Cinco biografias sobre figuras históricas da TV brasileira

(0 Estrelas - 0 Votos)
Para comemorar o Dia da Televisão, leia um livro

É inegável a influência da televisão na formação da cultura popular brasileira. Algumas personalidades televisivas se tornam tão presentes no imaginário da nossa gente que podem ser chamados de figuras históricas. No Dia da Televisão, comemorado em 11 de agosto, separamos cinco biografias de celebridades da telinha que ajudaram a moldar não apenas o meio, mas também a cultura do brasileiro. Descubra!

Chacrinha: A biografia, de Denilson Monteiro

José Abelardo Barbosa de Medeiros, conhecido como Chacrinha, pareceria um personagem de ficção. Da pequena Surubim, no interior de Pernambuco, o garoto que fazia todos rirem chegou quase por acaso ao Rio de Janeiro, onde se tornou o apresentador de maior sucesso da televisão brasileira. Isso quebrando todos os padrões de comportamento que se poderia esperar. O livro mergulha em um dos períodos mais agitados da cultura brasileira: em seu vaivém entre emissoras; em seus desentendimentos e reconciliações com artistas e com diretores de TV; nos resultados surpreendentes das suas ideias de comunicador nato. Chacrinha guia o leitor por entre a formação de boa parte dos músicos, humoristas e atores brasileiros que fizeram sucesso nas últimas décadas do século XX.

chacrinha a biografia
Clique na imagem e confira na Estante Virtual

A fantástica história de Silvio Santos, de Arlindo Silva

Ninguém ignora que Silvio Santos seja um fenômeno da televisão brasileira. Mas a sua vida, cheia de lances emocionantes, só é conhecida por poucos, como o repórter Arlindo Silva, que trabalhou com ele durante 25 anos como assessor de imprensa, diretor de jornalismo do SBT e seu porta-voz nas campanhas políticas. A história aqui contada começa com o Silvio dos difícies primeiros tempos e chega ao dos agitados dias atuais.

A fantástica história de Silvio Santos
Clique na imagem e confira na Estante Virtual

O livro do Boni, de José Bonifácio de Oliveira Sobrinho

Pode-se dizer sem medo de erro ou exagero que José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, mais conhecido como Boni, é o responsável pela criação da televisão brasileira tal como a conhecemos hoje. Foi ele quem ditou um padrão de excelência que colocou a produção nacional girando em telinhas pelos quatro cantos do planeta. Boni, porém, fez muito mais, como apresenta este livro, que reúne uma série de histórias inéditas de sua vida e profissão, em que têm como protagonistas alguns dos nomes mais importantes e conhecidos da comunicação do país: seja da publicidade, onde começou, do rádio, onde ingressou aos 15 anos, atuando em seguida em programas célebres, e, é claro, da televisão – não apenas da Rede Globo, mas também da TV Tupi, onde ingressou em 1952, da TV Paulista, da TV Rio, TV Excelsior.

O livro do Boni
Clique na imagem e confira na Estante Virtual

Nossa Senhora das Oito, de Mauro Ferreira e Cleodon Coelho

Conhecer a obra de Janete Clair é conhecer a evolução da telenovela no Brasil. Conhecer sua obra é conhecer a própria Janet, que teve momentos que se confundem com os de seus personagens. Sua importância pode ser comprovada por uma simples situação da década de 80: um dos capítulos de uma de suas novelas chegou a ser visto por nada menos do que 100% dos televisores ligados no Brasil.

Nossa Senhora das Oito
Clique na imagem e confira na Estante Virtual

Chatô – O rei do Brasil, de Fernando Morais

A história da vida vertiginosa de um dos brasileiros mais poderosos e controvertidos do século XX: Assis Chateaubriand. Dono de um império de quase cem jornais, revistas, estações de rádio e televisão – os Diários Associados – e fundador do MASP, Chatô sempre atuou na política, nos negócios e nas artes como se fosse um cidadão acima do bem e do mal. Mais temido do que amado, sua complexa e muitas vezes divertida trajetória está associada de modo indissolúvel à vida cultural e política do país entre as décadas de 1910 e 1960, magistralmente recriada nesta obra.

chato
Clique na imagem e confira na Estante Virtual

 

Que outras personalidades da TV merecem biografias? Deixe seu comentário e participe da conversa.

Comentários

2 comentários em “Cinco biografias sobre figuras históricas da TV brasileira

  • 29.12.2016 a 5:13 pm
    Permalink

    Já li a do Silvio e a do Chacrinha! sÃO MUITO BOAS!

  • 12.08.2016 a 11:32 am
    Permalink

    Tantos atores fantasticos que passaram pela televisao, dentre esta biografias teria que ter pelo menos duas disponivel para lermos. Atores como grande Otelo- Ziembiski- Mario Lago-Claudio Correa e Castro-
    Atrizes como Fernanda Montenegro- Lelia Abramo-Elza gomes-Lilian Lemmertz-Dina sfat- enfim atores e atrizes fantasticos alguns nem estao mais entre nos, e o mais triste dentre estes alguns ja estao totalmente esquecido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shares