Os destaques das Flips

(0 Estrelas - 0 Votos)
Grandes nomes de todos os tempos da Flip

A Flip – Festa Literária Internacional de Paraty – vem empolgando e emocionando milhares de leitores desde 2003. O que começou de forma pequena e experimental tornou-se um dos grandes eventos de literatura de todo o mundo, chegando ao ponto de autores renomados solicitarem sua participação. Em 2016, na 14 edição da festa, como sempre, autores de destaque comparacerão, como o norueguês Karl Ove Kanausgard, a bielorussa ganhadora do Prêmio Nobel de Literatura em 2015, João Paulo Cuenca, entre outros.

Para relembrar os anos anteriores, selecionamos nomes que causaram grande comoção no passado. Confira!

Don Delillo

Escritor, dramaturgo e ensaísta norte-americano, cujo trabalho traça um retrato detalhado da vida cotidiana no século XX. Os seus romances abordam temas diversos como a televisão, a guerra nuclear, os esportes, as complexidades da linguagem, arte performática, a Guerra Fria, a matemática, o advento da era digital e do terrorismo global. Entre suas obras famosas estão Submundo, Cosmópolis e Libra.

don delillo


Margaret Atwood

Romancista, poetisa, ensaísta e contista canadense, reconhecida com inúmeros prêmios literários internacionais importantes. Recebeu a Ordem do Canadá, a mais alta distinção em seu país. Em 2001, ela foi incluída na calçada da Fama do Canadá. Muitos de seus poemas foram inspirados por contos de fadas e mitologia, algo que ela se interessa desde criança. ENtre seus trabalhos famosos estão O assassino cego, A história da aia e Madame oráculo.

margaret atwood


Ariano Suassuna

Foi um dramaturgo, romancista, ensaísta e poeta brasileiro. Idealizador do Movimento Armorial. Responsável por várias obras, entre elas, Auto da compadecida, O santo e a porca e A pedra do reino. Foi um preeminente defensor da cultura do Nordeste do Brasil.

ariano-suassuna


J.M. Coetzee

John Maxwell Coetzee nasceu na Cidade do Cabo, África do Sul, em 9 de fevereiro de 1940. Recebeu o Prêmio Nobel de Literatura em 2003, sendo o quarto escritor africano a receber esta honraria e o segundo do seu país. O primeiro havia sido Nadine Gordimer. Entre suas principais obras estão: A vida dos animais, DesonraVida e Época de Michael K.

J.M. Coetzee


António Lobo Antunes

Lobo Antunes nasceu em 1942 em Lisboa. Formado em medicina, serviu como médico do exército português em Angola. Autor de uma obra extensa, de repercussão mundial, o escritor recebeu diversos prêmios literários, como o Grande Prêmio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores, em 1999, por Exortação aos crocodilos. Em 2007, recebeu o Prêmio Camões de Literatura, o maior reconhecimento dado a um autor de língua portuguesa vivo; e, em 2008, o Prêmio Juan Rulfo. Alguns de seus títulos de destaque: Memória de elefante, Os cus de Judas e Explicação dos pássaros.

António Lobo Antunes


Isabel Allende

Isabel Allende, de nacionalidade chilena, nasceu em Lima, em 1942, e trabalha como jornalista e escritora desde os 17 anos. Entre suas obras estão Paula, A ilha sob o mar e A casa dos espíritos.

Isabel-Allende-1


Valter Hugo Mãe

Nome artístico do português nascido em Angola Valter Hugo Lemos. Além de escritor é editor, artista plástico, apresentador de televisão e cantor. Entre sua sobras de destaque estão: O nosso reino, a máquina de fazer espanhoies e A desumanização.

valter hugo mae


Ian McEwan

Nasceu em Aldershot, Inglaterra, em 1948. É um dos ficcionistas mais importantes de sua geração. Seus livros já lhe renderam uma série de prêmios literários, entre eles o Booker Prize e o Whitbread Award. Suas obras mais conhecidas são: Reparação, Sábado e Solar.

ian mcewan


John Banville

John Banville nasceu em Wexford, na Irlanda, em 1945. Começou a trabalhar cedo como balconista em uma companhia aérea e aproveitou a condição que o trabalho lhe dava para viajar e explorar outros países. Mais tarde, mudou-se para os Estados Unidos, onde viveu de 1968 a 1969, e retornou à Irlanda para trabalhar como jornalista e editor. Além do Man Booker Prize por O mar, em 2005, também foi agraciado com o Prêmio Franz Kafka pelo conjunto de sua obra, em 2011, e com o Príncipe das Astúrias de Literatura, em 2014. Outros trabalhos de destaque: Mefisto e O intocável.

 

john banville


 

Qual seu autor da Flip favorito? Compartilhe e participe da conversa.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shares