10 livros paradidáticos para completar a estante de seu filho

Relembre as leituras de apoio utilizadas no Ensino Fundamental das escolas brasileiras.

Entre os livros infantis, uma categoria muito utilizada por professores em sala de aula são os livros paradidáticos. Histórias que não são propriamente didáticas, mas utilizam aspectos lúdicos para transmitir, de maneira bastante eficiente, ensinamentos do ponto de vista pedagógico ou introduzir as crianças no mundo dos livros. Esses títulos estão entre os mais procurados aqui na Estante Virtual, entre novos e usados, mas principalmente agora no período de volta às aulas. Confira alguns títulos importantes do gênero!

O mistério da fábrica de livros, de Pedro Bandeira

Uma história que mostra o processo fascinante da produção de um livro junto à emoção do primeiro amor de uma menina. Laurinha havia encontrado e agora via desfazer-se o seu primeiro amor. Um namoro inocente que havia sido registrado pela imagem de um coração entalhado no tronco de um eucalipto. Mas até o seu eucalipto tinha sido derrubado. Uma história vibrante e delicada, que entrelaça dois enredos: a história do amor de uma menina e a história da produção de um livro, o único veículo capaz de eternizar todas as histórias de amor.

o-misterio-da-fabrica-de-livros-de-pedro-bandeira
Clique na imagem e confira na Estante Virtual

A hora da estrela, de Clarice Lispector

Macabéa vive sem saber para quê. Depois de perder a tia, viaja para o Rio de Janeiro, aluga um quarto, emprega-se como datilógrafa e se apaixona por Olímpio de Jesus – que logo a trai com uma colega de trabalho. Resenha: O último livro escrito por Clarice Lispector é também uma despedida. Lançado pouco antes de sua morte, A hora da estrela conta os momentos de criação de Rodrigo, o escritor que narra a história de Macabéa. Ela sabia que a morte estava próxima e coloca um pouco de si nas personagens. Ele, um escritor à espera da morte; ela, uma solitária que gosta de ouvir a rádio Relógio e que passou a infância no Nordeste, assim como Clarice. A despedida da autora é uma obra instigante e inovadora. Como diz Rodrigo, estou escrevendo na mesma hora em que sou lido. É a autora contando uma história e, ao mesmo tempo, revelando ao leitor seu processo de criação e sua angústia diante da vida e da morte.

a-hora-da-estrela-clarice-lispector
Clique na imagem e confira na Estante Virtual

Robinson Crusoé, de Daniel Defoe

Isolado em sua Ilha do Desespero, após um naufrágio, o marujo inglês luta pela sobrevivência valendo-se de todos os meios a seu alcance. Com o tempo e os utensílios recuperados do navio, ele chega a se tornar um competente marceneiro e agricultor, além de pastor de cabras e conhecedor da Bíblia – a única leitura disponível. Sem contato com qualquer ser humano por mais de duas décadas, certo dia Crusoé salva um nativo do assassinato por canibais que haviam aportado numa das praias da ilha, e logo o faz seu criado, dando-lhe o nome de Sexta-Feira. Alguns anos mais tarde, o acaso leva um navio inglês às proximidades da ilha, dando início a um conflito com a tripulação amotinada. O livro também conta com uma introdução de John Richetti.

robinson-crusoe-de-daniel-defoe
Clique na imagem e confira na Estante Virtual

Aventura no Império do Sol, de Silvia Cintra Franco

As garotas do Baleia Azul precisam vencer um importante torneio de vôlei no Peru, mas antes da partida decisiva a armadora do time desaparece. O que aconteceu com a melhor jogadora da equipe?

aventura-no-imperio-do-sol-de-silvia-cintra-franco
Clique na imagem e confira na Estante Virtual

Lucíola, de José de Alencar

Lucíola é o quinto romance do escritor brasileiro José de Alencar, publicado em 1862. Situado num momento em que o espírito brasileiro se concentrava na consolidação de uma autonomia – tanto no plano político como no intelectual -, o papel de José de Alencar consistiu em polarizar na sua personalidade as diversas correntes que se desenvolviam na alma do povo. Na história, desafiando os preconceitos sociais da Corte do século XIX, um jovem de família tradicional apaixona-se por uma ex-cortesã.

luciola-de-jose-de-alencar
Clique na imagem e confira na Estante Virtual

A serra dos dois meninos, de Aristides Fraga Lima

Ricardo e Maneco passam as férias numa fazenda. Ao percorrer trilhas na mata, os dois irmãos se perdem e têm de enfrentar grandes perigos. Com Suplemento de Atividades.

a-serra-dos-dois-meninos
Clique na imagem e confira na Estante Virtual

Bruxa Onilda vai à festa, de E. Larreula e R. Capdevila

Certo dia, Bruxa Onilda foi convida para uma grande festa. Ela não perderia por nada aquele evento! Lá dançou com um jovem alquimista, participou da corrida de vassouras e, finalmente venceu o concurso de beleza, o Miss Aiquehorror. Nenhuma outra concorrente era tão feia como ela. Bruxa Onilda ficou muito orgulhosa.

bruxa-onilda-vai-a-festa
Clique na imagem e confira na Estante Virtual

A mina de ouro, de Maria José Dupré

Ia ser um piquenique muito agradável. Mas as seis crianças e o cachorrinho Samba resolveram ver aonde ia dar aquela velha escada para o interior do morro. Desceram e desceram… e de repente não conseguiram mais voltar! Estavam perdidos… será que para sempre?

a-mina-de-ouro-de-maria-jose-dupre
Clique na imagem e confira na Estante Virtual

O cão dos Baskerville, de Arthur Conan Doyle

O detetive Sherlock Holmes e seu fiel amigo dr. Watson retornam em mais uma série de mistérios, assassinatos, pistas e perseguições em “O cão dos Baskerville”. O mistério a ser solucionado envolve a morte de Sir Charles Baskerville e um cão fantasmagórico que aterroriza os moradores da mansão Baskerville Hall.

o-cao-dos-baskerville
Clique na imagem e confira na Estante Virtual

A invenção de Hugo Cabret, de Brian Selznick

Prepare-se para entrar em um mundo onde o mistério e o suspense ditam as regras. Hugo Cabret é um menino órfão que vive escondido na central de trem de Paris dos anos 1930. esgueirando-se por passagens secretas, Hugo cuida dos gigantescos relógios do lugar: escuta seus compassos, observa os enormes ponteiros e responsabiliza-se pelo funcionamento das máquinas. A sobrevivência de Hugo depende do anonimato: ele tenta se manter invisível porque guarda um incrível segredo, que é posto em risco quando o severo dono da loja de brinquedos da estação e sua afilhada cruzam o caminho do garoto. Um desenho enigmático, um caderno valioso, uma chave roubada e um homem mecânico estão no centro desta intrincada e imprevisível história, que, narrada por texto e imagens, mistura elementos dos quadrinhos e do cinema, oferecendo uma diferente e emocionante experiência de leitura.

A-Invenção-de-Hugo-Cabret1
Clique na imagem e confira na Estante Virtual

Gostou da lista? Quais livros fizeram você viajar até a infância?

Para mais dicas e bons preços de livros paradidáticos, vá até a nossa página clicando na imagem abaixo!

patrocinado02

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shares