14 livros essenciais para quem deseja estudar literatura

Conheça os livros mais importantes para quem deseja mergulhar de cabeça na literatura.

A literatura é vasta e sem limites de criatividade, tempo ou espaço e talvez por isso tenha tantos fãs fiéis pelo mundo. Alguns amam tanto a experiência de poder vivenciar emoções diferentes através da leitura, que desejam trabalhar profissionalmente com ela. No entanto, para se especializar em Literatura, é preciso mergulhar de cabeça em seu universo – que é grandioso não só em peculiaridades e significados, mas também é numeroso em termos de quantidade de livros, autores e estilos que precisam ser estudados. Conversamos com alunos da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), para saber quais são os livros essenciais para quem deseja estudar, apreciar ou até mesmo começar a conhecer o universo literário. A partir do depoimento deles, criamos a lista abaixo com algumas das principais obras.

Confira!


Ilíada, de Homero

Esta obra é um épico grego que narra os acontecimentos do último ano da guerra de Tróia, detalhando toda a cólera de Aquiles.

Ilíada - Romero
Clique aqui e confira na Estante Virtual

Missa do galo, de Machado de Assis

O conto é narrado em primeira pessoa pelo jovem Nogueira, um rapaz de 17 anos que veio ao Rio de Janeiro para estudar e é um observador nato. Hospeda-se na casa do escrivão Meneses, viúvo de uma prima sua, que agora é casado com Conceição, uma mulher de temperamento moderado, sem extremos, nem grandes lágrimas, nem grandes risos. Meneses mantém um relacionamento extraconjugal e, uma vez por semana se encontra com a amante. Conceição, sua esposa, tem conhecimento deste relacionamento e se mostra submissa. Os diálogos com forte teor sexual entre os personagens são características marcantes do autor, Machado de Assis.

Missa do Galo - Machado de Assis
Clique aqui e confira na Estante Virtual

A hora da estrela, de Clarice Lispector

A hora da estrela é um romance sobre desamparo. A autora, Clarice Lispector, narra versos alternados entre a realidade e o delírio, enquanto coloca para fora de seu peito todo o seu sofrimento.

A hora da estrela - Clarice Lispector
Clique aqui e confira na Estante Virtual

A metamorfose, de Franz Kafka

Esta é a obra mais celebrada de Franz Kafka e uma das mais importantes de toda a história da literatura. A narrativa coloca o leitor diante de um caixeiro-viajante que se transforma em inseto monstruoso. A partir daí, a história é narrada com um realismo que associa o absurdo e o senso de humor diante de tragédias, de forma grotesca e cruel, tal como na condição humana.

A metamorfose - Franz Kafka
Clique aqui e confira na Estante Virtual

Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis

Esta obra foi um divisor de águas na vida de Machado de Assis. A história da celebração póstuma de um homem que acredita que sua vida não teve significado algum, em um primeiro momento causou estranheza na crítica. No entanto, com o tempo o humor negro de Machado de Assis foi devidamente reconhecido, tornando-o um dos maiores autores do Brasil e do mundo.

Memórias Póstumas de Brás Cubas - Machado de Assis
Clique aqui e confira na Estante Virtual

Estrutura da língua portuguesa, de Joaquim Mattoso Camara Jr.

Estrutura da língua portuguesa foi feita baseada em 10 artigos sucessivos do autor e algumas considerações sobre problemas de Linguística. Todo seu estudo e análise está reunido nesta edição única para todos aqueles que desejam se aprofundar nas raízes da língua portuguesa.

Estrutura da Língua Portuguesa - Joaquim Mattoso
Clique aqui e confira na Estante Virtual

História concisa da literatura brasileira, de Alfredo Bosi

O autor, que é professor titular de Literatura Brasileira na USP, traz esta obra – que é consagrada pelo publico universitário – a melhor análise literária brasileira. Divida em oito partes, respectivamente dedicadas à condição colonial, ao Barroco, à Arcádia e Ilustração, ao Romantismo, ao Realismo, ao Pré-Modernismo e Modernismo e às tendências contemporâneas, este livro dá, de cada um desses momentos, uma apreciação de suas características principais e um estudo de seus principais autores.

História concisa da literatura brasileira - Alfredo Bosi
Clique aqui e confira na Estante Virtual

A paixão segundo G. H. , de Clarice Lispector

A protagonista de Clarice Lispector, G.H., sai de sua rotina civilizada e se lança para fora do humano. Ela vê sua condição de dona de casa e mãe como uma selvagem. Clarice escreve: “Provação significa que a vida está me provando. Mas provação significa também que estou provando. E provar pode ser transformar numa sede cada vez mais insaciável.”

A paixão segundo G.H - Clarice Lispector
Clique aqui e confira na Estante Virtual

Madame Bovary, de Gustave Flaubert

Esta obra é considerada o maior romance de todos os romances. Marcada pelo estilo realista, causou escândalo quando foi lançado, na França, em 1857. Causou tanto impacto social, que acabou resultando em um novo termo na psicologia, o bovarismo, que foi baseado na personalidade controversa da personagem principal.

Madame Bovary
Clique aqui e confira na Estante Virtual

Édipo rei, de Sófocles

Esta peça de teatro grega narra a tragédia da família de Édipo, por conta de uma profecia que dizia que Édipo irá matar o seu pai e casar com a sua mãe. A influência social desta obra foi tão grande, que foi criado um termo na psicologia chamado o complexo de Édipo.

