10 livros para estimular a sua criatividade

A criatividade, definitivamente, pode ser considerada um estado de espírito e até mesmo um atributo de liderança. Existem muitas maneiras de estimulá-la, algumas dicas são a meditação, viagens, fotografia e também a leitura. Mas de acordo com a america­na Creative Education Foundation, crianças de até 3 anos costumam usar 98% de sua capacidade criati­va, enquanto adultos acima de 30 anos costumam explorar apenas 2%. Essa diminuição expressiva está relacionada às experiências sociais da pessoa ao longo da vida – e o trabalho tem peso grande nessa queda, pois se o processo de experimentar (e errar) é inibido, a criatividade se enfraquece. Por isso, experimente, tente e principalmente seja curioso! Aqui, estão alguns títulos para te ajudar nesse processo:


Roube como um artista: 10 dicas sobre criatividade, de Austin Kleon

Uma resposta que valeria milhões de reais. Como se tornar um profissional mais criativo? Para o designer e escritor, Austin Kleon, nada vem do nada, nada é totalmente original. Todo trabalho criativo é construído sobre o que veio antes, portanto, para se tornar mais criativo, você deve se certificar de que está cercado de boas fontes. Esse é um verdadeiro manifesto ilustrado de como ser criativo na era digital, Roube como um artista ganhou a lista dos mais vendidos do The New York Times e figurou no ranking de 2012 da rede Amazon ao mostrar – com bom humor, ousadia e simplicidade – que não é preciso ser um gênio para ser criativo, basta ser autêntico. Baseado numa palestra feita pelo autor na Universidade do Estado de Nova York que em pouco tempo se viralizou na internet, Roube como um artista coloca os leitores em contato direto com seu lado criativo e artístico e é um verdadeiro manual para o sucesso no século XXI.

roube-como-um-artista-10-dicas-sobre-criatividade-de-austin-kleon
Clique na imagem e confira na Estante Virtual

Criatividade no trabalho e na vida, de Roberto Menna Barreto

Esta é a obra mais abrangente e bem-sucedida em desmistificar a pompa atribuída ao extenso vocábulo “Criatividade”. Roberto Menna Barreto equaciona e torna acessíveis os processos psicológicos capazes de colocar essa habilidade – imprescindível ao sucesso, em qualquer setor – a serviço das metas pessoais e profissionais do leitor. Partindo de sua experiência concreta e baseando-se nas inúmeras leituras e viagens que fez durante a vida, o autor quebra paradigmas e prova que a Criatividade está ao alcance de qualquer pessoa que queira conhecê-la e utilizá-la. Como você. Trata-se, enfim, de obra inteligente e provocadora – eleita, em 1998, pela Câmara Brasileira do Livro, uma das dez melhores na área de Administração, Economia e Negócios.

criatividade-no-trabalho-e-na-vida-roberto-menna-barreto
Clique na imagem e confira na Estante Virtual

Conscientização, de Paulo Freire

Freire evidencia no livro o processo de formação de uma consciência crítica em relação aos fenômenos da realidade objetiva que é apresentada por meio da interdependência entre o compromisso ético-político-social e o fazer pedagógico. A partir da leitura desta obra, é possível observar que estamos em pleno desafio de sermos indivíduos em constante mudança, para assim reinventarmos a nossa prática educativa; pois o conhecimento não se dá fora do processo de conscientização.

paulo-freire-conscientizacao
Clique na imagem e confira na Estante Virtual

Criatividade S.A., de Ed Catmull

Recomendado pelo próprio Mark Zuckerberg, o criador do facebook, em seu clube do livro. Criatividade S.A. é uma referência entre os criativos. Qual a fórmula do sucesso por trás de filmes adorados por multidões como Toy Story, Mostros S.A ou Procurando Nemo? Em Criatividade S.A., Ed Catmull conta a trajetória de sucesso do mais importante e lucrativo estúdio de animação da atualidade, a Pixar, que ele ajudou a fundar, ao lado de Steve Jobs e John Lasseter, em 1986, Dos encontros da equipe ás sessões de brainstorm, Catmull mostra como se constrói uma cultura da criatividade, num livro definitivo para quem busca inspiração para os próprios negócios.

criatividade-sa
Clique na imagem e confira na Estante Virtual

Arte e ciência da criatividade, de George F. Kneller

O que de mais importante se conhece sobre criatividade, desde as definições e conceitos até as teorias explicativas do processo criador e as modificações que o reconhecimento da criatividade impõe ao sistema educacional.

