10 livros de atletas brasileiros de destaque

(0 Estrelas - 0 Votos)
Livros olímpicos

Está chegando o momento de celebração daqueles que sempre nos deram grandes alegrias na vida. E, a poucos dias dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, espera-se que assim continue, né?

Para marcar, selecionamos 10 obras sobre atletas brasileiros que se tornaram referência nos esportes que disputaram nas Olimpíadas. Conheça!

A saga de um campeão, de Lars Grael

Três anos após o acidente em Vitória, Espírito Santo, um dos maiores expoentes do iatismo brasileiro, Lars Grael, conta a trajetória da sua carreira. A obra é mais do que um panorama dos caminhos do esporte brasileiro, é um retrato de um ser humano convicto e apaixonado pelo esporte e pela vida.

Daniel Pereira
Clique na imagem e confira na Estante Virtual

Giba neles!, de Giba e Paulo Montes

Sem medo de se expor, Giba fala sobre seu diagnóstico de leucemia aos quatro meses de idade, de sua relação com a família e de um acidente, aos 11 anos, pouco depois de descobrir sua paixão pelo vôlei. Se 150 pontos no braço pareciam o fim do sonho, para ele foi mais um desafio a ser superado. Giba Neles! revela a humanidade do ídolo ao falar da paternidade, das amizades e da família. O esforço para se recuperar de lesões, as negociações delicadas com times, a dedicação e o foco nos treinamentos.

giba neles
Clique na imagem e confira na Estante Virtual

Oscar Schmidt, de Odir Cunha

Aqui Oscar conta sua vida, com seu jeito direto e peculiar de falar. Nascido em 16 de fevereiro de 1958, em Natal, onde o pai, Oswaldo, era farmacêutico da Marinha, Oscar mudou-se com 13 anos para Brasília e lá, graças à atenção dos técnicos Zezão e Laurindo Miura, se apaixonou pelo basquete. Descubra os segredos da carreira do maior atleta do basquete brasileiro.

oscar schmidt
Clique na imagem e confira na Estante Virtual

A vitória vem dos céus, de Rodrigo Koch e Antônio Carlos Pereira

No dia 11 de setembro de 2005, João Derly de Oliveira Nunes Júnior, foi coroado melhor atleta do Mundial de Judô do Egito, tornando-se o primeiro brasileiro campeão mundial de judô. O Brasil já havia conquistado algumas medalhas olímpicas no judô, mas nunca subira no lugar mais alto do pódio em um mundial, ainda mais derrotando o Japão, país berço do esporte e com o maior número de conquistas em mundias da modalidade. A idéia deste livro surgiu a partir deste feito. A obra conta como João ressurgiu das cinzas para conquistar o mundo e deixar seu nome na história do esporte. João é mais um exemplo de um brasileiro que enfrentou as dificuldades com persistência para atingir seus objetivos e lutar pela sua paixão.

a vitoria vem dos ceus
Clique na imagem e confira na Estante Virtual

Longevidade e esporte, de Maria Lenk

No livro, a nadadora dá dicas de como manter o condicionamento físico, mesmo tendo a idade avançada, e mostra que envelhecimento e saúde podem conviver muito bem. Maria Lenk é considerada a maior nadadora brasileira da história. Foi a primeira sul-americana a competir em Olimpíadas, em 1932, na cidade de Los Angeles, Estados Unidos. Tornou-se famosa por inventar o nado borboleta, que foi disputado pela primeira vez em 1956 nos Jogos Olímpicos de Melbourne.

longevidade e esporte
Clique na imagem e confira na Estante Virtual

Aqui tem!, de Fernando Meligeni e André Kfouri

Ao contrário do que pode parecer, este não é uma biografia, mas um rol de boas histórias. Histórias da trajetória de vida do nascido argentino Fernando Meligeni até sua ascensão como ídolo brasileiro do esporte. Em companhia de André Kfouri, o tenista leva o leitor a uma fascinante viagem aos bastidores do tênis, trazendo à tona memórias inesquecíveis, por vezes divertidas e bem-humoradas, de uma das carreiras mais espetaculares da história do esporte do país.

aqui tem
Clique na imagem e confira na Estante Virtual

Lições da água, de Gustavo Borges

Contando sua bem-sucedida trajetória, o premiado nadador Gustavo Borges expõe as características e qualidades que devem ser desenvolvidas para se tornar um verdadeiro campeão, em qualquer modalidade da vida.

licoes da agua
Clique na imagem e confira na Estante Virtual

Jackie do Brasil, de Jacqueline Silva

Jackie foi a primeira mulher brasileira a conquistar uma medalha de ouro nos Jogos Olímpicos (1996, em Atanta). Esta guerreira, eleita pela Federação Internacional de Voleibol a melhor jogadora de vôlei do mundo na década de 90, relembra nesta obra os altos e baixos dos seus mais de 30 anos de carreira e desfaz, com franqueza desconcertante, muitas fofocas nas quais foi envolvida.

jackie do brasil
Clique na imagem e confira na Estante Virtual

Magic Paula: A trajetória de uma campeã, de Cecílio Elias Netto

Este livro aborda a vida da genial jogadora de basquete, desde seu nascimento à conquista do Campeonato Mundial na Austrália, pela seleção brasileira, em 1994. Cecílio Neto retrata a vida de Paula, tendo por base a visão da própria atleta e a de cem depoentes. A obra é composta por um caderno de fotos e um pôster. O prefácio é do inesquecível jornalista Armando Nogueira.

Magic Paula
Clique na imagem e confira na Estante Virtual

Herói por nós: Adhemar Ferreira da Silva, o Ouro Negro Brasileiro, de Tânia Mara Siviero

Primeiro atleta brasileiro a ter conquistado medalhas de ouro em Olimpíadas consecutivas – Helsinque, 1952, e Melbourne, 1956 –, Adhemar Ferreira da Silva foi um extraordinário esportista. A vida do campeão é contada neste livro por meio de depoimento e de imagens inéditas de seu arquivo pessoal.

Herói por nós
Clique na imagem e confira na Estante Virtual

 

Qual seu maior ídolo no esporte. Compartilhe e participe da conversa.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shares