10 canais no YouTube para quem é fã de literatura

Conheça os booktubers, a nova cara dos clubes de leitura.

Quem é leitor ávido sabe como é terrível a sensação de terminar uma história e não ter com quem compartilhá-la. Por conta disto, os clubes de leitura existem há anos e se misturam com a história da literatura. Com toda a tecnologia e velocidade do mundo digital, tornou-se cada vez mais difícil que estas reuniões literárias entre amigos aconteçam.

No entanto, algumas pessoas encontraram no YouTube um espaço para compartilhar essas resenhas com um grupo bem maior de amigos. Os booktubers, uma derivação de youtubers, são internautas que utilizam a plataforma para postar vídeos falando sobre as histórias que leem, dão dicas de escrita, criam resenhas e principalmente provam que é possível conectar pessoas aos livros – mesmo em uma sociedade que anda tão conectada com outros dispositivos, como celulares. Veja os canais!


Pam Gonçalves

Com mais de 200 mil seguidores, este canal foi resultado de uma migração de plataforma da booktuber Pam, que já mantinha um blog literário desde 2009, no qual compartilhava suas leituras. Além de fazer resenhas sobre livros, os vídeos do canal também oferecem dicas de escrita para todos que desejam se aperfeiçoar.


 Tatianagfeltrin

Criado em 2007, o canal Tiny Little Things, da tradutora e intérprete Tatiana Feltrin, acumula em quase uma década mais de 20 milhões de visualizações.  Segundo Tatiana, ela encontrou no YouTube um espaço para compartilhar seu amor pelos livros e gerar incentivo a leitura a todos seus seguidores, que não são poucos. Por conta da popularidade, o canal literário tornou-se referência para todos que são leitores apaixonados.


Ler Antes de Morrer 

Criado pela jornalista Isabella Lubrano, a meta do canal é ler 1001 livros e fazer uma resenha de cada um deles. E, claro, compartilhar tudo isso com os seus mais de 100 mil seguidores.


Aione Simões

A vontade de trocar experiências literárias com outros leitores foi o que levou Aione a criar o canal Minha Vida Literária, que promete vídeos novos todas as segundas e quintas para todos os mais de 20 mil fãs do canal.


Andréa Fundo Falso

No começo, a intenção era de apenas de complementar o blog de Andréa, a criadora do canal. Mas com o crescimento do número de seguidores, a booktuber passou a gostar cada vez mais de compartilhar vídeos e hoje o seu espaço na plataforma conta com mais de 10 mil inscritos.


Nuvem Literária por Ju Cirqueira

 

A booktuber Juliana Cirqueira, formada em Letras e pós-graduada em tradução da língua inglesa, criou o canal para compartilhar com todos suas vivências através da leitura. Segundo ela, sempre foi apaixonada por livros, fotografia e edição, mas apenas em 2013 resolveu unir o útil ao agradável e criar o canal – que atualmente é acompanhado por quase 90 mil pessoas no YouTube.


Literature-se

 

Com mais de 80 mil inscritos, o Literature-se é um canal criado por uma estudante de literatura movida pela necessidade de compartilhar com o mundo a sua maior paixão: os livros! Além disso, o canal irá sortear 70 livros quando chegar ao número de 70 mil inscritos. Portanto, corre lá e participe!


Eduardo Cilto / Perdido Nos Livros 

Um dos canais literários mais populares do YouTube, o Perdido nos Livros foi criado com o objetivo de incentivar o hábito da leitura entre os jovens através de vídeos cheios de criatividade e bom humor. Além de literatura, o booktuber Eduardo Cilto fala sobre filmes, séries, músicas e muito mais – mas sempre com um toque literário.


Paola Aleksandra 

 

A criadora, Paola Aleksandra, iniciou o seu canal em 2011 e atualmente conta com mais de 80 mil inscritos. A booktuber também fala em seus vídeos sobre moda, filmes e cultura em geral – mas sempre com um contexto literário no meio de todos os assuntos.


Cabine Literária 

Com a promessa de entregar literatura com personalidade, o Cabine Literária posta um vídeo novo toda a semana aborda tudo que envolva o universo literário, desde resenhas até dicas para novos escritores.


Já conferiu algum desses canais? Deixe sua opinião e participe da conversa!


Quer receber dicas semanais de leitura?

Assine e receba dicas fresquinhas em seu e-mail toda semana.

Thayane Maria

Thayane Maria

Redatora em Estante Virtual
Thayane Maria, jornalista e cinéfila. Além de escrever para o Estante Blog, também mantém o seu blog no Medium: @Msmidnightlover. Vive em eterna busca pelo excêntrico.
Thayane Maria
Comentários

Thayane Maria

Thayane Maria, jornalista e cinéfila. Além de escrever para o Estante Blog, também mantém o seu blog no Medium: @Msmidnightlover. Vive em eterna busca pelo excêntrico.

Um comentário em “10 canais no YouTube para quem é fã de literatura

  • 10.09.2017 a 7:53 pm
    Permalink

    Gostei da lista e recomendo outros canais que acompanho e também são muito bons: como o LidoLendo; o Livrada; e Las hojas muertas y otras hojas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shares