arte-e-ciencia-da-criatividade-de-george-f-kneller
Clique na imagem e confira na Estante Virtual

Aprendendo a pensar com a sociologia, de Zygmunt Bauman e Tim May

Partindo de aspectos aparentemente comuns da vida – amor, atos de consumo, trabalho, lazer, religião –, Bauman e May escreveram esse livro com o objetivo de ajudar as pessoas a entender suas vivências individuais e com os outros. Revelam como a sociologia fornece uma série de observações sobre nossas experiências e mostram as implicações de nossos atos sobre a maneira como conduzimos nossa existência. A edição original, publicada nos Estados Unidos em 1990, foi revista pelos autores e inclui temas atuais como corpo, intimidade, tempo, espaço, desordem, risco, globalização, identidade e novas tecnologias. Cada capítulo aborda problemas que constituem parte de nossa vida cotidiana, dilemas e escolhas com os quais nos deparamos, mas não chegamos a refletir.

aprendendo-a-pensar-com-a-sociologia-de-zygmunt-bauman
Clique na imagem e confira na Estante Virtual

Destrua este diário, Keri Smith

Foi ao se lembrar do início da própria carreira e ao questionar o conceito de perfeição que temos em nossas vidas, que a ilustradora Keri Smith decidiu criar um diário diferente, que foge dos padrões aos que estamos acostumados. Um diário que mais pode ser considerado uma experiência lúdica, em que seu dono tem uma interação maior do que apenas escrever nele. Rasgar, colar, jogar e até mesmo levar para o banheiro são algumas das possibilidades sugeridas em Destrua este diário que, além de servir como confidente, serve como uma experiência artística e até mesmo uma espécie de terapia divertida. Menos monotonia e mais criatividade é o que nos propõe Keri com seu diário para destruir!

destrua-este-diario-keri-smith
Clique na imagem e confira na Estante Virtual

Isto não é um livro, de Keri Smith

Esse livro… Não, espera. Não é um livro. Esse… objeto é muito divertido. Da mesma criadora do “Destrua este diário”, aqui a ideia é diferente. Cada página é descrita como alguma coisa e é você quem vai fazer essa transformação. Como você vai transformar uma folha de papel em uma televisão, em um apanhador de sonhos, em uma realidade virtual ou em uma obra de arte em edição limitada, é com você. Vai ter que usar a criatividade! Acredite, as suas ideias irão fluir.

isto-nao-e-um-livro
Clique na imagem e confira na Estante Virtual

O Despertar na era da criatividade, de Lois Robbins

O livro esgotado nas livrarias tradicionais e disponível aqui no acervo da Estante Virtual, conta como a criatividade será o diferencial que apontará vencedores no futuro próximo. A extrema rapidez com que ocorrem transformações radicias exige, de cada um de nós, uma postura bastante ágil na realização do ato de criar.

o-despertar-na-era-da-criatividade-de-lois-robbins
Clique na imagem e confira na Estante Virtual

A arte da felicidade, de Dalai Lama

Líder espiritual e temporal do Tibete, ganhador do prêmio Nobel, conferencista e estadista cada vez mais popular, Dalai Lama mostra como derrotar a ansiedade e a insegurança, a contrariedade e o desânimo do dia-a-dia. Junto com o Dr. Cutler, ele explora inúmeras facetas do cotidiano, entre elas os relacionamentos, a perda e a busca da riqueza, mostrando como transpor os obstáculos da vida através de uma fonte profunda e permanente de paz interior.

a-arte-da-felicidade-de-dalai-lama
Clique na imagem e confira na Estante Virtual

Qual o seu livro favorito da lista? Comente e participe da conversa!

Comentários

Natália Figueiredo

Natália Figueiredo

Jornalista Multimídia em Estante Virtual
Natalia Figueiredo fez da escrita sua profissão. Começou a carreira no jornalismo impresso do Rio, mantém o blog de viagens Nat no Mundo (http://natnomundo.com/) e, hoje, escreve sobre literatura para o Estante Blog.
Natália Figueiredo

Natália Figueiredo

Natalia Figueiredo fez da escrita sua profissão. Começou a carreira no jornalismo impresso do Rio, mantém o blog de viagens Nat no Mundo (http://natnomundo.com/) e, hoje, escreve sobre literatura para o Estante Blog.

2 comentários em “10 livros para estimular a sua criatividade

  • 09.03.2017 a 3:34 am
    Permalink

    Dica espetacular tenho vontade de adquirir todos, pena que o Momento não facilita mais quem sabe num futuro próximo, so livros magníficos….

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shares