5 obras de Goethe que você deveria ler

(0 Estrelas - 0 Votos)

Um dos maiores escritores da era romântica, Goethe foi acima de tudo um pensador.

Johann Wolfgang Von Goethe nasceu em Frankfurt, Alemanha, em 28 de agosto de 1749. Quando criança, passou a maior parte de sua infância em meio aos livros da grandiosa biblioteca de seu pai, que abrigava mais de dois mil livros. O jovem Goethe foi educado cercado de todas as formas de arte e conhecimento que estavam ao seu alcance – recebeu aulas de inglês, francês, italiano, grego, latim, ciências, religião e música.

Apesar de ter se formado em Direito, o autor nutria pouco interesse no curso, o que o levou a concentrar toda sua energia em sua vida universitária e boêmia, o que logo trouxe consequências: Goethe foi contaminado pela tuberculose e por causa da doença acabou voltando para a casa dos pais. No entanto, ele usufruiu de seu período de recuperação de forma bastante criativa – o autor começou a escrever suas primeiras poesias, a maioria baseada em suas próprias experiências. Uma delas foi a paixão que Goethe sentiu pela jovem Charlotte Buff, noiva de um amigo, uma situação que o levou a escrever uma das maiores obras do romantismo, o livro Os sofrimentos do jovem Werther.

Em homenagem ao seu aniversário, fizemos uma seleção com suas obras mais importantes para a literatura. Confira!


Os sofrimentos do jovem Werther, de Goethe

Esta obra tornou-se um clássico do romantismo, por conta da sua narrativa que traduz com grande maestria os sentimentos mais obscuros da natureza humana, além de mostrar como uma paixão sem reciprocidade pode multiplicar o sensação de vazio e indiferença com o mundo. Na época do seu lançamento, Os Sofrimentos do Jovem Werther causou um efeito dominó de suicídios na Europa, o que levou o caso a ser estudado pela psicanálise, que por sua vez nomeou o surto de Efeito Werther – uma referência ao personagem do livro, caracterizado por seus desejos suicidas. O Efeito Werther, este comportamento suicida, também pode ser visto nas mortes de ícones da cultura pop, como Kurt Cobain e Marilyn Monroe.

Goethe
Clique aqui e confira na Estante Virtual

Fausto, de Goethe

Inspirando por um antigo personagem das tragédias gregas, Goethe criou um dos livros mais peculiares da literatura. Nesta obra, Goethe une suas fantasias góticas e seu famoso flerte com o lado obscuro da vida, com a razão e a ciência.

Fausto, de Goethe
Clique aqui e confira na Estante Virtual

Pintura do autor, Johann Wolfgang von Goethe

Os anos de aprendizado de Wilhelm Meister, de Goethe

Considerado um dos maiores retratos da sociedade do seu tempo, esta obra acompanha a trajetória de Wilhelm Meister, um jovem que sai em busca busca da plenitude de sua própria vida. Atraído pela arte, o jovem abandona o ambiente burguês em que foi criado, torna-se poeta e resolve viajar pela Alemanha, um lugar onde ele conhece a diversidade existente humana e vive várias experiências amorosas.

Goethe
Clique aqui e confira na Estante Virtual

As afinidades eletivas, de Goethe

Goethe escreveu esta obra no ano de 1809, partindo do principio químico na qual dois elementos agregados se separam para poder se unir a dois novos elementos. Goethe cria um paralelo entre a lei química e o amor, retratando a história de dois amantes que se atraem por substâncias de propriedades idênticas.

As afinidades eletivas, de Goethe
Clique aqui e confira na Estante Virtual

Trilogia da paixão, de Goethe

Esta obra se trata de uma espécie de diário afetivo de Goethe, na qual ele conta a sua própria experiência ao se apaixonar, aos 74 anos, por uma jovem de 19. Depois de a cortejar algum tempo, Goethe a pede em casamento, mas é rejeitado. A decepção, em vez de abatê-lo, o levou a escrever Trilogia da paixão.

Trilogia da paixão, de Goethe
Clique aqui e confira na Estante Virtual

Qual obra de Goethe é a sua preferida? Conta pra gente!


Quer receber dicas semanais de leitura?

Assine e receba dicas fresquinhas em seu e-mail toda semana.

Thayane Maria

Thayane Maria

Redatora em Estante Virtual
Thayane Maria, jornalista e cinéfila. Além de escrever para o Estante Blog, também mantém o seu blog no Medium: @Msmidnightlover. Vive em eterna busca pelo excêntrico.
Thayane Maria
Comentários

Thayane Maria

Thayane Maria, jornalista e cinéfila. Além de escrever para o Estante Blog, também mantém o seu blog no Medium: @Msmidnightlover. Vive em eterna busca pelo excêntrico.

Um comentário em “5 obras de Goethe que você deveria ler

  • 30.08.2017 a 5:28 pm
    Permalink

    Companheiros de viajem e Conversações com Goethe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shares