Número de leitores no país subiu 6 pontos percentuais em 4 anos

Pesquisa revela que 56% da população brasileira lê, mas 30% nunca comprou um livro

A 4ª edição da pesquisa Retratos da Leitura, realizada pelo Ibope, por encomenda do Instituto Pró-Livro (IPL), entrevistou mais de 5.000 pessoas com idades a partir dos cinco anos, em todo o país, para entender seus hábitos e motivações de leitura.

Os dados revelam que houve um ligeiro crescimento no número de leitores no Brasil. Hoje, são cerca de 104,7 milhões de pessoas, ou seja, 56% da população. Em 2011, na 3ª edição da pesquisa, a proporção era de 50% da população. No entanto, os números ainda são baixos e revelam que a literatura ainda não é o formato preferido do brasileiro.

A metodologia da pesquisa considera leitores, pessoas que leram ao menos um livro, inteiro ou em partes, nos últimos três meses. Quem não se enquadra nesse requisito é considerado não leitor, mesmo que tenha lido nos últimos 12 meses.  O índice indica que o brasileiro lê apenas 4,96 livros por ano – desses, 0,94 são indicados pela escola e 2,88 lidos por vontade própria. Jornais físicos e digitais lideram o ranking dos tipos de materiais mais procurados: 17% os leem todos os dias, enquanto a literatura atinge 9% da população diariamente, atrás ainda de revistas e livros não-literários.

Em suma, o estudo busca avaliar impactos e orientar políticas públicas, para melhorar os indicadores de leitura do brasileiro. Confira abaixo o infográfico com mais informações: 

pesquisa-retratos-da-leitura

NÃO LEITORES

A parcela não leitora da população aponta a falta de tempo como o maior motivo para não ter lido nos últimos três meses. Em sua maioria, eles são homens (48%), com 70 anos ou mais (73%), das classes D e E (60%), com renda familiar até um salário mínimo (52%) e moram na região Sul do Brasil (50%). Setenta e quatro por cento dos entrevistados disseram não ter comprado livros nos últimos três meses —30% da população nunca comprou um livro.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shares