Brasil faz bonito em Prêmio mundial dos livros de gastronomia

(0 Estrelas - 0 Votos)

País tem finalistas em 20 categorias de livros de gastronomia.

Entre os finalistas do Cook Gourmand World Cookbook Awards, o prêmio mundial que reconhece os principais trabalhos editoriais na linha de gastronomia, o Brasil marcou presença nada menos que 26 vezes.

Há livros brazucas concorrendo nas principais categorias como Melhor Editora (Bocato) e Livro de culinária do ano (Brazil – Art in the kitchen, de Morena Leite e ilustrações de Romero Brito, editado pela Boccato). Apesar de expressiva, a participação do Brasil nesta premiação já é tradicional. Em 2015, fora 31 indicações em várias categorias do prêmio e, em 2014, chegamos a 41.

Confira alguns dos livros que ganharam destaque na última edição do prêmio.

 

As melhores Receitas do Mais Você, de Ana Maria Braga

As melhores receitas do Mais Você reúne as mais saborosas, fáceis de preparar e que se destacaram ao longo dos últimos 15 anos. São entradas, petiscos, lanches, pratos principais e doces que vão surpreender o seu paladar. Além das instruções, as receitas apresentam rendimento, tempo de preparo e custo médio. Algumas contêm comentários da Ana Maria Braga sobre o diferencial do prato, um ingrediente que é o segredo da receita ou o motivo de ter sido selecionada para fazer parte do livro.

Veja o livro
Veja o livro

 

Bela Cozinha, de Bela Gil

Contrariando o mito de que comida saudável é sem graça, Bela Gil mostra que é possível se alimentar de forma equilibrada, privilegiando ingredientes naturais, sem perder o sabor. “Bela cozinha – as receitas” ensina a fazer 50 pratos deliciosos apresentados em seu programa no GNT. Mais do que um livro de receitas, o livro convida à reflexão sobre nossos hábitos alimentares e traz dicas sobre como pequenas mudanças podem fazer uma grande diferença.

Dividido em categorias: sopas e mingaus; legumes e folhas verdes; petiscos; dia a dia; molhos e sobremesas.

As receitas são acompanhadas por comentários sobre as propriedades dos ingredientes, informações de rendimento e tempo médio de preparo e ícones que sinalizam se a receita é vegana, vegetariana ou sem glúten.

Veja o livro
Veja o livro

Art in the kitchen, de Morena Leite

O editor André Boccato apresenta o livro Art in the Kitchen, que reúne receitas da chef Morena Leite, ilustradas com obras do artista plástico Romero Britto.

Romero Britto e Morena Leite se conheceram em 2014 e a ideia do livro, sugerida por Boccato, na ocasião, foi aceita por ambos, o que resultou na obra, que reúne 35 receitas e ilustrações em edições em Inglês e Português.

Veja o livro
Veja o livro

 

Brasilidades, de Reinhard Pfeiffer

Em seu livro de estreia, o chef Reinhard Pfeiffer explora todo o potencial dos ingredientes brasileiros em receitas vegetarianas da alta gastronomia, criativas e inovadoras. São mais de 80 receitas de entradas, aperitivos, pratos principais e sobremesas que exaltam o sabor de frutas, verduras, legumes, grãos e sementes encontrados de norte a sul do país. Com belíssimas imagens que retratam fielmente o conceito orgânico e natural dos pratos, este livro é indispensável na biblioteca de quem gosta de comer bem.

Veja o livro
Veja o livro

Alta Gastronomia diet e light, de Myriam Abicair e Filipe Baccarin

Myrian Abicair e Filipe Baccarin apresentam aqui receitas sem glúten, sem lactose, com baixo teor de gorduras e com redução de sal que ficam longe da falta de sabor que costuma ser associada à alimentação para pessoas com restrições alimentares. São pratos sofisticados, testados e indicados também para pessoas sem essas restrições mas que buscam qualidade e os prazeres sem culpa da boa gastronomia.

Veja o livro
Veja o livro

 

Cozinha prática, de Rita Lobo

Rita Lobo apresenta 60 receitas e todas as dicas, técnicas culinárias e truques de economia doméstica da temporada de básicos do programa Cozinha Prática, do GNT. Um curso de culinária em 13 capítulos muito bem explicados e ilustrados. Conhece alguém que ainda foge do fogão? Essa pessoa é você? Este livro pode mudar a sua vida.

Veja o livro
Veja o livro

Queijos brasileiros à mesa com cachaça, vinho e cerveja, de Manuel Beato e Bruno Cabral

As surpresas reveladas em uma degustação de queijos com cachaça, vinho ou cerveja são muitas. A disputa de sabores e sensações entre o queijo e a bebida que o acompanha é intensa. Com personalidades fortes, um tenta prevalecer sobre o outro. Em alguns casos, um dos dois se sobressai. Mas, sim, há uniões felizes, resultando em uma dança harmoniosa, na qual as características de cada um dos parceiros é evidenciada, exaltada. Do mestre-queijeiro Bruno Cabral e do sommelier Manoel Beato, com colaboração de Cassio Piccolo – especialista em cerveja -, esta publicação traz informações sobre as oito famílias de queijos e a melhor maneira de servi-los, e relata como se comportam os queijos brasileiros, as cachaças, os vinhos e as cervejas em um encontro de harmonização.

 

Veja o livro
Veja o livro

Café com design – a arte de beber café, de Eliana Relvas e Miriam Gurgel

Os cafés são o lugar em que as pessoas interagem, conversam, trocam informações, discutem e processam ideias. São espaços de socialização e de cultura e, por que não, um ambiente de trabalho. Com as novas tecnologias, as cafeterias oferecem pontos de rede e, assim, transformam-se em verdadeiros escritórios.

Reunir esses diferentes aspectos da vida contemporânea significa proporcionar ao consumidor uma verdadeira viagem estética, repleta de sabor.  Café com design: a arte de beber café busca atrair para seu universo não só os apaixonados por essa bebida, já que o livro traz algumas receitas e dicas de harmonizações clássicas e exóticas que podem ser experimentadas com o café, mas também todos os amantes da arte, da arquitetura, do design e das novas tecnologias.

Veja o livro
Veja o livro

 

 

Comentários

Rodrigo Espírito Santo

Rodrigo Espírito Santo

Colaborador em Estante Virtual
Mestre em Comunicação Social, MBA em Comunicação Corporativa, Pós-graduado em roteiro de audio visual. Mais de 15 anos de experiência em comunicação empresarial, endomarketing, redação publicitária, jornalística e de conteúdo para redes sociais.
Rodrigo Espírito Santo

Rodrigo Espírito Santo

Mestre em Comunicação Social, MBA em Comunicação Corporativa, Pós-graduado em roteiro de audio visual. Mais de 15 anos de experiência em comunicação empresarial, endomarketing, redação publicitária, jornalística e de conteúdo para redes sociais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shares