7 livros para quem ama Fotografia

Para celebrar o Dia Mundial da Fotografia confira as principais obras sobre o tema.

Engana-se quem pensa que para tirar uma boa foto basta ter em mãos uma câmera de qualidade e estar de frente para uma bela paisagem. Trata-se de algo muito mais complexo que isso. Além do equipamento necessário e da iluminação ideal, a parte essencial está – literalmente – nas mãos de quem faz o clique.

O ponto de vista do fotógrafo desempenha um papel decisivo no resultado final e, para isto, quem está por trás das câmeras precisa saber mesclar com maestria criatividade, emoção e aptidão técnica. Desde o seu surgimento no século XIX, a fotografia tornou-se muito mais do que um documento em imagem de um momento – é um instrumento que retrata identidades, expressões culturais e representa a existência.

Inúmeras obras já foram publicadas sobre o tema, portanto, selecionamos sete livros sobre fotografia que todo amante desta arte precisa ler. Confira!


Outras Américas, de Sebastião Salgado 

Outras Américas registra os povos indígenas da América Latina, é o resultado de um trabalho realizado por um dos maiores fotógrafos do mundo, o brasileiro Sebastião Salgado, que percorreu o litoral do Nordeste brasileiro até as montanhas do Chile, Bolívia, Peru, Equador, Guatemala e por fim México. Sebastião Salgado cria uma narrativa visual que leva o leitor a constatar: é indiscutível a beleza das fotos, mas é terrível o mundo que elas retratam.

Outras américas, de Sebastião Salgado
Clique aqui e confira na Estante Virtual

Sobre fotografia, de Susan Sontag 

Publicado no Brasil originalmente em 1983, este livro reúne seis ensaios escritos pela romancista e filósofa Susan Sontag que analisa a fotografia como um fenômeno da civilização, desde o o seu surgimento, no século XIX.

Sobre Fotografia, de Susan Sontag
Clique aqui e confira na Estante Virtual

Como ler uma fotografia, de Richard Salkeld

Uma imagem vale mais do que mil palavras. Esta frase nunca teve tanto significado quanto no momento atual da sociedade. Vivemos em um mundo cada vez mais saturado de imagens e é justamente por isso que devemos entender como e por que uma fotografia funciona e o seu significado. É urgente entendermos o papel fundamental que a fotografia tem na sociedade atual e em nosso ambiente cotidiano. Como ler uma fotografia ajuda o leitor neste processo.

Como ler uma fotografia
Clique aqui e confira na Estante Virtual

Gênesis, de Sebastião Salgado 

Gênesis é um projeto pessoal do fotógrafo Sebastião Salgado, organizado geograficamente em cinco capítulos: Planeta do Sul, Santuários, África, Espaços do Norte, Amazônia e Pantanal.  São retratadas as espécies animais e vulcões das ilhas Galápagos, pinguins, leões-marinhos, biguás e as baleias da Antártida e no Atlântico Sul. Além disso, jacarés e onças brasileiras, leões africanos, leopardos e elefantes, tribos isoladas no meio da selva amazônica, as pessoas da Idade da Pedra Korowai de Papua Ocidental, nômades agricultores no Sudão, deserto do Saara, rios amazônicos, as ravinas do Grand Canyon, as geleiras do Alasca e além. Com tamanha dedicação a este trabalho, Salgado resume Gênesis em uma frase: ” a minha carta de amor para o planeta terra.

Gênesis, de Sebastião Salgado
Clique aqui e confira na Estante Virtual

Tête à tête, de Henri Cartier-Bresson 

Henri Cartier-Bresson é considerado o maior fotojornalista de todos os tempos. No entanto, Bresson foi muito além da fotografia jornalística. Esta obra reúne uma seleção de retratos feitos pelo fotógrafo ao longo setenta anos. Desde pessoas anônimas até personalidades que influenciaram o mundo como Pablo Picasso, Truman Capote, Marilyn Monroe, Coco Chanel, Jean-Paul Sartre, Carl Jung, e Che Guavara. A obra traz ainda uma seleção de desenhos a lápis assinados pelo fotógrafo, além de auto-retratos raros.

Tête à tête, de Henri
Clique aqui e confira na Estante Virtual

Fotografia básica, de Michael Langford 

Em uma obra extremamente pedagógica e frequentemente indicada para estudantes e cursos de fotografia, Michael Langford  traz capítulos resumidos que permitem uma revisão e uma aprendizagem eficazes, que conduzem a uma aproximação clara aos princípios essenciais da fotografia. São neles que se baseiam a grande sabedoria desta arte, como se poderá ser visto nas imagens de grandes fotógrafos que são mostrados para estudo, como Bill Brandt, Henri-Cartier-Bresson, Edward Weston e David Hockney.

Fotografia Básica
Clique aqui e confira na Estante Virtual

Entre arte e ciência: a fotografia na antropologia, de Sylvia Caiuby Novaes 

Os ensaios que compõem esta obra discorrem sobre a linha tênue entre a antropologia e a fotografia. Para a autora Sylvia Caiuby Novaes, os artigos nesta coletânea apontam os pontos de aliança entre antropologia e fotografia, evidenciando a razão do encantamento mútuo entre antropólogos e fotógrafos, unidos pelo desejo de conexão entre arte, conhecimento, história e informação. Através da fotografia é possível se aprofundar na densidade das etnias, pelo uso de outras formas narrativas que não apenas o discurso científico verbal tão comum.

Entre arte e ciência
Clique aqui e confira na Estante Virtual

 Acrescentaria mais algum livro para a lista? Deixe sua opinião!


Quer receber dicas semanais de leitura?

Assine e receba dicas fresquinhas em seu e-mail toda semana.

 
Thayane Maria

Thayane Maria

Redatora em Estante Virtual
Thayane Maria, jornalista e cinéfila. Além de escrever para o Estante Blog, também mantém o seu blog no Medium: @Msmidnightlover. Vive em eterna busca pelo excêntrico.
Thayane Maria
Comentários

Thayane Maria

Thayane Maria, jornalista e cinéfila. Além de escrever para o Estante Blog, também mantém o seu blog no Medium: @Msmidnightlover. Vive em eterna busca pelo excêntrico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shares