5 livros de sucesso de Zélia Gattai

8 anos sem Zélia Gattai

No dia 17 de maio de 2008, o Brasil perdeu um de seus maiores nomes literários: a escritora e memorialista Zélia Gattai. A imortal da ABL nasceu no dia 02 de julho de 1916 em São Paulo e, por 56 anos, foi casada com o também escritor Jorge Amado, de Capitães de areia, Gabriela Cravo e Canela, entre outros títulos. Sua vasta obra é composta por onze livros de memória, três infantis, uma fotobiografia e um romance.

Em 2001, já muito premiada e reconhecida internacionalmente, Zélia foi eleita para a cadeira 23 da Academia Brasileira de Letras, anteriormente ocupada por Jorge Amado, e que teve Machado de Assis como primeiro ocupante e José de Alencar como patrono. Diferentemente de muitos escritores, Zélia publicou seu primeiro livro somente aos 63 anos de idade, quando lançou a obra de memórias Anarquistas, graças a Deus. Esta, aliás, foi adaptada como minissérie para a televisão.

Conheça algumas das obras inesquecíveis de Zélia Gattai.

Anarquistas graças a Deus

Filha de anarquistas chegados de Florença, por parte do pai Ernesto, e de católicos originários do Vêneto, da parte da mãe Angelina, a escritora trazia no sangue o calor de seus livros. Trinta e quatro anos depois de se casar com Jorge Amado, a sempre apaixonada Zélia abandona a posição de coadjuvante no mundo literário e experimenta a própria voz para contar a saga de sua família.

anarquistas gracas a deus
Clique na imagem e confira na Estante Virtual

Um chapéu para viagem

Em Um chapéu para viagem, Zélia Gattai relata sua longa viagem sentimental como mulher e testemunha fiel do marido. Juntos, atravessam os anos do Estado Novo e os perigos da política. Foi em plena militância, em uma reunião do Comitê pela Anistia, que Jorge viu sua futura esposa pela primeira vez. Neste livro, que traz um caderno com fotos da época, o mundo da política e da literatura se embaralham, assim como a nitidez dos eventos históricos e a turvação da memória pessoal.

um chapeu para viagem
Clique na imagem e confira na Estante Virtual

Crônica de uma namorada

O único romance de Zélia Gattai acompanha as dores e descobertas da menina Geane, que precisa enfrentar a morte da mãe e conviver com a madrasta, ao mesmo tempo em que experimenta transformações físicas e o despertar da sexualidade. São temas simples que, nas mãos da autora, transformam-se num relato de formação minucioso.

Crônica de uma namorada
Clique na imagem e confira na Estante Virtual

Jonas e a sereia

“Pra quem ama de verdade, o impossível não há.” É isso o que nos ensina a história de amor de Jonas e sua Auta Rosa, o peixe que ele pescou certo dia e por quem se apaixonou. Depois de muito conversarem — sim, nesta história os peixes falam — e de se apaixonarem, Auta Rosa convida Jonas para mergulhar. Ele acompanha seu amor, mas é obriga do a voltar para a costa. A professora Carolina Spacaferro, que narra esta fábula para seus alunos, faz suspense sobre o que teria acontecido aos dois, guardando a surpresa para o final da história. Escrito em versos, este livro é uma aula sobre a nossa cultura popular, assim como sobre o amor.

jonas e a sereia
Clique na imagem e confira na Estante Virtual

A casa do Rio Vermelho

Aqui, Zélia continua a narrar a saga de sua vida – que se mistura não só com a do marido Jorge Amado, mas com a aventura de toda uma geração de artistas. Sua grande proeza é fazer da literatura não só registro de emoções e de acontecimentos, mas uma maneira de se apropriar do mundo.

casa do rio verelho
Clique na imagem e confira na Estante Virtual

Qual seu livro preferido de Zélia Gattai? Compartilhe e participe da conversa.

Comentários

Um comentário em “5 livros de sucesso de Zélia Gattai

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shares