7 livros para conhecer mais do universo de Ray Bradbury

O autor do clássico Fahrenheit 451 criou uma obra literária repleta de títulos que abordam distopias e ficção científica.

Ray Bradbury é conhecido principalmente pelo seu trabalho mais famoso, Fahrenheit 451, mas sua obra não se limita apenas a este título. O autor é consagrado dentro do gênero da fantasia, estabelecendo sua carreira na chamada Era de Ouro da literatura de ficção, período no qual as maiores histórias foram publicadas, causando grande impacto tanto na mídia quanto no público.

Bradbury nasceu no dia 22 de agosto de 1920, em Illinois, nos Estados Unidos. Apesar de não ter completado seus estudos, ele trilhou seu caminho na literatura como autodidata. Foi fascinado pela ideia de universos alternativos que desafiavam a mentalidade de sua época. Os primeiros manuscritos do autor são datados em 1931, quando ele tinha apenas 11 anos de idade.

Ele foi um leitor ávido desde cedo, elegendo Edgar Allan PoeJúlio Verne como suas maiores influências. Suas obras foram consideradas percursoras e algumas foram adaptadas diversas vezes para o cinema, televisão e revistas em quadrinhos. Fizemos uma seleção com 7 livros do escritor que você precisa conhecer. Confira!


Fahrenheit 451, de Ray Bradbury

Neste clássico, considerado por muitos como uma previsão de um futuro quase apocalíptico, Fahrenheit 451 é uma obra que condena não só a opressão anti-intelectual nazista, mas todo o cenário da década de 1950, em uma sociedade opressiva e comandada pelo autoritarismo do mundo pós-guerra. O livro descreve um governo totalitário, em um futuro próximo, que proíbe qualquer livro ou tipo de leitura, prevendo que as leituras possam estimular o pensamento e fazer com que o povo se rebele contra o status quo.

Ray Bradbury
Clique aqui e confira na Estante Virtual

As crônicas Marcianas, de Ray Bradbury

Publicadas originalmente em revistas de pulp fiction no final dos anos 1950, as crônicas marcianas foram reunidas e interligadas. As crônicas acabaram formando um panorama imaginário da chegada do homem a Marte e da colonização do planeta pela espécie humana.

As crônicas marcianas, de Ray Bradbury
Clique aqui e confira na Estante Virtual

Morte é uma transação solitária, de Ray Bradbury

O primeiro romance policial do autor traz a evocação de uma época e um lugar: a Califórnia da década de 1940, com sua energia boêmia e pessoas excêntricas. Ao redor do cais, um velho parque de diversões está sendo demolido e a morte ronda por toda a parte: o primeiro de vários corpos é encontrado na jaula do leão.  Com toda esta magia, é um livro único e assustadoramente fascinante, daqueles que permanecem no imaginário do leitor por muito tempo.

Morte é uma transição solitária, de Ray Bradbury
Clique aqui e confira na Estante Virtual

Os frutos dourados do sol, de Ray Bradbury

Em lugar das viagens interestelares, das guerras entre mundos e entre robôs, Bradbury apresenta aqui a poesia do fantástico, os detalhes do cotidiano e a reflexão sobre a dimensão da liberdade humana. O futuro torna-se uma ferramenta poderosa de expansão da mente.

Ray Bradbury
Clique aqui e confira na Estante Virtual

A cidade inteira dorme e outros contos breves, de Ray Bradbury

Ray Bradbury é um escritor que usa as convenções da fantasia para tornar nosso fantasmas cada vez mais reais. Nas narrativas incluídas nesta obra, o autor oscila entre o terror psicológico, as alegorias mágicas e a invenção de mundos alternativos.

A cidade inteira dorme, de Ray Bradbury
Clique aqui e confira na Estante Virtual

Algo sinistro vem por aí, de Ray Bradbury

Nesta livro, que é considerado um dos grandes clássicos do autor – narra uma história de horror, magia e poesia na qual dois garotos precisam enfrentar criaturas ameaçadoras dentro de um misterioso parque de diversões que parece perdido entre os limites do tempo e espaçoA abordagem de temas como vaidade humana e a insatisfação, mostra que uma história de terror pode ser brilhantemente profunda no plano psicológico e filosófico, e reveladora quanto as lições de vida que pregam.

Algo sinistro vem por aí, de Ray Bradbury
Clique aqui e confira na Estante Virtual

Um cemitério para lunáticos, de Ray Bradbury

Esta obra leva o leitor em um mergulho na fantasia, no misticismo e no irreal, na qual traz um leque repleto de referências a artistas reais do cinema. O livro narra a história de um roteirista famoso na noite de halloween se envolve, junto com a equipe de seu filme, em um mistério que ronda a Hollywood dos anos 50: o aparecimento do cadáver de um dos mais poderosos estúdios de cinema, que morreu vinte anos antes. Ou não?

Um cemitério para lunáticos
Clique aqui e confira na Estante Virtual

 


Qual é o seu livro preferido do autor? Conta pra gente e participe da conversa!


Quer receber dicas semanais de leitura?

Assine e receba dicas fresquinhas em seu e-mail toda semana.

Thayane Maria

Thayane Maria

Redatora em Estante Virtual
Thayane Maria, jornalista e cinéfila. Além de escrever para o Estante Blog, também mantém o seu blog no Medium: @Msmidnightlover. Vive em eterna busca pelo excêntrico.
Thayane Maria
Comentários

Thayane Maria

Thayane Maria, jornalista e cinéfila. Além de escrever para o Estante Blog, também mantém o seu blog no Medium: @Msmidnightlover. Vive em eterna busca pelo excêntrico.

Um comentário em “7 livros para conhecer mais do universo de Ray Bradbury

  • 27.08.2017 a 7:18 pm
    Permalink

    Bela matéria, vlw !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shares