90 anos de Tom Jobim

(0 Estrelas - 0 Votos)

Relembre as obras que contaram a história de Tom Jobim e da bossa nova.

Pai da bossa nova e referência máxima da música brasileira no exterior, o músico e compositor Antonio Carlos Jobim completaria 90 anos de idade no dia 25 de janeiro de 2017. A data, que também é o aniversário da cidade de São Paulo, já foi defendida por alguns estudiosos para ser celebrada como o Dia da Bossa Nova.

O álbum “Canção do Amor Demais”, da cantora Elizeth Cardoso, com composições de Tom Jobim e Vinicius de Moraes, é considerado o marco inicial do gênero. No disco, o violão ficou a cargo de ninguém menos do que João Gilberto. Com Vinicius, ele também escreveu, em 1963, a canção brasileira mais famosa no mundo, e também a mais gravada: Garota de Ipanema.

Morto em 1994, aos 67 anos, Tom foi unanimidade entre os círculos restritos dos decanos da crítica de jazz mundial. A influência da obra deixada por ele norteou um sem-número de músicos e compositores populares espalhados no Brasil e ao redor do mundo. O compositor gravou alguns discos solo e outros com parceiros famosos como Frank Sinatra, João Gilberto, Stan Getz e Elis Regina.

Em fevereiro de 2012, Tom Jobim foi homenageado na cerimônia do Grammy pelo conjunto de sua obra, sendo o primeiro brasileiro a conquistar tal honraria. Muitos escritores reuniram partes de sua história. Confira os principais títulos abaixo!


Histórias de canções: Tom Jobim, de Wagner Homem e Luiz Roberto Oliveira

A história da música brasileira e da Bossa Nova passa pelo piano e o talento de Tom Jobim. Neste quarto volume da coleção Histórias de Canções, apresenta-se a trajetória do compositor por meio de curiosidades sobre as músicas que o tornaram famoso e admirado em todo o mundo.

Tom Jobim Histórias de Canções, de Wagner Homem e Luiz Roberto Oliveira
Clique na imagem e confira na Estante Virtual

Antonio Carlos Jobim: Uma biografia, de Sergio Cabral

Ao extraordinário compositor, músico e orquestrador, reconhecido mundialmente, somava-se uma personalidade tão fascinante e multifacetada como sua obra. De sua atilada inteligência saíram observações definitivas sobre o Brasil e seus costumes. Assim como suas criações levaram a canção brasileira a experimentar inédita projeção internacional, angariando respeito e admiração de alguns nomes fundamentais da música. Nesta biografia completa, seu amigo e jornalista Sérgio Cabral nos aproxima amorosamente do universo de nosso “maestro soberano”.

Tom Jobim, de Sergio Cabral
Clique na imagem e confira na Estante Virtual

Tom Jobim: A simplicidade do gênio, de José Luis Sánchez

A visão do escritor José Luiz Sánchez sobre o músico é apresentado numa emocionante e verdadeira biografia de 239 páginas. O livro está esgotado nas livrarias tradicionais, você ainda encontra em nosso site.

Tom Jobim a simplicidade do gênio, de José Luis Sánchez
Clique na imagem e confira na Estante Virtual

Tons sobre Tom, de Márcia Cezimbra, Tessy Callado e Tárik de Souza

Este livro apresenta a vida e a obra de Tom Jobim. Uma entrevista de 12 horas gravadas com o grande compositor e poeta brasileiro é a espinha dorsal do livro, que se complementa com entrevistas e depoimentos de Chico Buarque, Caetano Veloso, Edu Lobo e vários outros colaboradores, amigos e familiares do músico.

Tons sobre Tom
Clique na imagem e confira na Estante Virtual

Chega de saudade: A história e as histórias da Bossa Nova, de Ruy Castro

A obra reconstitui a vida boêmia e cultural carioca dos tempos da Bossa Nova – boate por boate, tiete por tiete, história por história. Para compor este fascinante mosaico envolvendo música e comportamento, Ruy Castro ouviu dezenas de participantes: compositores, cantores, instrumentistas – além dos amigos e inimigos deles. O resultado é uma narrativa que se lê como um romance, cheia de paixões e traições, amores e desamores, lances cômicos e trágicos – protagonizados por João Gilberto, Tom Jobim, Vinicius de Moraes, Newton Mendonça, Nara Leão, Carlinhos Lyra, Ronaldo Bôscoli, Maysa, Johnny Alf, Sylvinha Telles, Elis Regina e pela legião de jovens que eles seduziram com seu charme e suas canções – para sempre.

Chega de Saudade, Ruy Castro
Clique na imagem e confira na Estante Virtual

E você qual livro incluiria na lista?

Comentários

Natália Figueiredo

Natália Figueiredo

Jornalista Multimídia em Estante Virtual
Natalia Figueiredo fez da escrita sua profissão. Começou a carreira no jornalismo impresso do Rio, mantém o blog de viagens Nat no Mundo (http://natnomundo.com/) e, hoje, escreve sobre literatura para o Estante Blog.
Natália Figueiredo

Natália Figueiredo

Natalia Figueiredo fez da escrita sua profissão. Começou a carreira no jornalismo impresso do Rio, mantém o blog de viagens Nat no Mundo (http://natnomundo.com/) e, hoje, escreve sobre literatura para o Estante Blog.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shares