Os livros e autores mais queridos em cada região do Brasil

(0 Estrelas - 0 Votos)
O Brasil literário de Norte a Sul

Os hábitos, os gostos, a cultura e o povo de cada região do Brasil têm suas peculiaridades literárias. Assim, para tentar traçar um mapa de leitura no país no primeiro trimestre de 2016, fizemos uma apuração e descobrimos a obra mais vendida no Centro-Oeste, no Nordeste, no Norte, no Sudeste e no Sul, além dos escritores que fazem mais sucesso. Imaginam o resultado? Confira a lista!

Livros mais vendidos por região

Região Sul

A hora da estrela, de Clarice Lispector

Macabéa vive sem saber para quê. Depois de perder a tia, viaja para o Rio de Janeiro, aluga um quarto, emprega-se como datilógrafa e se apaixona por Olímpio de Jesus – que logo a trai com uma colega de trabalho. Como continuar a viver após tamanha decepção?

a-hora-da-estrela-clarice-lispector
Clique na imagem e confira na Estante Virtual

Sudeste

A droga da obediência, de Pedro Bandeira

Num clima de mistério e suspense, um grupo de cinco estudantes – Os Karas – enfrenta uma macabra trama internacional liderada pelo sinistro Doutor Q.I.. Ele pretende subjugar a humanidade aos seus desígnios, aplicando na juventude uma perigosa droga. E essa droga já está sendo experimentada em alunos dos melhores colégios de São Paulo. Este é um trabalho para Os Karas – o avesso dos coroas, o contrário dos caretas.

a-droga-da-obediencia-pedro-bandeira
Clique na imagem e confira na Estante Virtual

Norte

O rock das estrelas, de Carlos Queiroz Telles

Mané é um menino de 14 anos apaixonado por Norminha, garota que se mudou para sua escola, e que, com sua beleza, colocou a escola toda a seus pés! Os meninos a amam, as meninasobviamente, a odeiam. Depois de passar vergonha em sua frente, Mané resolve que vai ter que conquistar sua amada, seja por meio de seus talentos futebolísticos ou literários! O tempo para conquistar Norminha é limitado: ele tem até sábado (o livro começa numa segunda feira), para ir com ela para a festa do amigo Tiago.

o rock das estrelas
Clique na imagem e confira na Estante Virtual

Nordeste

Admirável mundo novo, de Aldous Huxley

O livro narra o cotidiano de uma sociedade controlada por um regime totalitário, onde família, monogamia, privacidade e pensamento constituem crime. Mas o solitário Bernard Marx deseja se libertar.

admiravel mundo novo
Clique na imagem e confira na Estante Virtual

Centro Oeste (aqui houve um empate)

O menino no espelho, de Fernando Sabino

Nesta obra, o menino Fernando, que vem a ser o próprio autor, vive todas as fantasias de sua infância por meio de uma deliciosa viagem ao passado de um dos melhores escritores brasileiros. Sabino conta suas memórias, intercalando fatos reais e imaginários, histórias mirabolantes de um menino mineiro que cresceu na Belo Horizonte de 1920. Emocionante e engraçado, o livro é um clássico que acompanha gerações.

o-menino-no-espelho
Clique na imagem e confira na Estante Virtual

A revolução dos bichos, de George Orwell

Escrita em plena Segunda Guerra Mundial e publicada em 1945 depois de ter sido rejeitada por várias editoras, essa pequena narrativa causou desconforto ao satirizar ferozmente a ditadura stalinista numa época em que os soviéticos ainda eram aliados do Ocidente na luta contra o eixo nazifascista.  Mais de sessenta anos depois de escrita, ela mantém o viço e o brilho de uma alegoria perene sobre as fraquezas humanas que levam à corrosão dos grandes projetos de revolução política. É irônico que o escritor, para fazer esse retrato cruel da humanidade, tenha recorrido aos animais como personagens. De certo modo, a inteligência política que humaniza seus bichos é a mesma que animaliza os homens.

revolucao-dos-bichos


Autores mais vendidos por região

Nordeste/Norte/Sul

Pedro Bandeira

Autor de literatura juvenil mais popular do país, de acordo com sua página no Wikipedia, Pedro Bandeira vendeu vinte e três milhões de exemplares até 2012. Suas obras fazem parte da história literária de grande parte dos adolescentes dos anos 90, com a criação do grupo de jovens investigadores “Os Karas”. Conheça a obra completa do autor.

Clique na imagem e veja a obra do autor na Estante Virtual

Sudeste / Centro-Oeste

Machado de Assis

Machado de Assis escreveu 5 livros de poesia ,7 de contos e 9 romances ao longo dos seus 60 anos. Também foi o autor de mais de 600 crônicas, tornando-se um dos responsáveis pela popularização do gênero do país. Aos 21 ele já era autor e crítico teatral e escreveu 9 peças de teatro, entre 1860 e 1906. O escritor usou pelo menos 21 pseudônimos  ao longo da sua vida. Inspirado pela Academia Francesa, Machado organizou a fundação da Academia Brasileiras de Letras. Em Janeiro de 1897, foi eleito o presidente da instituição, mas não ocupou a cadeira n° 1. Modesto, ficou com a de número 23. José de Alencar foi escolhido como patrono da Academia, indicado o próprio Machado de Assis. Conheça a obra completa do autor.

machado de assis
Clique na imagem e veja a obra do autor na Estante Virtual

 

Ficou surpreso com o resultado? Dê sua opinião e participe da conversa.

Comentários

2 comentários em “Os livros e autores mais queridos em cada região do Brasil

  • 29.04.2016 a 2:07 pm
    Permalink

    Legal esse levantamento por região. Não participei, estou chegando agora, mas teria comprado “A revolução dos bichos”.

  • 17.04.2016 a 10:29 pm
    Permalink

    Adoro Fernando Sabino, George Orwell e Revolução dos Bichos é leitura obrigatória.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shares