10 biografias para saber mais sobre os Beatles

50 anos de Sgt. Pepper’s e ainda há muito a ser dito sobre o quarteto de Liverpool.

O álbum mais famoso dos Beatles e que marcou a história da música voltou aos holofotes em seu aniversário de 50 anos. Uma edição comemorativa do icônico Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band foi lançada no mês de maio. Segundo o jornal inglês The Guardian,  Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band – Anniversary Edition trará observações de Paul McCartney e Rigo Starr, além de 34 gravações inéditas e as faixas originais remasterizadas por Giles Martin – filho de George Martin, responsável pela produção da versão original. A nova edição chega quando o álbum completa meio século de existência, e ainda hoje apontado pela maioria da crítica musical como o melhor disco de todos os tempos. Ouça uma faixa exclusiva da nova edição de aniversário:


Agora relembre autores que eternizaram nas páginas de livros a vida e obra dos Beatles!

The Beatles: A biografia, de Bob Spitz

Resultado de quase uma década de pesquisa e centenas de entrevistas inéditas, somadas à descoberta de inúmeros documentos nunca antes revelados, The Beatles, de Bob Spitz, é uma biografia sobre a vida e a obra do quarteto de Liverpool.

 the-beatles-a-biografia


The Beatles, Hunter Davies

No auge da Beatlemania, Hunter Davies foi o único biógrafo autorizado a acompanhar John, Paul, George e Ringo junto aos amigos, colegas e familiares. Do primeiro contato com a música até a relação com o empresário Brian Epstein, as histórias de infância e adolescência dos integrantes da maior banda de todos os tempos são reveladas, assim como o processo criativo de seus álbuns. Ao longo de 18 meses, Davies reuniu um material íntimo e exclusivo — incluindo um sensacional encarte de fotos —, que se tornou referência a outros autores e admiradores. Essa é a única biografia produzida com a colaboração e o incentivo dos próprios músicos.

The Beatles, Hunter Davies


John Lennon a vida, de Philip Norman

Entre as muitas revelações contidas nesta nova biografia de John Lennon, talvez a mais inocente seja a de que, ao contrário do que se acreditava até hoje, não foi a tia, Mimi, mas sua mãe, Julia, quem lhe deu a primeira guitarra. Bem menos inocente é a identificação correta da verdadeira musa de “Norwegian Wood”, canção dos Beatles que relatava um evidente caso extraconjugal do líder da banda. Mas nem uma coisa nem outra dá a tônica à cuidadosa pesquisa realizada por Philip Norman ao longo de três anos. Longe de contentar-se com curiosidades ou mexericos, John Lennon: a vida é o relato biográfico mais completo já escrito sobre uma das personalidades mais fascinantes da segunda metade do século XX: John Winston Lennon, nascido em 9 de outubro de 1940 e tragicamente morto a tiros em 8 de dezembro de 1980, na entrada do edifício Dakota, em Nova York. Com acesso a documentos inéditos e testemunhos diretos de Yoko Ono, Sean Lennon e Paul McCartney, entre outros, Norman começa por descrever em detalhes a infância e a adolescência do ex-Beatle, e logo traz à tona episódios e personagens cruciais para o entendimento de uma figura tão unanimemente admirada quanto controvertida.

John Lennon a vida, de Philip Norman


A última entrevista do casal John Lennon e Yoko Ono, de David Sheff

Ao ler este livro, uma questão se torna óbvia: o astro do rock finalmente alcançara alguma satisfação. Mas, justamente quando começou a dar cabo das angústias, sua vida foi cruelmente interrompida. A última entrevista do casal John Lennon e Yoko Ono revela a essência de um ídolo apenas poucos meses antes de ela se tornar indelével.

