Cinco livros sobre a bebida brasileira mais conhecida no mundo

13 de setembro. Dia Nacional da Cachaça

Tão importante quanto o hino ou o esporte nacional, a cachaça é a bebida símbolo de uma nação. Os japoneses têm o saquê. Os russos, a vodka. O Brasil, é claro, é internacionalmente conhecido pela sua tradicional cachaça. Enquanto outros países a importam e a apreciam como uma preciosa iguaria, poucos brasileiros entendem verdadeiramente da bebida. O Estante blog separou cinco livros para você que quer saber mais sobre este brasileiríssimo aperitivo e sua história. Vale lembrar: bebida só para maiores de idade, hein!

Cachaça, um amor brasileiro, de Alessandra Garcia Trindade

A história da cachaça tem início no mesmo momento da história do Brasil, com a vinda dos primeiros portugueses e as principais plantações de cana-de-açúcar. A cachaça não é apenas fruto e decorrência dessa longa caminhada. Ela foi e ainda é um agente dos acontecimentos. Por vezes, sua produção foi estimulada, em outras, proibida. No entanto, de alguma forma, ela sempre esteve presente na construção do nosso país, afirmando seu sabor e sua autenticidade.

cachaca-um-amor-brasileiro
Clique na imagem e confira na Estante Virtual

Cachaças: Bebendo e aprendendo, de Marcelo Camara

Este é o primeiro livro do mundo sobre a arte e a técnica da degustação de cachaças. Em belo formato portátil, primorosa edição bilíngue e ricamente ilustrada com fotos coloridas, a obra contém informações, dicas e segredos pra quem quer conhecer as qualidades e virtudes sensoriais de uma cachaça.

cachacas-bebendo-e-aprendendo
Clique na imagem e confira na Estante Virtual

Cachaça: Prazer brasileiro, de Marcelo Camara

Este é um guia prático sobre a nossa cachaça, para que o leitor se informe, conheça e deguste, além de escolher os tira-gostos que se comem com ela. O autor mostra por que a cachaça é a bebida do Brasil e uma das mais desejadas do mundo.

cachaca-prazer-brasileiro
Clique na imagem e confira na Estante Virtual

De Marvada a Bendita, de Renato Figueiredo

Cachaça é uma bebida cada vez mais apreciada no exterior e que, aos poucos, também vem ganhando seu reconhecimento no Brasil. Por anos, suas características de sabor, de cor e de aroma foram motivo de preconceito. Porém, isso mudou. Cachaça é agora sinônimo de um produto para ser apreciado no mesmo nível das melhores bebidas do mundo. Nesta obra, você vai se surpreender e descobrir fatos importantes desta transformação.

de-marvada-a-bendita
Clique na imagem e confira na Estante Virtual

Todos os nomes da cachaça, de Messias S. Cavalcante

Esta obra é o resultado de uma pesquisa exaustiva que listou em torno de 8.000 marcas de cachaças brasileiras, com seus respectivos produtores, cidades e estados de origem, bem como a imensa relação de sinônimos que a palavra “cachaça” vem registrando ao longo do tempo por seus consumidores e aficionados. Curiosidade é que não falta nesta obra.

todos-os-nomes-da-cachaca
Clique na imagem e confira na Estante Virtual

Qual o seu livro preferido sobre cachaça? Deixe seu comentário e participe da conversa.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shares