Cinco livros para autodidatas

Obras para despertar o autodidata que existe em você

Pra muita gente, livros viram uma fonte de diversão e relaxamento depois de concluídos os estudos. Mas, com o título certo, é possível fazer das suas horas de lazer literário verdadeiras aulas. O  Estante  Blog separou uma lista de obras para despertar o autodidata que existe em você. É uma ótima chance de aprender tudo aquilo que você queria saber, mas não tinha para quem perguntar. Ou, pelo menos, quase tudo. Confira.
Você é daqueles que sente arrepios quando alguém menciona a palavra “física”? A expressão termodinâmica faz o seu sangue ferver? Vetores o irritam? Eletromagnetismo o confunde? Relaxe! Este livro apresenta os fundamentos da física de forma divertida e amistosa. Steven Holzner aborda todos os tópicos e inclui alguns fatos extraordinários da Física sobre a relatividade, viagem no tempo e muito mais, tudo de um jeito divertido e fácil. Você vai se perguntar por que seu professor do cursinho não adotou esse livro para o vestibular.

Desenho para leigos, de Brenda Hoddinott

Veja o livro
Veja o livro

Você também acha livros de colorir relaxantes? Imagine então a paz de espírito de fazer os seus próprios desenhos? Tudo o que você precisa é de um pouco de prática – e das dicas e técnicas que você encontrará neste livro. Partindo de conceitos bem simples – linhas, formas, sombreamentos, texturas, perspectiva –, Brenda Hoddinott mostra como desenhar quase tudo– de pétalas de flores até os olhos de uma criança. Depois é só colorir!

Filosofia em 90 minutos, de Paul Strathern

Veja o livro
Veja o livro

Esta não é uma dica de um livro, mas de vários. O autor britânico é formado em filosofia e dono de um humor requintado. A coleção de livretos descreve a vida e a obra de vários filósofos e cientistas da história. A linguagem é superacessível, clara e divertida. Leia, por exemplo, sobre Hiedegger e, depois de noventa minutos, sinta a libertadora sensação de entender o princípio básico do trabalho deste filósofo. Leia o livreto sobre Nietzsche e compreenda o impacto das suas teorias na filosofia moderna, e o impacto da família do próprio filósofo nas suas teorias. Além de pensadores, Strathern também já estendeu a coleção para cientistas e escritores. Uma deliciosa série para ler, colecionar e aprender.

A viagem de Merlin pelo universo, de Neil de Grasse Tyson

Veja o livro
Veja o livro

Neil deGrasse Tyson é o cara. Um dos mais importantes divulgadores da ciência e da astrofísica nos EUA. Não é só Diretor do Departamento de Astrofísica no Museu Americano de História Natural, mas também o atual apresentador do programa Cosmos. Ele está prestes a lançar seu programa de entrevistas na TV. Neste livro, Neil apresenta para o público jovem um guia supercompleto de observação do céu. A obra também reúne as mais interessantes perguntas sobre astronomia formuladas pelos leitores da Star Date, revista publicada pelo Observatório McDonald da Universidade do Texas. Ideal para quem quer, como diz o bordão televisivo do cientista, “manter os olhos no céu”.

Falando de vinhos – A arte de escolher um bom vinho, de Celio Alzer e Danio Braga

Veja o livro
Veja o livro

Tem coisa mais chique do que saber como manusear uma carta de vinhos? Os autores, com mais de 20 anos de experiência no assunto, apresentam essa compilação de temas abordados em seu programa Falando de vinhos, veiculado pela Rádio JB FM. A história do vinho, sua harmonização com as refeições, segredos da produção, as melhores regiões produtoras no Brasil e no mundo, descrição das castas das uvas, dicas de degustação, além de um glossário com os termos mais comumente empregados nesse mercado encontram-se na obra. Um livro que vai bem com carne, frango, peixe ou uma boa companhia.

 Você se considera um autodidata? Qual foi a última coisa que você aprendeu através dos livros? Deixe seu comentário e participe da conversa. 

Comentários

7 comentários em “Cinco livros para autodidatas

  • 13.01.2016 a 7:56 pm
    Permalink

    achei fantastico

  • 14.01.2016 a 12:58 pm
    Permalink

    Sou autodidata. Aprendi informática, hardware, por meio da leitura e estudo solitário em livros temáticos, e aprendi teoria musical da mesma forma.

  • 16.01.2016 a 10:39 pm
    Permalink

    Adoro pesquisar e aprender!! Adorei as sugestões de leitura!!Valeu!

  • 11.02.2016 a 11:37 am
    Permalink

    dicas muito boas, estou buscando essas informações a bastante tempo, e encontrei em sei site!!!

  • 12.02.2016 a 6:10 pm
    Permalink

    Em “A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo” (Max Weber) tive de deixar de lado o preconceito (na verdade, mais focado nas igrejas neopentecostais de agora) para aprender a tese proposta no título. Excelente!

  • 13.02.2016 a 6:35 pm
    Permalink

    Sou autodidata. Me alfabetizei aos cinco anos, aprendi espanhol e os rudimentos da filosofia. S

  • 29.02.2016 a 10:45 am
    Permalink

    Sou Autodidata, em Astronomia e Exobiologia. Desde criança, sempre me interessei por assuntos relacionados ao universo, como planetas até vida em outros planetas. O livro que li foi ” O Universo numa Casca de Nós” de Stephen Hawking.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shares