7 livros sobre artes que vão inspirar você

Nos 127 anos da morte de Van Gogh, criamos uma lista com livros que abrem portas para as artes.

Segundo Oscar Wilde, a vida imita a arte muito mais do que a arte imita a vida. Mas, sabemos que a linha é tênue entre qual parte tem maior influência na outra. Um dos artistas mais que mais andou na corda bamba entre a arte e a realidade foi Vincent Van Gogh, que retratou na maioria de suas obras o seu sofrimento e o agravamento da sua loucura – ao mesmo tempo que sua arte influenciava seu estado emocional. No dia 27 de julho de 1890, segundo versões oficiais, Van Gogh se suicidou com um tiro e morreu dois dias depois. No entanto, existem versões recentes que afirmam que o pintor foi atingido acidentalmente por duas crianças que brincavam com uma pistola. Van Gogh foi percussor em movimentos como o pós-impressionismo, o expressionismo e a arte abstrata e, apesar de não ter tido seu trabalho reconhecido em vida, o pintor tornou-se um ícone artístico com grande relevância até os dias de hoje.

Em vista disso, preparamos uma lista com os livros mais importantes para quem deseja saber mais sobre a história da arte. Confira!


Esta obra, que é vista como a melhor forma de introdução ao mundo da arte, mostra desde as pinturas rupestres da pré-história até a arte experimental dos dias de hoje. A evolução da pintura é vista como o pano de fundo dos diversos estilos de arquitetura que vemos hoje. Além disso, a psicologia por trás das artes visuais é detalhadamente analisada.

A história da arte - E. H. Gombrich
Clique aqui e confira na Estante Virtual

Esta obra serve como um guia sobre diversas imagens que compõem nossa memória artística. Organizado cronologicamente, o livro traça um panorama da evolução artística em seus variados estilos e movimentos, apresentando as obras mais marcantes e influentes da pintura, da escultura, da arte conceitual e da performática.  Além disso, contém mais de 1.100 ilustrações coloridas de obras-primas.

Tudo sobre arte - Stephen Farthing
Clique aqui e confira na Estante Virtual

Esta obra é uma espécie de enciclopédia das artes de todos os tempos. Desde os primórdios da civilização até a era contemporânea, o conceito e a arte são analisados de forma clara e compreensível até mesmo para os leigos.

O mundo da arte - mundo antigo - Giovanni Garbini
Clique aqui e confira na Estante Virtual

O autor Giulio Carlo Argan foi o último representante de uma grande tradição crítica no que se corresponde aos movimentos modernos da arte. Foi Argan que levou essa orientação até as últimas conseqüências: se a arte é um fenômeno histórico, não há garantia de que ela seja eterna. O desaparecimento do artesanato, de que a arte era guia e modelo, e o surgimento da produção industrial, que se baseia sobre outros princípios, pode muito bem determinar o fim da arte como atividade culturalmente relevante. Este dilema é o foco da narrativa de Arte moderna.”

Arte moderna - Giulio Carlo Argan
Clique aqui e confira na Estante Virtual

Este livro reúne e explica as influências de todas as peças que formam o quebra-cabeça da arte brasileira. Desde a escultura, pintura, arquitetura, artesanato entre outras artes.

História da arte brasileira - P. M. Bardi
Clique aqui e confira na Estante Virtual

A arte de ver a arte tenta desenvolver no leitor uma capacidade de enxergar a arte – não apenas visualmente. O livro toca em temas como forma e composição, os quais geralmente não captados pelo observador leigo ao primeiro olhar, e tenta sensibilizá-lo para um melhor aproveitamento e entendimento de todos os detalhes que envolvem a criação e a observação de uma obra de arte.

A arte de ver a arte - Susan Woodford
Clique aqui e confira na Estante Virtual

Nesta obra, os leitores encontram todos os quadros de Van Gogh em meio a muita informação sobre o artista e o contexto de sua época. Ao procurar detalhes nas pinturas e se curvar sobre os mais diferentes desenhos, o leitor ganha intimidade com algumas das obras mais importantes para a história da arte.

As cores de Van Gogh - Claire Merleau Ponty
Clique aqui e confira na Estante Virtual

Algum livro sobre artes já te inspirou? Conta pra gente!


Thayane Maria

Thayane Maria

Redatora em Estante Virtual
Thayane Maria, jornalista e cinéfila. Além de escrever para o Estante Blog, também mantém o seu blog no Medium: @Msmidnightlover. Vive em eterna busca pelo excêntrico.
Thayane Maria


Quer receber dicas semanais de leitura?

Assine e receba dicas fresquinhas em seu e-mail toda semana.

Comentários

Thayane Maria

Thayane Maria, jornalista e cinéfila. Além de escrever para o Estante Blog, também mantém o seu blog no Medium: @Msmidnightlover. Vive em eterna busca pelo excêntrico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shares