O tesouro de cada sebo: conheça edições raras e autografadas

Da poesia de Vinícius de Moraes aos quadrinhos de Neil Gaiman, veja o que nossos livreiros guardam de mais especial.

Não importa a geração. O amor por livros move livreiros de diversos lugares e de todas as idades, que colaboram e fazem a Estante Virtual ser quem ela é. Neste fim de ano, filtramos, entre as muitas raridades literárias de nosso site para descobrir qual é o tesouro de cada sebo. Os achados foram muitos, inclusive diversos títulos autografados e acessíveis. Acompanhe:

Poesia que ainda vive

luiz-livreiro
Luiz Gomes na livraria La Redoute, em Petrópolis, RJ

Em Petrópolis, no Rio de Janeiro, o livreiro Luiz Gomes de 65 anos é economista e há quase cinco décadas trabalha com o antiquário e livraria. Na loja La Redoute, no centro da Cidade Imperial, Luiz mantém algumas raridades do mestre Vinícius de Moraes, como os livros Poesia completa e prosa, Antologia poética, A mulher e o signo, O poeta não tem fim e Cinco elegias – de 1943 e com dedicatória autografada pelo autor.

“Vinicius sempre teve um contato muito intenso com Petrópolis. Sempre veraneou na cidade e viveu aqui com Lucinha Proença. Adquiri o Cinco Elegias em 2013 e acredito que a dedicatória tenha sido para ela, já que esse era um amor antigo do poetinha. Além desse, ainda temos um postal de um hotel de Petrópolis, com um poema escrito por Vinícius especialmente sobre o estabelecimento e a dona”, ressalta.

O livreiro explica que objetos como esse, mesmo não vendendo tão rápido, por conta do preço mais alto, ainda assim despertam a curiosidade dos clientes e acabam sendo um chamariz para conhecer seu espaço e acervo. “A pessoa vem conhecer a loja ao saber da existência de uma raridade e acaba gostando. Aliás, estou otimista com o mercado, o livro físico será eterno”, comemora.

cinco-elegias
Clique na imagem e confira na Estante Virtual

Literatura Fantástica

Na capital paulista, um grupo de três amigos acaba de concretizar, em um espaço físico, o sonho de viver de literatura. Cid, Rogério e Morpheus atuam na Vila Buarque e no site da Estante Virtual trazendo livros e quadrinhos de qualidade e muitas vezes raros. “Nosso dia a dia é bastante corrido. Estamos organizando as estantes, enquanto separamos e embalamos as vendas e atendemos os clientes. Fazemos questão de investir em livros raros para garantir que a loja esteja sempre bem abastecida nesse quesito e amamos conversar sobre livros. Pode parecer exagero, mas temos clientes que nos visitam todos os dias, e isso é muito gratificante”, conta Rogério Vieira, ainda bastante animado com a empreitada.

Entre as raridades do acervo está um exemplar de Sandman – Os Caçadores de Sonhos, de Neil Gaiman, autografado em uma das visitas do autor ao Brasil. “Nós três crescemos lendo o Neil Gaiman e ele é um dos autores mais procurados por nosso público. Ele é considerado um dos maiores expoentes da literatura fantástica e esteve no Brasil em três ocasiões. Tivemos a oportunidade de conversar com ele duas vezes, quando adquirirmos nossas edições autografadas, e a que colocamos à venda pertencia a uma amiga”, lembra.Aos poucos os sócios estão trazendo outras preciosidades do acervo pessoal e contam com a grande vantagem de conhecerem muito bem as obras, o que sempre facilita nas vendas. No espaço ainda existe uma estátua de Sandman, uma espécie de padrinho da loja.

gaiman
Clique na imagem e confira na Estante Virtual

Conexões da Estante Virtual

Uma das missões da Estante Virtual é conectar vendedores e leitores. E aqui no Estante Blog, você consegue sentir um gostinho do contato pessoal com esses profissionais experientes e cheios de história para contar. Queremos conectar ainda mais nossos leitores com o dia a dia de livreiros, mesmo que estejam a muitos quilômetros de distância de sua cidade. O objetivo é trazer sempre novidades. Mande a sua sugestão!

Comentários

2 comentários em “O tesouro de cada sebo: conheça edições raras e autografadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shares