Livros sobre Paris e a Torre Eiffel

(0 Estrelas - 0 Votos)

O símbolo de Paris ganhava sua pedra fundamental há 129 anos

No dia 28 de janeiro de 1887, os parisienses celebravam a colocação da pedra fundamental da Torre Eiffel. Uma obra que começara dois dias antes e levaria mais dois anos até sua inauguração. Anunciada como a máxima atração da Exposição Universal de 1889, o monumento seria, até então, a construção mais alta do mundo, com trezentos metros de altura. O Estante Blog preparou uma lista sobre a Cidade Luz e a Torre Eiffel para os interessados em saber mais sobre a história de Paris ou para aqueles que precisam de dicas para planejar a próxima viagem.

Assassinato na Torre Eiffel, de Claude Izner

Como inúmeros visitantes do mundo inteiro, Victor Legris, livreiro da Rua dos Saints-Pères, está a caminho da Exposição Universal, onde a torre Eiffel, recentemente inaugurada, é a verdadeira estrela. Nesse início de verão de 1889, os parisienses têm dificuldade para circular na multidão aglutinada entre as barracas coloridas, nos corredores invadidos por riquixás chineses e adestradores egípcios. No primeiro andar da torre, Victor vai se encontrar com Kenji Mori, seu sócio e amigo Marius Bonnet, que acaba de lançar um novo jornal, o Passe-Partout. Mas o encontro é subitamente interrompido – uma mulher acaba de morrer, vítima de uma estranha picada. A partir daí, tem lugar uma série de mortes inexplicadas que vão marcar a vida de Victor Legris como investigador e fazer você mergulhar na capital dos impressionistas.

Veja o livro
Veja o livro

 

Paris: Biografia de uma cidade, de Colin Jones

O autor revela a cidade tal como ela foi vivida e idealizada ao longo dos seus dois mil anos de história. Nesta obra, ele conduz o leitor pela Paris dos romanos até os dias de hoje, recriando os altos e baixos do passado da cidade e de seus habitantes.

Veja o livro
Veja o livro

 

Nos céus de Paris, de Alcy Cheuiche

Da Serra da Mantiqueira, no interior de Minas Gerais, à conquista de Paris, que reverencia até hoje a memória deste brasileiro pequeno e genial que ficou conhecido mundialmente ao dar pela primeira vez a volta na Torre Eiffel com um dirigível. Elegante, habitué dos salões mais sofisticados da cidade, Santos Dumont teve uma vida fascinante, ousando sempre, dando os passos decisivos para o homem poder voar.

Veja o livro
Veja o livro

 

Paris não acaba nunca, de Betty Milan

Lançado originalmente em 1979, Paris não acaba nunca foi traduzido para o francês, para o inglês e para o chinês por oferecer o que nenhum guia turístico oferece: a poesia da cidade. Na Paris de Betty Milan, circulam escritores como Ernest Hemingway, James Joyce ou F. Scott Fitzgerald, e, com eles, o leitor anda pelos diferentes quarteirões e pelas margens do Rio Sena.

Veja o livro
Veja o livro

 

E foram todos para Paris, de Sergio Augusto

Muito mais que um simples roteiro de viagem, este livro é um guia de viagem nas pegadas de Ernest HemingwayF. Scott Fitzgerald e companhia. O jornalista Sérgio Augusto nos leva de volta à Cidade Luz dos anos 20, onde a cultura, a arte, a arquitetura e a liberdade eram o cenário de artistas que moravam na capital francesa e mais tarde se tornariam grandes nomes da história.

Veja o livro
Veja o livro

 

Qual o seu livro favorito sobre Paris? Deixe seu comentário e participe da conversa.

Comentários

Rodrigo Espírito Santo

Rodrigo Espírito Santo

Colaborador em Estante Virtual
Mestre em Comunicação Social, MBA em Comunicação Corporativa, Pós-graduado em roteiro de audio visual. Mais de 15 anos de experiência em comunicação empresarial, endomarketing, redação publicitária, jornalística e de conteúdo para redes sociais.
Rodrigo Espírito Santo

Rodrigo Espírito Santo

Mestre em Comunicação Social, MBA em Comunicação Corporativa, Pós-graduado em roteiro de audio visual. Mais de 15 anos de experiência em comunicação empresarial, endomarketing, redação publicitária, jornalística e de conteúdo para redes sociais.

Um comentário em “Livros sobre Paris e a Torre Eiffel

  • 11.02.2016 a 9:33 am
    Permalink

    Mais duas dicas de livros sobre Paris : A vida é uma festa (Hemingway) e Paris Quartier Saint- Germain-Dés-Près (Eros Grau). Ambos incríveis!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shares