Livros para o vestibular Fuvest 2016

Leituras obrigatórias para Fuvest 2016

A Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular), instituição que seleciona alunos para a Universidade de São Paulo (USP) divulgou a lista de livros obrigatórios para a seleção de 2016. A Fuvest tem mudado a lista a cada três anos.

Confira os títulos na Estante Virtual.

Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis

Narrado em primeira pessoa, seu autor é Brás Cubas, um “defunto-autor”, isto é, um homem que já morreu e que deseja escrever a sua autobiografia.

bras cubas
Clique na imagem e confira na Estante Virtual

O cortiço, de Aluísio de Azevedo

Romance naturalista do brasileiro Aluísio Azevedo publicado em 1890, que denuncia a exploração e as péssimas condições de vida dos moradores das estalagens ou dos cortiços cariocas do final do século XIX.

cortico
Clique na imagem e confira na Estante Virtual

A cidade e as serras, de Eça de Queirós

O narrador Zé Fernandes mostra ao leitor a tese segundo a qual a vida no campo é superior à vida urbana. Para comprová-la, relata a trajetória de seu amigo, Jacinto. Herdeiro de grande fortuna obtida através da exploração de propriedades agrícolas de Portugal, Jacinto nasceu em Paris e adorava a cidade.

A-cidade-e-as-serras-
Clique na imagem e confira na Estante Virtual

Capitães de areia, de Jorge Amado

A história e o cotidiano de meninos pobres moradores das ruas de Salvador. A obra traz as carências e as ambições de personagens como Pirulito, Pedro Bala, Gato e Professor.

capitaes-areia-capa
Clique na imagem e confira na Estante Virtual

Vidas secas, de Graciliano Ramos

Lançado originalmente em 1938, é o romance em que Graciliano alcança o máximo da expressão que vinha buscando em sua prosa. O que impulsiona os personagens da obra é a seca, áspera e cruel, e, paradoxalmente, a ligação afetiva que expõe naqueles seres em retirada, à procura de meios de sobrevivência e de um futuro.

vidas
Clique na imagem e confira na Estante Virtual

Viagens na minha terra, de Almeida Garrett

A obra parte de um fato real da vida do autor, uma viagem que ele fez a Santarém e que teve o cuidado de situar no tempo. Além da viagem real, Garrett, faz nas suas divagações, várias viagens paralelas. Tantas e tais viagens, que numa delas o leva justamente, e pela mão de um companheiro de itinerário, a centrar-se no drama sentimental de Carlos e Joaninha.

Viagens-na-minha-terra
Clique na imagem e confira na Estante Virtual

Til, de José de Alencar

Til é o apelido de Berta, moça que se envolve nas mais intrincadas tramas, sempre buscando ajudar os que precisam. Capaz de enfrentar jagunços, Berta não mede esforços ao buscar a realização de seus intentos. Violências, mistérios e triângulos amorosos constituem esta história.

til
Clique na imagem e confira na Estante Virtual

Memórias de um sargento de milícias, de Manuel Antônio de Almeida

Afinal de contas a Maria sempre era saloia, e o Leonardo começava a arrepender-se seriamente de tudo que tinha feito por ela e com ela. E tinha razão, porque, digamos depressa e sem mais cerimônias, havia ele desde certo tempo concebido fundadas suspeitas de que era atraiçoado. Havia alguns meses tinha notado que um certo sargento passava-lhe muitas vezes pela porta, e enfiava olhares curiosos através das rótulas: uma ocasião, recolhendo-se, parecera-lhe que o vira encostado à janela. Isto porém passou sem mais novidade.

Memorias_de_um_Sargento_de_Milicias_Obra_da_capa_O_visivel_e_o_invisivel_de_Marco_Paulo_Rolla_11
Clique na imagem e confira na Estante Virtual

Sentimento do mundo, de Carlos Drummond de Andrade

Terceiro livro de poemas de Carlos Drummond de Andrade, publicado em 1940 e escrito após Alguma poesia e Brejo das almas. Drummond mostra aqui sua faceta mais madura e atenta às fragilidades e angústias humanas.

sentimento do mundo
Clique na imagem e confira na Estante Virtual

Todos preparados para o vestibular? Responda e participe da conversa.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shares