Estante Resenha: O fantástico mundo de Lorenzo

Por André Sequeira

Em Eu e você, livro que deu origem ao mais recente filme de Bernardo Bertolucci, o talento de Niccolò Ammaniti para criar personagens fortemente humanos, pelos quais é fácil afeiçoar-se, e sua capacidade de contar histórias comoventes reúnem-se em um relato sobre mentiras tão pueris quanto inescapáveis, promessas nunca cumpridas e tudo aquilo que se quer, mas não se pode ter. Ou ser.

Tímido, anti-social e neurótico, mas também sensível, meticuloso e perspicaz, Lorenzo tem dificuldade de se comunicar com o mundo. Para realizar seu sonho de viver isolado, sem conflitos e sem colegas irritantes, esconde-se no porão de casa durante a semana branca – sete dias de férias que os jovens têm direito na Itália. Assim, cria um mundo particular onde pode ouvir música, assistir a filmes no computador, ler e se sentir à vontade. Para ele, viver sem outras pessoas por perto é o normal e a melhor solução.

Sua semana de sonhos está pronta para começar quando, de repente, chega uma visita inusitada: a rejeitada meia-irmã Olivia.

E depois eu odiava os finais. Nos finais, no bem ou no mal, as coisas têm sempre que ficar arrumadinhas. […] Quando via um filme, detestava que papai e mamãe ficassem sempre comentando o fim, como se a história estivesse toda ali e o resto não importasse nada.

Ammaniti, autor de grandes sucessos, entre eles, Como Deus manda e A festa do século, tem como hábito explorar minuciosamente os aspectos psicológicos dos seus personagens, principalmente, os do protagonista. Aqui, ele disseca o menino Lorenzo e todas suas angústias da puberdade. Aborda a exclusão, a sensação de ser diferente da maioria dos colegas de turma, o relacionamento com os pais e, principalmente, a falta de perspectiva de que a vida pode melhorar. Este último ponto, aliás, pode acarretar problemas gravíssimos, inclusive, irreversíveis.

Quando apresentado no Festival de Cannes, em 2012, foi ovacionado pelo público em geral e pelos jornalistas especializados. Um livro indispensável. Boa leitura!

eu e você
Clique na imagem e confira na Estante Virtual

Assista ao trailer do filme!


andreAndré Sequeira é jornalista há quatorze anos e viciado em esporte, literatura e cinema.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shares