As muitas versões de “A Guerra dos Mundos”

Do vinil às telonas, a obra de H.G. Wells fascina multidões.

Quando o romance de H.G. Wells foi publicado em 1898, o mundo ganhou um dos seus primeiros protótipos de um novo gênero narrativo: a ficção científica. A Guerra dos mundos descreve a invasão da Terra por marcianos com inteligência superior, incríveis máquinas e a intenção de conquistar a humanidade.

De lá para cá, a obra já foi adaptada para múltiplos meios, com diferentes “liberdades poéticas”. Na última semana, a rede de TV britância BBC anunciou que pretende desenvolver a primeira adaptação para as telinhas, num formato semelhante ao utilizado em Sherlock, estrelada por Benedict Cumberbatch e Martin Freeman.

Em formato de uma minissérie de três episódios, adaptada pelo roteirista Peter Harness (Doctor Who) e dirigido por Damien Timmer, a versão televisiva de A Guerra dos Mundos pretende ser mais fiel ao livro e recriar a ambiência exata retratada por H.G. Wells. Enquanto aguardamos a estreia – que ainda não tem data, nem elenco confirmado, confira algumas outras adaptações de A Guerra dos Mundos que fizeram sucesso e reacenderam polêmicas entre os terráqueos.


A novela de Rádio

Há 79 anos, a adaptação do livro para o rádio feita por Orson Welles foi ao ar, causando pânico entre os ouvintes que confundiram a rádio-novela com um programa jornalístico. No dia seguinte à performance de sua adaptação, Orson Welles fez uma coletiva de imprensa para se desculpar pelos transtornos causados. Você pode ouvir o programa original (em inglês) aqui:


O filme Spielberg/Cruise

Steven Spielberg comprou uma das últimas cópias do roteiro adaptado por Orson Welles para o rádio em um leilão, mas decidiu adiar a sua adaptação para o cinema quando Independence Day foi lançado em 1996. Quando a poeira baixou, chamou Tom Cruise para estrelar sua versão da história em 2005.

Durante a filmagem das cenas debaixo d’água em Guerra dos Mundos, Steven Spielberg fez uma pegadinha com Tom Cruise e Dakota Fanning tocando o tema do filme Tubarão em um sistema de som submarino especialmente instalado para a brincadeira. Peripécias à parte, o filme de Spielberg foi um sucesso de bilheteria, ainda que tenha tido uma recepção morna entre os críticos. Confira o trailer aqui:


O musical

Levou nove meses para que Jeff Wayne conseguisse convencer a família de H.G. Wells a ceder-lhe os direitos do livro para sua famosa versão musical da obra. O musical foi lançado em disco duplo pela CBS Records in 1978. Fui um sucesso enorme aclamado pela crítica em todo mundo.

O álbum ficou em primeiro lugar nas paradas de 11 países e no Top 10 de 22 nações. O musical A Guerra dos Mundos reconta a história de HG Wells usando narração e temas melódicos para avançar a narrativa e expressar os sentimentos dos personagens. Você pode assistir à adaptação neste vídeo:


Confira também nossas sugestões de livros influenciados por A Guerra dos Mundos

O fim da infância, de Arthur C. Clarke

Em plena Guerra Fria, enquanto russos e americanos se preparam para a corrida espacial, imensas naves surgem sobre as principais capitais do mundo, revelando um dos grandes mistérios da humanidade: O homem não está sozinho no universo.
Seus ocupantes, chamados de Senhores Supremos, dominam a Terra de forma pacífica e melhoram substancialmente as condições de vida. A ignorância, a guerra e a pobreza deixam de existir, dando início a uma era de ouro. Porém, uma dúvida assombra a humanidade: quais seriam os verdadeiros objetivos dos Senhores Supremos? Até quando suas políticas iriam coincidir com o bem-estar dos homens? As respostas para essas questões podem revelar uma verdade aterradora.

O fim da infância, de Arthur C. Clarke
Clique na imagem e confira na Estante Virtual

Um estranho numa terra estranha, de Robert Heinlein

Este romance de ficção científica de 1961, venceu o Prêmio Hugo no ano seguinte. Nele, é contada a história de Valentine Michael Smith, um humano criado pelos habitantes do planeta Marte, até seu retorno à Terra no início da idade adulta. O romance explora sua interação com — e eventual transformação da — cultura terrestre. O título da obra refere-se ao livro bíblico do Êxodo. De acordo com Heinlein, o título do romance era The Heretic (“O Herético”). Várias edições posteriores do livro o promovem como “o mais famoso romance de ficção científica jamais escrito”.

Um estranho numa terra estranha, de Robert Heinlein
Clique na imagem e confira na Estante Virtual

Invasores de Corpos, de Jack Finney

A cidade de Mill Valley, na Califórnia, está sendo silenciosamente invadida por sementes que vieram do espaço. Aos poucos, os cidadãos começam a perceber mudanças em seus vizinhos e até nas suas próprias famílias. Esta arrepiante história já foi adaptada para o cinema quatro vezes, com variações de otimismo nas suas conclusões. Como será que a história acaba no original?

Invasores de Corpos, de Jack Finney
Clique na imagem e confira na Estante Virtual

Que outro livro sobre invasores alienígenas você recomendaria? Deixe sua opinião nos comentários e participe da conversa.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shares