8 autores cubanos de destaque

(0 Estrelas - 0 Votos)
Literatura cubana e seus renomados escritores

Muitas pessoas associam Cuba apenas ao seu líder político mais conhecido, Fidel Castro. O país é sempre lembrado pelo seu isolamento e por sua realidade política, uma nação que sofreu por anos o embargo econômico liderado pelos Estado Unidos. Algumas chegam a lembrar de Cuba como o local que, por décadas, apesar das dificuldades na economia, destacou-se em várias Olimpíadas, ou seja, como uma potência esportiva.
O que talvez muita gente não saiba é que o país nos deu muito escritores importantes que, com certeza, fizeram e fazem parte de nossas vidas literárias. Confira a lista abaixo – com surpresas!

Italo Calvino

Diferente do que muita gente deve imaginar, Calvino não nasceu na Itália, mas sim, em Santiago de las Vegas, em Cuba, no dia 15 de outubro de 1923.  Por ser filho de pais italianos e por ter ido bem pequeno para a Itália, ele é, hoje, considerado mais italiano do que cubano. Sua primeira obra publicada foi A trilha dos ninhos de aranha, de 1947, e a mais famosa, As cidades invisíveis, de 1972. Com certeza, um dos autores mais importantes de todos os tempos.

http://www.estantevirtual.com.br/autor/italo-calvino
Clique na imagem e veja a obra do autor na Estante Virtual.

Leonardo Padura

Formado em Letras, trabalhou como escritor, jornalista e crítico literário até a década de 1990, quando ganhou reconhecimento por uma série de romances policiais com seu mais famoso personagem, o detetive Mario Conde. Mas foi com O homem que amava os cachorros que Padura se consolidou no mundo literário, quando recebeu diversos prêmios internacionais, entre eles o Prêmio Princesa das Astúrias 2015.

http://www.estantevirtual.com.br/autor/Leonardo-Padura
Clique na imagem e veja a obra do autor na Estante Virtual.

Wendy Guerra

Publicou os seus primeiros textos com sete anos, e participou da oficina de escrita do colombiano Gabriel García Márquez. Venceu diversos prêmios importantes em Cuba, na Espanha e na França com as obras Todos se vão, Nunca fui primeira-dama e Posar nua em Havana. Wendy esteve no Brasil em 2011 para a Flip – Festa Literária Internacional de Paraty -, quando foi ovacionada.

http://www.estantevirtual.com.br/autor/Wendy-Guerra
Clique na imagem e veja a obra do autor na Estante Virtual.

José Martí

Martí foi um político, pensador, jornalista, filósofo e poeta. Seu pensamento ultrapassou as fronteiras de Cuba para difundir-se em todo o mundo. O autor foi o grande mártir da Independência de Cuba em relação à Espanha. Além de poeta e pensador, desde sua mocidade demonstrou inquietude cívica e simpatia pelas ideias revolucionárias que surgiam entre os cubanos. Entre suas obras mais famosas estão: Nossa América, Versos singelos e Páginas escolhidas.

http://www.estantevirtual.com.br/autor/Jos%C3%A9-Mart%C3%AD
Clique na imagem e veja a obra do autor na Estante Virtual.

Pedro Juan Gutiérrez

Escritor, pintor e jornalista, Gutiérrez é reconhecido internacionalmente como um dos escritores mais talentosos da nova narrativa cubana. Foi soldado, instrutor de natação, cortador de cana-de-açúcar e trabalhador agrícola, além de várias outras profissões. Hoje, vive em Havana e dedica-se exclusivamente à literatura e à pintura. Entre seus trabalhos estão A famosa Trilogia Suja de Havana e sua obra-prima, O rei de Havana.

http://www.estantevirtual.com.br/autor/Pedro-Juan-Gutierrez
Clique na imagem e veja a obra do autor na Estante Virtual.

Reinaldo Arenas 

Reinaldo Arenas foi um escritor cubano de poesia, novelas e teatro. Passou grande parte da sua vida combatendo o regime comunista e a política de Fidel Castro. Nascido na pequena cidade Holguín, Arenas mudou-se para Havana para se matricular na Escola de Planificação e, depois, na Faculdade de Letras da Universidade de Havana. Durante a década de 1970, tentou, por vários meios, abandonar a ilha, mas não obteve sucesso. Mais tarde, devido a uma autorização de saída de todos os homossexuais e de outras persona non grata, o autor pôde deixar o país e foi para Nova York. Antes que anoiteça, sua autobiografia, chegou aos cinemas em 2000, com Javier Bardem no papel principal. O mundo alucinante e O porteiro são duas de suas famosas obras.

http://www.estantevirtual.com.br/autor/Reinaldo-Arenas
Clique na imagem e veja a obra do autor na Estante Virtual.

Guillermo Cabrera Infante

Guillermo Cabrera Infante foi um escritor cubano naturalizado britânico. Além de ser romancista, contista e ensaísta, escreveu poemas visuais e roteiros cinematográficos. Após romper com Fidel Castro na década de 60, foi para Bruxelas, onde viveu até sua morte, em 21 de fevereiro de 2005. Segundo Infante, Bruxelas era horrível e só suportou morar lá devido ao horror que passou a ter em relação à Havana. Destacam-se de sua obra A ninfa inconstante, Fumaça pura e Delito por dançar o chá-chá-chá.

http://www.estantevirtual.com.br/autor/Reinaldo-Arenas
Clique na imagem e veja a obra do autor na Estante Virtual.

Zoé Valdés

Estudou na Faculdade de Teologia da Universidade de Havana, mas abandonou o curso no segundo período. De 1984 a 1988, fez parte da Delegação de Cuba na UNESCO em Paris, e da Oficina Cultural da Missão de Cuba em Paris. Posteriormente, atuou na revista Cine Cubano, de 1990 até 1995, quando abandonou a ilha natal para se radicar em Paris. Até hoje vive com a família na França. O nada cotidiano, A eternidade do instante e Te dei a vida inteira estão entre seus principais livros.

http://www.estantevirtual.com.br/autor/zoe-valdes
Clique na imagem e veja a obra do autor na Estante Virtual.

 

Qual seu autor cubano preferido? Dê sua opinião e participe da conversa.

Comentários

2 comentários em “8 autores cubanos de destaque

  • 16.04.2016 a 4:54 pm
    Permalink

    Dia 18/4 comemora se por aqui O Dia do Livro e o nascimento de Monteiro Lobato, um de nossos maiores escritores. Esta pontuação dos melhores de Cuba nos prestigia nesta data.

  • 29.03.2016 a 3:39 pm
    Permalink

    José Zacarias Tallet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shares