Outubro Rosa: Obras que iluminaram a luta contra o câncer de mama

A luta de quem recebeu o diagnóstico de câncer

A cada ano aumenta a adesão mundial ao movimento Outubro Rosa, que visa chamar atenção, diretamente, para a realidade do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce. Ao compartilhar informações sobre o câncer, o movimento promove a conscientização sobre a doença e o maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, a fim de contribuir para a redução da mortalidade.

Há vários tipos deste câncer. Alguns têm desenvolvimento rápido enquanto outros são mais lentos. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), no Brasil, em 2016, são esperados 57.960 casos novos deste tumor, o mais comum entre mulheres de todo o mundo, depois do câncer de pele não melanoma. Ele responde por cerca de 25% dos casos novos a cada ano, mas felizmente existe tratamento e o Ministério da Saúde oferece atendimento por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com o Inca, cerca de 30% dos casos podem ser evitados com a adoção de alguns hábitos saudáveis como:

  • Praticar atividade física regularmente;
  • Alimentar-se de forma saudável;
  • Manter o peso corporal adequado;
  • Evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
  • Amamentar.

Veja nossa lista com seis títulos que abordaram abertamente o assunto!

A história dos seios – Rosália Milsztajn

A autora explora as metáforas que envolvem esta parte da anatomia, sinônimo da identidade feminina. Intercalando poesia, emoção e ironia, suas histórias enfrentam de peito aberto os diversos momentos da batalha contra o câncer, pela vida. Psiquiatra, psicanalista e poeta, Rosália sabe explorar com rara sensibilidade o delicado tema, sem autopiedade nem dramatismo. 

a-historia-dos-seios-rosalia-milsztajn
Clique na imagem e confira na Estante Virtual

Cadê seu peito, mamãe? – Ivna Maluly

Este livro conta a história do pequeno Elias e sua mãe diante da dolorosa realidade do câncer de mama. Um conto delicado e comovente.

cade-seu-peito-mamae-Ivna-Chedier-Maluly
Clique na imagem e confira na Estante Virtual

Por uma vida inteira – Sylvia Leal

O livro de Sylvia Leal aborda o câncer de mama de forma positiva e objetiva, partindo do princípio que, contra o medo e o sofrimento inútil, a principal arma é a informação.

por uma vida inteira- sylvia leal
Clique na imagem e confira na Estante Virtual

Entre nós – Luiza Polessa

Esta obra expõe de maneira comovente e extremamente sensível depoimentos de quem convive com o câncer. A autora, psicóloga especializada no tratamento de pacientes que lutam contra a doença, retrata a dura realidade de exames e de cirurgias.

Entre Nós - Luiza Polessa
Clique na imagem e confira na Estante Virtual

Força na peruca: Tragédias e comédias de um câncer – Mirela Janotti

Separada e desempregada, a autora descobriu que estava com câncer. Para ocupar o tempo ocioso, resolveu escrever, contando a experiência diante da doença e da possibilidade da morte. Ela tirou os dois seios, passou por 8 sessões de quimioterapia e 25 de radioterapia. Durante esse período, tentou levar uma vida normal, nunca se sentindo como doente. Para ela, o câncer não foi tão feio quanto pintaram. Durante o tratamento arranjou emprego, namorado e ainda conseguiu dar risadas.

forca_na_peruca-mirela-janotti
Clique na imagem e confira na Estante Virtual

Desfazendo mitos: Sexualidade e câncer – Sandra Megrich Segal

Perguntas se colocam para os pacientes atingidos pelo câncer: como viverei mesmo com a doença sob controle? Como será minha vida sexual? Pacientes e médicos evitam tocar nesse assunto, mas este livro pretende preencher esta lacuna, facilitando a retomada da vida afetiva e sexual.

desfazendo_mitos_sexualidade_e_cancer-sandra-megrich-segal
Clique na imagem e confira na Estante Virtual

Quais outros títulos você recomendaria?

Comentários

Um comentário em “Outubro Rosa: Obras que iluminaram a luta contra o câncer de mama

  • 09.03.2017 a 9:04 pm
    Permalink

    Quero te agradecer por tanto conteúdo interessante do seu site. Sempre que eu puder estarei aqui para desfrutar dessas informações. Obrigado mesmo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shares