Conheça a vida e obra de Rubem Alves

Segundo sua filha, Rubem Alves escrevia apenas por uma razão: melhorar a sua própria vida.

Rubem Alves nos deixou em 19 de julho de 2014. Além de escritor, foi professor, teólogo e psicanalista. Ele escreveu diversos livros, artigos e crônicas sobre religião, questões existenciais e educação para crianças. Mineiro, Rubem se mudou para o Rio de Janeiro em 1945. Apesar de ter estudado em um colégio carioca de ótima reputação, ele sofreu discriminação pelos colegas, ocasionando seu isolamento – uma situação que o levou a encontrar abrigo na religião e nos livros.  que poucos sabem, é que por causa do mergulho nos estudos sobre teologia quando jovem, Rubem Alves tornou-se pastor pela Igreja Presbiteriana e realizou uma jornada espiritual pelo interior de Minas Gerais, que durou até 1963. Anos depois, em consequência de uma doença na família, Rubem perdeu boa parte de sua fé e abandonou a Igreja.

Em 1964, no início da ditadura militar no Brasil, Rubem foi acusado por sua igreja de abandonar a sua fé, por conta de suas ideias liberais e contrárias as que eram defendidas pelo clero. Em 1968, com o aumento do controle por parte dos militares, o autor foi perseguido e foi obrigado a ir para um exílio, nos Estados Unidos. No entanto, sua passagem por lá lhe deu inúmeros ganhos, como o doutorado em Filosofia que ele concluiu no país. Ao retornar para o Brasil, Rubem Alves dedicou-se ao ensino de Filosofia, Ciências e Letras, além de também ter se especializado em Psicanálise. As suas obras foram traduzidas para diversas línguas, além de serem, até hoje, objeto de estudo.

Confira!


Nesta obra, Rubem Alves viaja no tempo e analisa os sonhos, as perdas e ganhos que acontecem na vida. Narrado em pequenos detalhes e recorrendo a memórias felizes e dolorosas, Rubem nos mostra que a nostalgia que não é uma espécie de arrependimento, mas sim uma saudade boa de ser sentida, de algo que foi vivido com plenitude.

Clique aqui e confira na Estante Virtual

Esta obra é uma espécie de autobiografia velada de Rubem Alves, na qual ele expõe diversos momentos de sua vida – principalmente os desagradáveis. O autor parte do ponto de vista que o incômodo, a tristeza e o sofrimento são capazes de impulsionar a criação de coisas extraordinárias.

Clique aqui e confira na Estante Virtual

Segundo Rubem Alves, uma pitada de loucura aumenta o prazer da vida. Veja o caso do cinema. Ao assistir filmes você treme de medo, ri, chora… É um surto de loucura. Você está tomando imagens como se fossem realidade. Mas, se você não se entregasse por duas horas a este momento, o cinema seria tão emocionante quanto lavar as mãos. No entanto, após as duas horas desta experiência com a com a ilusão, as luzes do cinema se acendem e você sai da loucura e caminha solidamente de volta para a realidade.

Clique aqui e confira na Estante Virtual

Rubem Alves foi um dos educadores mais importantes e respeitados do Brasil. Nesta obra, ele reúne pensamentos e abre discussões sobre o peso da educação na vida em sociedade e fala, principalmente, sobre a sua paixão por ensinar e as suas motivações como professor.

Clique aqui e confira na Estante Virtual

Nesta obra, Rubem Alves aborda o senso comum, ciência e seus modelos e receitas. Além disso, explica como decifrar as mensagens científicas, como elaborar a construção dos fatos, quais são as credenciais da ciência e a diferença entre a verdade e a bondade.

Clique aqui e confira na Estante Virtual

Qual livro do autor é o seu preferido? Deixe sua opinião!

Thayane Ferreira

Thayane Ferreira

Redatora em Estante Virtual
Thayane Maria, jornalista e cinéfila. Se considera uma Pin-Up, mas mística e selvagem. Além de escrever para o Estante Blog, também mantém o seu blog no Medium: @Msmidnightlover. Vive em eterna busca do excêntrico.
Thayane Ferreira

Quer receber dicas semanais de leitura?

Assine e receba dicas fresquinhas em seu e-mail toda semana.

 

Comentários

Thayane Ferreira

Thayane Maria, jornalista e cinéfila. Se considera uma Pin-Up, mas mística e selvagem. Além de escrever para o Estante Blog, também mantém o seu blog no Medium: @Msmidnightlover. Vive em eterna busca do excêntrico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shares