Cinco frases e cinco livros para lembrar de Millôr Fernandes

O cartunista e escritor Millôr completaria 93 anos em 2016

Poucos cartunistas, humoristas, escritores e poetas foram tão importantes para a redemocratização do Brasil como Millôr Fernandes. Seu traço inconfundível e sua elegante ironia conduziram o bom humor do país durante os anos de chumbo, juntamente com outros mestres, como Henfil, Ziraldo, Jaguar e Miguel Paiva. No dia 16 de agosto, aniversário de Millôr, confira cinco obras imperdíveis do saudoso mestre do bom humor!

Millôr Definitivo – A Bíblia do Caos

O impressionante resumo do pensamento de Millôr Fernandes. Em alguns milhares de frases temos a amostra da produção de meio século deste que é um dos maiores intelectuais brasileiros de todos os tempos. Tendo passado por praticamente todos os meios de expressão (jornalismo, humor, crônica, desenho, pintura, poesia, teatro, cinema), o artista deixou sua marca definitiva nos últimos 50 anos da história e da arte brasileiras. Nesta obra estão reunidas mais de 5.000 frases escritas e ditas através deste tempo todo.

millor definitivo a biblia do caos
Clique na imagem e confira na Estante Virtual

Democracia é quando eu mando em você, ditadura é quando você manda em mim.


ABC do Millôr

No abecedário que o Millôr criou, você encontra todas as letras – do A, que parece ter um sótão, passando pelo J, com seu gancho de pirata, até chegar ao Z, que no fundo é um S cubista. Apresentadas de forma bastante inusitada, as maiúsculas e minúsculas enfileiradas ao longo de suas páginas ensinam e divertem, como apenas o mais bem-intencionado Millôr é capaz de fazer.

abc do millor
Clique na imagem e confira na Estante Virtual

Dizem que quando o Criador criou o homem, os animais todos em volta não caíram na gargalhada apenas por uma questão de respeito.


Guia Millôr da história do Brasil – de Cabral a Lula

Se um guia pressupõe um certo didatismo, aqui a palavra de ordem é a irreverência. Millôr sempre se dedicou a escrever e a desenhar o homem e o mundo que nos cerca, em vários veículos nacionais de comunicação. Com textos, desenhos, frases inesquecíveis, ele descreveu nossa realidade nua e crua. Aqui, temos uma seleção inédita, um grande panorama da produção de Millôr, que passa pelos principais temas da história do Brasil.

Guia Millôr da história do Brasil
Clique na imagem e confira na Estante Virtual

Viver é desenhar sem borracha.


O livro branco do humor

Deu Branco? O que para muitos pode significar a falta de idéias, o nada, quando algo precisava ser feito, para Millôr foi a base para um livro inteligente e divertido. Esta obra tem a s cores da genialidade. Encanta. Envolve. Faz rir. O projeto do livro contou também com uma participação ilustre: Ziraldo, que teve a idéia de que a obra tivesse textos em inglês, francês e alemão.

O livro branco do humor
Clique na imagem e confira na Estante Virtual

Quem mata o tempo não é um assassino: é um suicida.


O livro vermelho dos pensamentos de Millôr

Millôr Fernandes é um pensador que enxerga o mundo pela ótica do humor. E é exatamente isso que o leitor encontrará nestas páginas: bom humor. Humor critico, freqüentemente cáustico, capaz de estremecer certeza inabaláveis e desestabilizar verdades estabelecidas. Um humor, eventualmente, um tanto mal-humorado. Mas sempre, bom humor. Humor que se faz pensar. O que é raro, nestes tempos em que se vê por aí muito mau humor bem-humorado.

O livro vermelho dos pensamentos de Millôr
Clique na imagem e confira na Estante Virtual

Há duas coisas que ninguém perdoa: nossas vitórias e nossos fracassos.


 

Qual o seu livro favorito de Millôr Fernandes? Deixe seu comentário e participe da conversa.

Comentários

Um comentário em “Cinco frases e cinco livros para lembrar de Millôr Fernandes

  • 22.08.2016 a 7:37 pm
    Permalink

    Que falta ele faz hoje em dia!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shares