Conheça autores nórdicos de suspense que conquistaram o mundo

(0 Estrelas - 0 Votos)
Escritores escandinavos viram sucesso no Brasil

Livros de mistério são populares há muitos anos. Eles podem ser clássicos e sofisticados, como os da Agatha Christie ou do Rex Stout; repletos de ação, como os de Lee Child e de Harlan Coben; e, até mesmo, mais sangrentos, como os de Donato Carrisi e Giorgio Faletti. Ou, também, ter um pouco de tudo, como as histórias de Sherlock Holmes.

De uns anos para cá, certos autores originários de cultura e idioma distantes vem se destacando no Brasil: os nórdicos. Eles nasceram na Noruega, Dinamarca, Finlândia, Islândia ou Suécia e conquistaram, aliás, não só nosso país, mas todo o planeta. O estopim, provavelmente, foi o lançamento da trilogia Millennium, de Stieg Larsson.

Confira a lista de autores indispensáveis!

Jo Nesbo

Jo Nesbo é um dos escritores de thriller mais bem-sucedidos da atualidade. Seu principal personagem é o detetive Harry Hole, e seus romances sempre figuram nas principais listas de mais vendidos do mundo. Além dos títulos adultos, é responsável pela série infantil Doutor Proktor, coleção com quatro obras. Garganta vermelha, primeiro de Nesbo, foi escolhido o melhor romance policial de todos os tempos pelo Clube do Livro Norueguês. Já o mais recente a chegar às livrarias foi Sangue na neve.

Jo Nesbo
Clique na imagem e confira!

Stieg Larsson

Karl Stig-Erland Larsson, mais conhecido como Stieg Larsson, foi jornalista e escritor sueco. Tornou-se um fenômeno editorial em todo o mundo com a trilogia Millennium, lançada postumamente. Os três livros foram adaptados para o cinema, sendo sucesso instantâneo de bilheteria. Recentemente, chegou às livrarias a continuação, escrita David Lagercrantz, e chamada A garota na teia de aranha.

Stieg Larsson, author of "The Girl With the Dragon Tattoo," sits for a photo in Stockholm, Sweden, on Nov. 2, 2004. His book is published by the Knopf unit of Random House and retails for $24.95. Photographer: Britt-Marie Trensmar/SCANPIX/Random House via Bloomberg News EDITOR'S NOTE: NO SALES. EDITORIAL USE ONLY.
Clique na imagem e confira!

Lars Kepler

Lars Kepler é o pseudônimo escolhido pelo casal sueco Alexander Ahndoril e Alexandra Coelho Ahndoril para escrever seus impressionantes thrillers. Ambos têm publicados, no Brasil, O hipnotista e O pesadelo, estrelados pelo detetive Joona Linna.

LarsKepler_L
Clique na imagem e confira!

Henning Mankell

Um dos mais famosos escandinavos da literatura mundial, Mankell nasceu na Suécia e ficou conhecido, principalmente, pelos romances do inspetor Kurt Wallander. Foi traduzido para mais de 40 idiomas e tem entre suas principais obras: Assassinos sem rosto, O homem de Beijing e O homem que sorria. Henning Mankell faleceu no dia 5 de outubro de 2015.

Henning Mankell … 'What happens to people's identity when they are stricken by a serious illness?'
Clique na imagem e confira!

Liza Marklund

Liza Marklund é escritora, jornalista, colunista e embaixadora da Unicef. É também coproprietária da Piraförlaget, a terceira maior editora da Suécia. Hoje, além de produzir livros, faz documentários para a TV e escreve para vários jornais. Seus romances investigativos com a protagonista Annika Bengtzon tornaram-se sucessos internacionais, e milhões de exemplares já foram vendidos em mais de trinta idiomas pelo mundo. Publicou no Brasil: A loba vermelhaOs Assassinos do Cartão-Postal, ao lado do também autor de suspense James Patterson.

liza
Clique na imagem e confira!

Camilla Lackberg

As obras de Camilla Lackberg se passam na pequena cidade de Fjällbacka, na Costa Ocidental do seu país natal, Suécia. Foi traduzida para 35 idiomas, e vendeu mais de 18 milhões exemplares em todo o mundo. Entre suas obras, destacam-se: A princesa de gelo, O estranho e Gritos do passado.

lackberg
Clique na imagem e confira!

Jussi Adler-Olsen

Olsen cursou ciências políticas e se formou em cinema, obtendo dessas experiências diversas fontes de inspiração para escrever sobre temas como os males da mente humana. Renomado tanto em seu país como no exterior, o autor dinamarquês destaca-se por histórias com doses mais altas de violência e repletas de tensão. No Brasil, publicou A mulher enjaulada e A caça.

adler olsen
Clique na imagem e confira!

Arnaldur Indridason

Islandês, jornalista e crítico de cinema, Arnaldur Indridason é hoje um dos maiores expoentes da Escandinávia. Sua primeira obra publicada no Brasil foi A cidade dos vidros, que, com a ótima recepção recebida, acabou tendo a companhia de mais três: O silêncio do túmulo, Vozes e O segredo do lago.

arnaldur
Clique na imagem e confira!

Qual seu autor escandinavo preferido? Compartilhe e participe da conversa.

Comentários

4 comentários em “Conheça autores nórdicos de suspense que conquistaram o mundo

  • 14.05.2016 a 1:43 pm
    Permalink

    Excelente artigo, muito obrigado por compartilhar esse conteúdo de valor. Adicionei seu site aos favoritos para voltar mais vezes

  • 25.03.2016 a 10:37 am
    Permalink

    Não conhecia o blog estante . Gostei muito dessa relação de livros de autores da Escandinavia tão pouco divulgados aqui no Brasil.

  • 23.03.2016 a 6:19 pm
    Permalink

    Adorei a trilogia Millennium autor G Stieg-Larsson é atualmente estou encantada com Jo Nesbo.
    Adorei saber desta lista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shares