Édipo Rei - Sófocles
Clique aqui e confira na Estante Virtual

O grande Gatsby, de F. Scott Fitzgerald

Nesta obra, é contada a história de Jay Gatsby, um homem que é conhecido por dar grandes festas em sua casa, repleta de celebridades e políticos. Porém, a sua identidade é desconhecida. Este livro de Fitzgerald é considerado um dos maiores clássicos da literatura mundial e fala sobre amor, honestidade, destino e amizade.

O grande gatsby
Clique aqui e confira na Estante Virtual

O retrato de Dorian Gray, de Oscar Wilde

Nesta obra consagrada, é contada a história de um personagem que leva uma vida dupla, mantendo uma aparência de virtude enquanto se entrega a um hedonismo extremado. Com grande apelo atemporal e universal, sua trama se vale de alguns dos traços que caracterizam a melhor literatura de sua época, como a presença de grandes reflexões filosóficas, além do senso de humor sagaz e do sarcasmo implacável característicos do autor, Oscar Wilde.

O retrato de dorian gray - Oscar Wilde
Clique aqui e confira na Estante Virtual

Antígona, de Sófocles

Antígona é muito mais do que uma tragédia grega. A filha de Édipo, que é o fruto do incesto e da maldição que pesa sobre sua linhagem, entra em uma cruel e e piedosa luta para enterrar o corpo de seu irmão.

Antígona - Sófocles
Clique aqui e confira na Estante Virtual

Formação da literatura brasileira, de Antonio Candido

Este obra apresenta o estudo de dois períodos de nossa literatura, Arcadismo e Romantismo, considerados pelo autor decisivos para a formação do sistema literário. Este modo de ver diverge da historiografia tradicional, porque adota como critério classificatório a constituição da literatura como atividade regular na sociedade, não como expressão de algum sentimento nacional.

Antonio Candido - Formação da Literatura Brasileira
Clique aqui na Estante Virtual

Acrescentaria algum outro livro para o estudo da literatura? Contem pra gente!

Veja mais livros universitários clicando na imagem abaixo:

Volta ás aulas universitárias
Clique aqui e confira na Estante Virtual

LEIA TAMBÉM: http://blog.estantevirtual.com.br/2017/07/11/14-livros-essenciais-para-estudar-psicologia/

Thayane Maria

Thayane Maria

Redatora em Estante Virtual
Thayane Maria, jornalista e cinéfila. Além de escrever para o Estante Blog, também mantém o seu blog no Medium: @Msmidnightlover. Vive em eterna busca pelo excêntrico.
Thayane Maria

Quer receber dicas semanais de leitura?

Assine e receba dicas fresquinhas em seu e-mail toda semana.

Comentários

Thayane Maria

Thayane Maria, jornalista e cinéfila. Além de escrever para o Estante Blog, também mantém o seu blog no Medium: @Msmidnightlover. Vive em eterna busca pelo excêntrico.

7 comentários em “14 livros essenciais para quem deseja estudar literatura

  • 15.09.2017 a 11:40 pm
    Permalink

    As indicações são boas, coincido com quase todas, mas para mim faltou uma obra mestra da Literatura: “Cem anos de solidão” do Gabriel García Márquez. Imperdível.

  • 15.09.2017 a 12:16 am
    Permalink

    Humildemente eu acrescentaria O Velho e o Mar de Hemingway, um dos livros mais tocantes que já li.

  • 10.09.2017 a 10:47 am
    Permalink

    “Viva o Povo Brasileiro” de João Ubaldo Ribeiro obra prima da nossa história numa linguagem moderna e coloquial nos faz entender quem somos.
    Indico e recomendo.

  • 03.09.2017 a 9:44 am
    Permalink

    Italo Calvino tem um livro chamado “Por que ler os clássicos”. Lá ele procura, primeiramente, definir o que seria um clássico. Depois escreve algumas páginas de cada um dos livros que ele considerou um clássico. São 35 livros comentados. Conheça como odisseia, passa por Voltaire, Diderot, Stendhal,Balzac, Dickens, Twain, Pasternak, Entre outros, e inclui também Borges, Dostoiévski e Kafka.

  • 22.08.2017 a 1:43 am
    Permalink

    Quantos comentarios…eu comecei o curso nessa escola mas tive que interromper…estava otimo por sinal
    Eu gostei da luta porque eh diversificada e nao tem as respostas de sempre. Quanto a moby dick. Alguem falou em moby dick? Eu achei a coisa mais gay do mundo e nao consegui ler. E olha que eu nao tenho nada contra literatura gay.

  • 11.08.2017 a 4:14 pm
    Permalink

    Indicaria numa lista particular A guerra dos bixos
    Admirável mundo novo
    O conto da ilha desconhecida
    Eu Robô
    O senhor das moscas…

  • 11.08.2017 a 9:14 am
    Permalink

    A lista é Boa, mas faltam outros que são cinco estrelas. ENEIDA, de Vergílio, não pode ficar fora. E Guimarães Rosa? É uma sugestão difícil e complicada. Falar de clássicos sempre termina com reticências…. há sempre outros…e tantos mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shares