Quatro livros para começar o seu ano novo literário

Quatro livros para começar bem 2016

Ano novo, vida nova! O Estante Blog está de volta para mais 365 dias de cultura, de informação e de muita leitura. Confira nossas quatro sugestões de livros para inspirar seu janeiro e começar 2016 com o pé direito!

Dez de dezembro, de George Saunders

Uma coleção de dez histórias com humor cortante baseado em profunda honestidade. Os personagens de Saunders parecem meio esquisitos (como a adolescente ingênua de A volta da vitória que acha os pais “super legais” e se pergunta se as mães precisam “empurrar o leite pra fora durante a amamentação”) mas, no fim das contas, são todos muito reais e humanos.

Veja o livro
Veja o livro

 

O mundo é o que você come, de Barbara Kingsolver

Neste livro, a autora prova uma velha máxima: você é o que você come. Apesar do amor pela cidade onde vive (Tucson, Arizona), a família Kingsolver viaja para reencontrar suas raízes, numa fazenda na cidade de Appalachia. Lá, eles têm a chance de recriar uma relação mais profunda com seus alimentos, ao perceberem que a comida processada não é tão necessária. Dessa maneira, passam um ano vivendo por meio do que plantam e criam — aspargos, galinhas, vegetais —, respeitando sempre a época do ano e o que ela pode oferecer. Diferente de todos os outros livros de memórias, O mundo é o que você come nos traz um tema urgente e universal, ao mesmo tempo em que nos dá uma lição de coragem e força de vontade.

Veja o livro
Veja o livro

 

Feliz ano novo, de Rubem Fonseca

Considerado um dos principais livros do autor, Feliz ano novo, lançado em 1975, teve sua publicação e circulação proibidas em todo o território nacional, sendo recolhido pelo Departamento de Polícia Federal, um ano depois, sob a alegação de conter “matéria contrária à moral e aos bons costumes”. O regime autoritário, que tentava à força encobrir os problemas do país, não suportou a linguagem precisa e contundente dessa coleção de contos que traduzem a verdadeira fratura exposta da sociedade brasileira. Um excelente contraponto ao positivismo da obra de George Saunders.

Veja o livro
Veja o livro

 

Receita de ano novo, de Carlos Drummond de Andrade

Nesta antologia estão reunidos textos do poeta sobre festas de fim de ano, sobre o espírito natalino e sobre a esperança que todos têm em um próspero ano novo. Uma excelente maneira de começar 2016 com um pouco mais de poesia.

Veja o livro
Veja o livro

 

Quais os livros que você pretende ler em 2016? Deixe seu comentário e participe da conversa.

Comentários

4 comentários em “Quatro livros para começar o seu ano novo literário

  • 06.01.2016 a 1:24 pm
    Permalink

    Drummond e Rubem Fonseca já faz parte de minha biblioteca

    As sugestões são ótimas

  • 06.01.2016 a 6:10 pm
    Permalink

    Dos 5 citados só li o marcante livro Feliz Ano Novo de Rubem Fonseca

  • 06.01.2016 a 10:58 pm
    Permalink

    Corrigindo Eu e o tempo CD Livro Tempo : Saudades e Esquecimentos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shares