5 livros para cuidar do seu bem-estar

No mês do Dia Mundial da Saúde, veja como tratar os piores males com uma ajudinha da literatura.

Um bom livro pode ser o nosso melhor amigo em muitos momentos da vida. No meio de uma viagem, no término de um relacionamento ou simplesmente no caminho para o trabalho. Mas e se esses mesmos títulos também funcionarem como antídoto para outros males como ansiedade e depressão?

Essa é a teoria das escritoras britânicas Ella Berthoud e Susan Elderkin, que acabam de publicar no Brasil a obra Farmácia Literária, que reúne dicas de leitura para aproximadamente 200 problemas. Confira abaixo alguns deles:


O iluminado, de Stephen King

Em O iluminado, quando Jack Torrance consegue o emprego de zelador no velho hotel, todos os problemas da família parecem estar solucionados. Não mais o desemprego e as noites de bebedeiras. Não mais o sofrimento da esposa, Wendy. Tranquilidade e ar puro para o pequeno Danny livrar-se das convulsões que assustam a família. Só que o Overlook não é um hotel comum. O tempo esqueceu-se de enterrar velhos ódios e de cicatrizar antigas feridas, e espíritos malignos ainda residem nos corredores. O hotel é uma chaga aberta de ressentimento e desejo de vingança. É uma sentença de morte. E somente os poderes de Danny podem fazer frente à disseminação do mal. Segundo as autoras, ler O iluminado pode ajudar você a se curar da bebedeira, afinal após acompanhar a transformação de Jack, você pensará duas vezes antes de abusar de bons drinques.

Clique na imagem e confira na Estante Virtual

Livro do desassossego, de Fernando Pessoa

O narrador principal das centenas de fragmentos que compõem este livro é o ‘semi-heterônimo’ Bernardo Soares. Ajudante de guarda-livros na cidade de Lisboa, ele escreve sua ‘autobiografia sem factos’, sem encadeamento narrativo claro e sem uma noção de tempo definida. Ainda assim, foi nesta obra que Fernando Pessoa mais se aproximou do gênero romance. Na prosa metódica do livro, Pessoa criou um mundo; e nele faz fluir todas as suas perspectivas poéticas. De acordo com a experiência das autoras, esse romance deixa qualquer um num estado pré-sono perfeito em períodos de insônia, ao observar o ajudante de guarda-livros Bernardo Soares na sua vida incrivelmente monótona, mas cheia de sonhos.

Livro do desassossego, de Fernando Pessoa
Clique na imagem e confira na Estante Virtual

Cem anos de solidão, de Gabriel García Márquez

O autor narra a incrível história da família Buendía, uma estirpe de solitários que habitam a mítica aldeia de Macondo “uma aldeia de vinte casas de barro e taquara”. A narrativa desenvolve-se em torno de todos os membros dessa família, com a particularidade de que todas as gerações foram acompanhadas por Úrsula, uma personagem centenária e uma matriarca das mais conhecidas da história da literatura latino-americana. Para as autoras, ao longo dos parágrafos, você vai se acostumar com a ideia de que a morte é natural e faz parte da trajetória de todos. Ajudando pessoas com medo de perda ou da morte.

Cem anos de solidão, de Gabriel García Márquez
Clique na imagem e confira na Estante Virtual

O Grande Gatsby, de Francis Scott Fitzgerald

Na raiz do drama de O grande Gatsby, como nos outros livros de Fitzgerald, está o dinheiro. Mas o romantismo obsessivo de Gatsby com relação a Daisy se contrapõe ao materialismo do sonho americano, traduzido exclusivamente em riqueza. Aclamado pelos críticos desde a publicação, em 1925, O grande Gatsby é a obra-prima de Scott Fitzgerald, ícone da “geração perdida” e dos expatriados que foram para a Europa nos anos 1920. Para as autoras, os leitores poderão entender por meio da obra que ninguém nunca está satisfeito, não importa quanto dinheiro tenha na conta.  Com o tempo, nós percebemos que há coisas que o dinheiro não compra – trabalhando a sofrência na conta bancária.

O Grande Gatsby, de Francis Scott Fitzgerald
Clique na imagem e confira na Estante Virtual

Grande Sertão: Veredas, de João Guimarães Rosa

Cansado da cidade? Então mergulhe na prosa do sertanejo Riobaldo. Na obra, Guimarães Rosa reinventa a língua e eleva o sertão ao contexto da literatura universal, compondo o cenário de uma narrativa lírica e épica, uma lição de luta e valorização do homem, que foi eleito um dos cem livros mais importantes de todos os tempos pelo Círculo do Livro da Noruega.

joao-guimaraes-rosa-grande-sertao-veredas
Clique na imagem e confira na Estante Virtual

E você, já se sentiu melhor de algum mal, após uma boa leitura? Compartilhe com a gente!

Comentários

Um comentário em “5 livros para cuidar do seu bem-estar

  • 22.04.2017 a 1:18 pm
    Permalink

    oi gente
    gostei muito desse site, parabéns pelo trabalho. ;)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shares