Casos de amizade entre autores famosos

No dia do amigo, confira estas incríveis amizades literárias.

J.R.R. Tolkien e C.S. Lewis

Os amantes da literatura de fantasia costumam formar grandes amizades em torno de suas leituras favoritas. Aparentemente, o mesmo acontece com os autores. J.R.R. Tolkien e C.S. Lewis eram tão amigos que a relação entre eles influenciou a criação dos mundos tanto em O Senhor dos Anéis quanto em Crônicas de Nárnia. Os dois se conheceram na Faculdade de letras da Universidade de Oxford e compartilharam seus interesses sobre o cristianismo. Lewis era protestante e Tolkien era católico. Mas foi a fascinação pela mitologia nórdica que fez deles amigos inseparáveis. Eles inspiraram e encorajaram um ao outro na publicação de suas obras. E mesmo quando o sucesso e a rivalidade se tornaram inevitáveis, a amizade continuou firme.

 

Truman Capote e Harper Lee

Truman Capote e Harper Lee foram amigos de infância no Alabama. Lee viajou com Capote para o Kansas para ajuda-lo nas investigações dos crimes da família Clutter que serviram de base para o livro A Sangue Frio, que foi parcialmente dedicado à Lee. Mas a autora ficou chateada ao perceber que suas contribuições para o livro não foram plenamente creditadas por Capote. A amizade acabou esfriando e os dois se distanciaram.

 

Sylvia Plath e Anne Sexton

Essa duas incríveis poetas que lutaram contra os preconceitos sociais de sua época tinham muito em comum. Suas poesias inspiradas pelas frustrações do papel da mulher em seu tempo, até mesmo suas mortes por suicídio. Mas pouca gente sabe que elas estudaram juntas na universidade de Boston e tiveram uma amizade de muita cumplicidade no curso de poesia daquela instituição. Nos happy hours depois da aula, as duas trocavam confidências, ideias e sentimentos enquanto bebiam drinks e pensavam suas vidas incompreendidas.

 

Qual autor você gostaria que fosse o seu melhor amigo? Deixe seu comentário e participe da conversa.

 

Comentários

2 comentários em “Casos de amizade entre autores famosos

  • 04.02.2016 a 10:07 pm
    Permalink

    Faltou Clarice Lispector e Fernando Sabino, que trocavam cartas hoje publicadas pela editora Record.

  • 14.02.2016 a 12:49 am
    Permalink

    Faltou também a amizade entre Howard Phillip Lovecraft (O Chamado de Cthulhu) e Robert E. Howard (Conan: O Cimério).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shares