A última entrevista do casal John Lennon e Yoko Ono, de David Sheff


Paul Mccartney uma vida, de Peter Ames Carlin

Mais do que uma estrela do rock, mais do que uma celebridade, Paul McCartney é um símbolo cultural. Como uma das metades da lendária dupla de compositores Lennon-McCartney, ele ajudou a transformar a música popular, evoluindo do simplismo pop de “Love Me Do” para as harmonias sinfônicas de “A Day in the Life” e criando hinos de toda uma geração, como “Hey Jude” e “Let It Be”. Em seu longo caminho, os Beatles ascenderam dos porões abafados da classe trabalhadora de Liverpool para os píncaros da fama e da riqueza, jamais sonhados por nenhum integrante do mundo artístico.

Paul Mccartney uma vida, de Peter Ames Carlin


A biografia espiritual de George Harrison, de Gary Tillery

“Frequentemente chamado de ‘o Beatle Quieto’, George Harrison aparece por inteiro no compacto, porém muito iluminador, Biografia Espiritual de George Harrison, de Gary Tillery. Um livro altamente animador e uma ótima leitura.” – Steve Matteo, autor de Let It Be e Dylan.

A biografia espiritual de George Harrison, de Gary Tillery


The Beatles, de Geoffrey Stokes

O livro biográfico tem prefácio escrito pelo maestro Leonard Bernstein e capa ilustrada por Andy Warhol. Inclui ainda texto de Maurício Kubrusly e um encarte de oito páginas coloridas com Beatles Memorabilias.

The Beatles, de Geoffrey Stokes


The Beatles 50 anos depois, de Bento Ferraz

Nunca houve grupo como os Beatles. Por décadas, eles dominam o showbiz de uma maneira que antes era inimaginável e depois ninguém conseguiu igualar. Quase tudo o que hoje associamos ao pop começou ou deslanchou de fato com John, Paul, George e Ringo – desde a adoção do rock como idioma universal da juventude até os estereótipos do astro engajado, bicho-grilo, chapado ou simplismente cricri, passando pela bem-humorada revolução no vestuário e no comportamento. Aqui, Bento Feraz narra sem tietagem nem nenhenhém, mas com autêntica admiração, a trajetória do conjunto mais fabuloso que já pisou no palco e no estúdio. Roll up!

The Beatles 50 anos depois, de Bento Ferraz


The Beatles letras e canções, de Elaine de Almeida Gomes Cassinelli

O universo que envolve cada canção dos Beatles, o papel de cada Beatle nas gravações e o contexto em que foram compostas e executadas todas as canções da banda (inclusive as que eles não gravaram). Tudo num único livro – as letras, as cifras e os comentários.


The Beatles: a história por trás de todas as canções, de Steve Turner

São 208 músicas gravadas pelos artistas mais influentes do século XX. São 208 histórias explicando a mágica de cada uma delas. O que o jornalista musical, biógrafo e poeta inglês Steve Turner faz em The Beatles – a história por trás de todas as canções não é explicar os significados ou os bastidores técnicos das composições da banda. Sua proposta é mostrar como elas nasceram e como todas têm histórias para contar, como se apropriam das pequenas frases soltas no dia-a-dia e dos eventos de canto de página nos jornais. Em cerca de 380 páginas e mais de 100 ilustrações coloridas, a edição não é só um compêndio das histórias das canções mais importantes do século passado, mas das histórias dos anos 1960.

steve-turner-the-beatles-a-historia-por-tras-de-todas-as-cancoes


E você qual seu livro preferido sobre a banda?

Comentários

4 comentários em “10 biografias para saber mais sobre os Beatles

  • 02.06.2017 a 11:10 am
    Permalink

    Está faltando o mais importante;… A BATALHA ´PELA ALMA DOS BEATLES – Peter Doggett. Esse, sim, definitivo!

  • 03.06.2017 a 11:23 pm
    Permalink

    E dobre o disco, não foi citado o luiro de Sir George Martin, com a historia da gravação do mesmo.

  • 16.06.2017 a 4:24 pm
    Permalink

    Depende do interesse de cada um. Biografia, fotos, história da banda, música, etc. Tem coisa boa, fraca, mto boa em qq dos tópicos

  • 19.06.2017 a 10:46 pm
    Permalink

    The music of George Harrison: While my guitar gently weeps. Fundamental.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shares