubava livros, de Markus Zusak

Liesel Meminger encontrou a morte três vezes. E conseguiu sair viva das três ocasiões. Desde o início de sua vida numa área pobre de Molching, na Alemanha, ela precisou achar formas de convencer a si mesma do sentido de sua existência. Horas depois de ver seu irmão morrer no colo da mãe, a menina foi largada para sempre aos cuidados de Hans e Rosa Hubermann, um pintor desempregado e uma dona-de-casa impaciente. Ao entrar na nova casa, Liesel trouxe escondido na mala um livro, O manual do coveiro, que em um momento de distração, o coveiro que enterrou seu irmão o deixou cair na neve – este foi o primeiro dos vários livros que Liesel roubaria ao longo dos quatro anos seguintes.

“A menina que roubava livros. Muito bom. Atá o filme eu já assisti. Mais emocionante ainda.” (Antonio Carlos Rocha, via Facebook)

A menina que roubava livros
Clique aqui e confira na Estante Virtual

A ira dos anjos, de Sidney Sheldon

Jennifer Baker, filha de um advogado do interior, realiza o sonho de sua vida: ela ingressa na Promotoria de Manhattan, com muita disposição para lutar contra a injustiça. A ascensão de sua carreira dura pouco – tempo suficiente apenas para cair em uma cilada durante o primeiro julgamento do qual ela participa. (Laiani Paula Lima, via Facebook)

A ira dos anjos
Clique aqui e confira na Estante Virtual

Qual livro que você julgou pela capa e amou a história? Conta pra gente!


Quer receber dicas semanais de leitura?

Assine e receba dicas fresquinhas em seu e-mail toda semana.

Thayane Maria

Thayane Maria

Redatora em Estante Virtual
Thayane Maria, jornalista e cinéfila. Além de escrever para o Estante Blog, também mantém o seu blog no Medium: @Msmidnightlover. Vive em eterna busca pelo excêntrico.
Thayane Maria
Comentários

Thayane Maria

Thayane Maria, jornalista e cinéfila. Além de escrever para o Estante Blog, também mantém o seu blog no Medium: @Msmidnightlover. Vive em eterna busca pelo excêntrico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shares