10 livros lidos por Rory em Gilmore Girls

Veja alguns livros que influenciaram a jovem Gilmore

A Netflix lançou uma nova temporada da série Gilmore Girls: Um ano para recordar. Após dez anos de hiato, o seriado televisivo, com forte protagonismo feminino, volta com quatro novos episódios e causando burburinho entre os fãs.

Para quem não assistiu, Rory Gilmore, interpretada por Alexis Bledel, é a filha de Lorelai Gilmore (Lauren Graham), que foi mãe aos 16 anos. Além dos conflitos amorosos e familiares, Rory também demonstrou ser uma apaixonada por livros. Ao longo das sete temporadas, ela apareceu em cena lendo mais de 300 livros! Por isso, existe um desafio literário “Rory Gilmore”, que consiste em ler os mesmos livros da persoangem. É um grande desafio. Então, para começar, selecionamos 10 títulos importantes. Confira!


1. 1984, de George Orwell

Publicada originalmente em 1949, a distopia futurista 1984 é um dos romances mais influentes do século XX, um inquestionável clássico moderno. Lançada poucos meses antes da morte do autor, é uma obra magistral que ainda se impõe como uma poderosa reflexão.

1984-george-orwell
Clique na imagem e confira na Estante Virtual

2. Cem anos de solidão, de Gabriel García Márquez

Cem anos de solidão conta a história da mítica cidade de Macondo – uma aldeia fictícia na América Latina – seus fundadores e descendentes: a família Buendía. Ao longo do livro, o escritor narra os acontecimentos do povoado, mesclando-os com fatos históricos do período, e resultando em um realismo fantástico – estilo literário já consagrado pelo autor. Estudiosos da obra ainda garantem que Cem Anos de Solidão é uma metáfora para a até então realidade sócio-econômica da América Latina, caracterizada pelo isolamento do restante dos países de primeiro mundo, conformismo e imobilismo social.

Cem Anos de Solidão, Gabriel García Márquez
Clique na imagem e confira na Estante Virtual

3. As aventuras de Huckleberry Finn, de Mark Twain

A história é narrada em primeira pessoa pelo garoto Huckleberry Finn, e traz as muitas peripécias por quais ele passa, quando foge de casa e desce o rio Mississípi numa jangada com seu amigo Jim, escravo fugido.

as-aventuras-huckleberry-finn
Clique na imagem e confira na Estante Virtual

4. Fahrenheit 451, de Ray Bradbury

O livro é narrado em um futuro não especificado, onde as pessoas aprendem que os livros são proibidos desde o jardim de infância e são controladas pela “Família”, um tipo de TV interativa. O indivíduo que for encontrado portando algum livro, será preso, terá sua casa revistada e suas obras queimadas.

Fahrenheit 451, de Ray Bradbury
Clique na imagem e confira na Estante Virtual

 5. Balzac e a costureirinha chinesa, de Dai Sijie

A narrativa é centrada na China, durante a Revolução Cultural de 1966, na qual o líder do Partido Comunista Chinês, Mao Tsé-tung, implantou uma nova reforma, fechando universidades e encaminhando os jovens revolucionários e intelectuais para serem reeducados pelos camponeses.

Balzac e a costureirinha chinesa
Clique na imagem e confira na Estante Virtual

6. Admirável mundo novo, de Aldous Huxley

O livro narra o cotidiano de uma sociedade controlada por um regime totalitário, onde família, monogamia, privacidade e pensamento constituem crime. Mas o solitário Bernard Marx deseja se libertar.

admiravel mundo novo
Clique na imagem e confira na Estante Virtual

7. Carrie: A estranha, de Stephen King

Primeiro livro de Stephen King. A obra, publicada em 1974, conta a história de uma garota solitária, com uma mãe louca, que sofre bullying na escola e possui a capacidade de mover objetos com a força da mente.

carrien_a_estranha
Clique na imagem e confira na Estante Virtual

8. Frankenstein, de Mary Shelley

Do século XIX, quando foi escrito, aos dias de hoje, a história do cientista que deu vida a um cadáver, também é a história da vida de pessoas comuns, quando a disposição para fazer alguma coisa é tão grande que não é possível medir as consequências, tampouco julgá-las.

frankenstein
Clique na imagem e confira na Estante Virtual

9. A metamorfose, de Franz Kafka

Este texto coloca o leitor diante de um caixeiro-viajante – Gregor Samsa – transformado em inseto monstruoso. A partir daí, a história é narrada com um realismo inesperado que associa o inverossímil e o senso de humor ao que é trágico, grotesco e cruel na condição humana – tudo no estilo transparente e perfeito desse mestre inconfundível da ficção universal.

a-metamorfose-de-franz-kafka
Clique na imagem e confira na Estante Virtual

10. Franny e Zooey, de J D Salinger

J.D. Salinger apresenta um conto narrado por Buddy, membro da estranha família Glass. A obra mostra acontecimentos importantes nesta família excêntrica.

franny-e-zooey-de-j-d-salinger


Gostou? Qual livro acrescentaria a lista? Comente e participe!

Comentários

Um comentário em “10 livros lidos por Rory em Gilmore Girls

  • 12.12.2016 a 9:34 am
    Permalink

    Pensei a mesma coisa! Quem assiste a série sabe que Ana Karenina é um dos favoritos dela…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shares