Livros sobre Blues em homenagem a B.B. King

(0 Estrelas - 0 Votos)
A lenda do blues B.B. King completaria 91 anos hoje

Rilley Ben King, mais conhecido como B.B. King, faleceu no ano passado, 2015, mas sua trajetória e influência no mundo da música não serão jamais esquecidas. A técnica na guitarra, assim como a voz marcante e interpretações poderosas, mudaram a indústria musical e sacramentaram o blues como um dos mais influentes estilos musicais do planeta. Para celebrar o dia de seu nascimento, o Estante blog separou uma lista para quem quer conhecer mais sobre este mestre e outros grandes nomes do blues. E – por que não? – começar a se aventurar na teoria musical do gênero e seguir os passos deste grande músico.

B.B. King: Uma vida de blues, de B.B. King e David Ritz

B.B. King tem o blues correndo por suas veias. Ele cresceu na parte rural e pobre do Mississipi, Estados Unidos, e teve seu primeiro contato com a música aos 9 anos, quando a mãe faleceu. Assim, tornou-se o homem responsável pela família e usou esse desafio como fonte de inspiração. Esta autobiografia retrata em detalhes o turbilhão de aventuras que passou, desde a década de 1940, já em Memphis, até a década de 1990 em Moscou. Mas, acima de tudo, a história de B.B. King é a história do blues – da evolução do country acústico para o elétrico urbano ao nascimento e explosão do rock’n’roll e do triunfo do Rei do blues através da sua caminhada pelo sucesso para manter inabalável a verdadeira música que ritmava seu coração.

bb-king-uma-vida-de-blues
Clique na imagem e confira na Estante Virtual

Lady Sings the Blues: Billie Holiday, de Billie Holiday e William Dufty

Mito do jazz entre as décadas de 1930 e 1950, Billie Holiday foi criadora de um modo peculiar de viver e de cantar que marcou a carreira de uma série de cantoras estadunidenses, como Sarah Vaughan e Ella Fitzgerald. Infelizmente, a grande dama morreu pobre, viciada em heroína e já praticamente sem voz. Somente depois de morta foi reconhecido seu papel de vanguarda na criação e popularização de um estilo musical que veio a conquistar adeptos no mundo todo. Esta obra conta de maneira pungente e dramática a história de sua vida conturbada, da infância até o início da década de 1950. Expõe cruamente seus percalços com a polícia, a perseguição que sofreu por parte da imprensa, os dissabores amorosos e os meandros do submundo das drogas e do showbiz.

lady-sings-the-blues-billie-holiday
Clique na imagem e confira na Estante Virtual

Bessie Smith: Imperatriz do blues, de Elaine Feinstein (esgotado nas livrarias tradicionais)

Smith foi a mais popular cantora de blues das décadas de 20 e 30 do século XX. Ela é frequentemente considerada como uma das maiores cantoras de sua época, e, junto com Louis Armstrong, uma grande influência sobre os vocalistas de jazz posteriores.

bessie-smith-imperatriz-do-blues
Clique na imagem e confira na Estante Virtual

Blues ao seu alcance, de John Ganapes

A versão em português do principal método americano para aprendizado da guitarra de blues. Inclui os estilos Texas, Delta, Rb, Rock’r’Roll, Gospel e Blues/Rock. São 21 solos completos, acordes de blues, progressões e riffs. Acompanha CD.

capa_blues_ao_seu_alcance
Clique na imagem e confira na Estante Virtual

Blues arranjos de base, de Adamo Prince e Alexandre Massena (esgotado nas livrarias tradicionais)

Este método encontrado neste livro propõe ensinar a construção de bases tradicionais e modernas de blues. Acompanhado de CD, o livro mostra como fazer improvisações e fusões com outros estilos musicais.

blues-arranjos-de-base
Clique na imagem e confira na Estante Virtual

 

Quem é o seu músico de blues favorito? Deixe seu comentário e participe da conversa.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shares