7 Livros para entender o momento político do Brasil

Obras para compreender a realidade brasileira

O país passa por um momento político conturbado e poucos sabem, de verdade, o que vai acontecer daqui para frente. Para complicar, as pessoas estão perdidas no meio de um número enorme de fatos e informações, não compreendendo totalmente o que acontece. A cada minuto surge uma novidade.

Para auxiliar neste entendimento, selecionamos 7 obras que tratam a realidade brasileira desde séculos atrás até os dias atuais. Confira!

1808, de Laurentino Gomes

O propósito deste livro, resultado de dez anos de investigação jornalística, é resgatar e contar a história da corte lusitana no Brasil e tentar devolver seus protagonistas à dimensão mais correta possível dos papéis que desempenharam.

1808


Guia politicamente incorreto da história do Brasil, de Leandro Narloch

O autor revê alguns conceitos clássicos, como o ideal do bom selvagem e o massacre da Guerra do Paraguai. São nove capítulos, todos cheios de fatos inconvenientes e polêmicos.

Livro-Guia-Historia-Brasil


A ditadura envergonhada, de Elio Gaspari

Primeiro livro de uma série escrita pelo jornalista Elio Gaspari sobre os “anos de chumbo”, A ditadura envergonhada traz elementos para a compreensão do período ditatorial iniciado em 1964. A narrativa começa com a eclosão do golpe e vai até a edição do Ato Institucional no 5, em 1968.

ditadura


Pare de acreditar no governo: Por que os brasileiros não confiam nos políticos e amam o Estado, de Bruno Garschagen

A história política do Brasil desde a chegada dos portugueses até os dias de hoje. Um texto bem-humorado que tece uma conversa entre intelectuais a respeito da nossa cultura política.

pare de acreditar


Notícias do Planalto, de Mario Sergio Conti

Os bastidores da grande imprensa, os caminhos entre a notícia e o leitor, a transformação da política em notícia. O autor mostra quem decide o quê – e como – na grande imprensa brasileira, e analisa de que maneira os principais jornais, revistas e emissoras de TV do país cobriram a ascensão e a queda de Fernando Collor de Mello. Uma das principais perguntas que orientam a investigação é: até que ponto as relações pessoais, a identidade política com o governo ou o interesse material das empresas influenciam a cobertura política da grande imprensa?

noticias


Para entender a política brasileira, de Marcelo Douglas de Figueiredo Torres

O autor deste livro revela, em 24 textos, a complexa relação entre Estado e sociedade a partir de uma visão realista sobre o desafio do processo democrático brasileiro. Retrata a política nacional, oferecendo ao leitor uma análise mais reflexiva a respeito do Brasil de hoje. Marcelo aborda os aspectos da vida política, a cultura da corrupção no país, as falhas de dirigentes do Ministério Público, a inversão dos valores éticos na sociedade brasileira e a insegurança e apatia em que mergulhou a nação.

entender


Conversas políticas, desafios públicos, de Aldo Fornazieri e Carlos Muanis

Estaria em curso uma crise da forma tradicional do agir político em benefício de uma nova forma, mais livre, mais horizontal e menos centralizada? Essa discussão é o tema principal deste livro, que reúne entrevistas produzidas com Fernando Henrique Cardoso, Aldo Fornazieri e Fernando Haddad. O resultado é um debate informal, rico e que apresenta ideias e caminhos instigantes que indicam os limites, as potências e os desafios da política do nosso tempo.

conversas



Você tem mais sugestões de livros sobre o assunto? Compartilhe a sua dica e participe da conversa.

Comentários

9 comentários em “7 Livros para entender o momento político do Brasil

  • 19.10.2016 a 12:03 pm
    Permalink

    Obrigado pelo texto, irei recomendar seu site se alguém me questionar sobre esse tema. Atenciosamente Luiz Carlos Casante

  • 03.04.2016 a 6:04 pm
    Permalink

    Eu recomendo o livro Os Donos do Poder, de Raimundo Faoro. Apresenta a visão de um Brasil desde o seu descobrimento passando pela colonização, período imperial, República até os dias de hoje, com criticidade de historiador e advogado.

  • 31.03.2016 a 9:37 am
    Permalink

    Guerras Sujas – Jeremy Skahill;
    Quem Pagou a Conta? Francis Stonor Saunders.

    Valem cada centavo e cada palavra.

  • 25.03.2016 a 11:31 am
    Permalink

    Autor Olavo de Carvalho.

  • 25.03.2016 a 11:29 am
    Permalink

    Ótimas dicas, sugiro ainda ” O mínimo que você precisa saber para não ser um idiota’. Além de demonstrar os fatos ocorridos principalmente no período mais sórdido do país, faz refletir e rever ideias.

  • 23.03.2016 a 4:33 pm
    Permalink

    Só vendo os esquerdistas das humanas pirarem com as indicações “reacionárias” e pedindo os autores marxistas de sempre.
    Curti a lista.

  • 22.03.2016 a 9:24 pm
    Permalink

    “Pare de acreditar no governo”, de Bruno Garschagen, é uma obra extremamente necessária não apenas para o entendimento da política atual, mas também para a compreensão de todo o processo histórico que culminou na formação de nossos líderes atuais – para o bem ou para o mal. O cientista político nos mostra que para esclarecer o presente do país é preciso olhar cinco séculos para trás. E vagar atentamente por cada camada política nesses quinhentos e poucos anos de Brasil – até a era petista que nos assola.

  • 21.03.2016 a 8:38 pm
    Permalink

    Não dá pra respeitar nenhuma lista de livros sobre o Brasil que não tenha Darcy Ribeiro, mas gostaria muito de ler 1808 – um bom amigo indicou

  • 21.03.2016 a 5:25 pm
    Permalink

    Sou leiga em política, mas sobre a história do Brasil além de já ter lido os livros do Laurentino Gomes, já li O povo Brasileiro deDarcy Ribeiro. Gostei muito!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shares