Cinco livros sobre grandes compositores

15 de janeiro, Dia Mundial do Compositor

A canção que tocava no seu primeiro encontro. A sua música favorita na infância. Aquele tema daquele filme que tanto te marcou. É quase impossível pensar em um mundo sem música. O legado dos grandes compositores se tornam tão presentes na nossa vida que se torna parte da nossa história.  Para celebrar o Dia Mundial do Compositor, o Estante blog selecionou cinco livros que contam vida e obra de alguns desses gênios que transformaram o mundo através da sua música.

A vida dos grandes compositores, de Harold C. Schonberg

Neste livro, Schonberg traça uma linha entre compositores por meio de uma série de capítulos biográficos. Alguns personagens da música – Bach, Handel, Mozart, Beethoven, Chopin, Verdi, Wagner, Mahler e outros – estão inclusos, e suas vidas entrelaçadas formam uma trama diferente, visando facilitar a compreensão do leitor sobre a obra de cada compositor. O leitor encontrará, também, capítulos sobre as escolas nacionalistas e da chamada música leve de autores vienenses, como os Strausses, Sir Arthur Sullivan, Offenbach.

Veja o livro
Veja o livro

 

Cartola, de Monica Ramalho

“Cartola não existiu, foi um sonho que a gente teve.” A passagem de Cartola pela vida inspirou esse comentário do compositor mangueirense Nelson Sargento. Com um estilo mais elaborado do que o dos compositores de escolas de samba de sua época, Cartola encantou e tornou-se uma lenda. Dedicou sua vida ao samba, mas teve reconhecimento tardio, só conseguindo gravar seus próprios discos no final da vida. Hoje Cartola é considerado um dos maiores compositores de samba de todos os tempos.

Veja o livro
Veja o livro

 

Pixinguinha, vida e obra, de Sérgio Cabral

Neste livro estão os 62 anos (dos 73 e 10 meses que viveu) em que Pixinguinha brilhou como um dos principais nomes da música popular brasileira. Também estão alguns dos aspectos mais marcantes da sua personalidade, desde aqueles que justificam a posição dos que o consideram um gênio e um santo até a sua convivência com o alcoolismo.

Veja o livro
Veja o livro

 

Vinicius de Moraes o poeta da paixão, de José Castello

Mestre do improviso, estrategista do coração, Vinicius de Moraes deu forma quase perfeita à nossa experiência da paixão. Durante dois anos o jornalista José Castello realizou centenas de entrevistas com as mulheres, os amigos, os parceiros do poeta; consultou milhares de páginas inéditas, no encalço de seu destino atribulado, repleto de surpresas e reviravoltas. O resultado é o retrato completo de um homem que encantou seus semelhantes, apaixonou-se além dos limites e procurou passar a vida em estado de poesia. Prêmio Jabuti 1995, categoria Ensaio e Biografia.

Veja o livro
Veja o livro

 

No Direction Home – A vida e a música de Bob Dylan, de Robert Shelton

O perfil de Bob Dylan que Robert Shelton escreveu para o The New York Times é creditado como a peça que faltava para que Dylan fosse “descoberto”, em 1961, apenas um ano após ter chegado a Nova York. Shelton, que acompanhou fielmente a carreira de Dylan, publica a biografia definitiva do astro de sucessos como Blowing in the Wind e Like a Rolling Stone. Inédita no Brasil, a biografia ganhou informações exclusivas trazidas pelos coautores Elizabeth Thomson e Patrick Humphries. Conheça a magnífica história do homem e do músico, do amante e do explorador, do solitário e do fenômeno Bob Dylan, aclamado por todas as gerações.

Veja o livro
Veja o livro

 

Quem é o seu compositor favorito? Deixe sua opinião e participe da conversa.

Comentários

4 comentários em “Cinco livros sobre grandes compositores

  • 15.01.2016 a 5:39 pm
    Permalink

    Dos compositores clássicos, meus preferidos são Beethoven e J. S. Bach

  • 16.01.2016 a 2:28 pm
    Permalink

    No dia do compositor cometem a gafe de só mencionar livros de songwhriters.

  • 02.02.2016 a 10:11 pm
    Permalink

    Meu compositor é o mestre,o melhor dos melhores Djavan.

  • 16.02.2016 a 5:26 pm
    Permalink

    E os “songwriters” não são compositores?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shares