Fatos curiosos em homenagem a George R.R. Martin

O autor de Game of Thrones completa 68 anos

Nascido em 20 de Setembro de 1948 no estado de Nova Jersey, Estados Unidos, George R. R. Martin é um roteirista e escritor de ficção científica, terror e fantasia. Autor de diversos contos de ficção cientifica e fantasia medieval, seu maior sucesso, Crônicas de Gelo e Fogo, foi adaptada como série de televisão com o nome de Game of Thrones. George R. R. Martin foi considerado uma das 100 pessoas mais influentes do mundo, em 2011, pela revista Times.

Se tem um autor que faz o sangue do planeta ferver, durante 10 semanas, nas noites de domingo é Martin, criador dos livros que inspiraram uma das séries de TV de maior sucesso de todos os tempos. No aniversário deste brilhante escritor, o Estante Blog revela algumas curiosidades surpreendentes. Confira!

Ele adora Lobos

O elenco da série costuma se apegar aos bichos de seus personagens. O cão que “interpretou” o lobo de Sansa Starks, por exemplo, acabou adotado pela atriz Sophie Turner. Mas a própria existência de lobos em Game Of Thrones é resultado do amor de Martin por esses animais. Ele e a esposa apoiam um santuário da espécie chamado Wild Spirit Wolf Sanctuary, nos EUA. A organização abriga lobos domesticados que foram abandonados pelos seus donos. Uma das iniciativas que George promoveu para ajudar a ONG foi premiar fãs com a oportunidade de participar da série – e morrer nela! – pela módica quantia de 20 mil dólares. Os lobinhos merecem.

lobos

 

Ele escreve no mesmo computador há trinta anos

George R.R. Martin escreve todos os seus livros no mesmo computador desde que ele começou a carreira. Lembre-se: seu primeiro romance, uma ficção científica chamada Dying Of The Light, foi publicada em 1977. Sim, Martin continua a rescrever no mesmo sistema DOS. Em uma entrevista, ele chegou a dizer que seu computador é feito de madeira. Que programa ele usa? WordStar 4.0. Crianças, perguntem aos seus avôs.

Ele foi a primeira pessoa a comprar um ingresso de ComicCon

O autor é um grande fã de histórias em quadrinhos, tanto que o primeiro ingresso vendido para uma convenção do gênero nos EUA foi comprado pelo próprio. Sim, o primeiro ingresso da hoje gigantesca ComicCon foi vendido para um jovem nerd chamado George R. Martin (o segundo R. ele acrescentou mais tarde na carreira). Isso em 1964, bem antes de ser nerd virar moda.

giphy-1

Seu primeiro texto foi publicado em um Gibi

Martin é tão fã de quadrinhos que seu primeiro texto publicado se deu nas páginas de uma revista da Marvel Comics. Mais especificamente, na sessão de cartas da publicação. Ele escrevia frequentemente para o escritor Stan Lee e para o desenhista Jack Kirby. Escrevia como fã, para comentar e elogiar o trabalho dos ídolos. Suas cartas eram tão boas que acabavam publicadas nas edições seguintes. Em 1961, ele elogiou a edição 17 do Quarteto Fantástico e, na mesma carta, disse que Stan Lee era melhor que Shakespeare. Martin acabou escrevendo ele mesmo uma história em quadrinhos para Marvel. Heroes for Hope foi uma edição beneficente estrelada pelos X-Men para angariar fundos para o fundo contra a fome na África. No mesmo livro, também contribuíram outros dois colegas de George: Stephen King e Harlan Ellison.

Ele baseou o Casamento Vermelho em fatos reais

Até hoje, um dos momentos mais polêmicos da obra de George R.R. Martin é o fatídico Casamento Vermelho. O autor recebeu centenas de cartas e e-mails de pessoas chocadas com o evento. Sem entrar em spoilers, basta dizer que toda aquela violência foi baseada em fatos. A inspiração veio de dois acontecimentos na Grã-bretanha durante a idade média envolvendo duas trágicas armadilhas entre famílias de nobres na antiga Escócia. As vezes, a realidade é tão surpreendente quanto a ficção.

casamento-vermelho

Qual o seu livro favorito de George R. R. Martin? Deixe sua opinião e participe da conversa.

Conheça livros para ficar por dentro do universo de Game of Thrones!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shares